background preloader

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

http://www.ibge.gov.br/home/

Download de dados geográficos Navegue pela árvore ao lado para localizar o tema desejado para download. Para fazer o download, clique no ícone mostrado ao lado de cada tema. Quando um usuário escolhe um tema para download, os arquivos são gerados e armazenados temporariamente. Conforme a configuração do servidor, os dados obtidos podem ter sido gerados em uma data anterior à atual. Apenas os dados armazenados no servidor de arquivos do i3Geo, e autorizados pela fonte produtora ou obtidos de locais públicos, estão disponíveis para download.

Penn World Table A common practice for comparing GDPs across countries has been to use exchange rates. However, this assumes that this relative price - based on traded products - is representative of all relatives prices in the economy, i.e. that it represents the purchasing power parity (PPP) of each currency. By contrast, PWT uses detailed prices within each country for different expenditure categories, regardless of whether the output is traded internationally (say, computers) or not (say, haircuts). These detailed prices are combined into an overall relative price level, typically referred to as the country's PPP. The detailed prices used to compute PPPs are based on data published by the World Bank as part of the International Comparison Program (ICP). An empirical finding documented extensively by PWT is the Penn effect, the finding that real GDP is substantially understated when using exchange rates instead of PPPs in comparing GDP across countries.

O que é o DHBB O projeto do DHBB começou a ser desenvolvido no CPDOC-FGV em 1974 e, sob a coordenação de Israel Beloch e Alzira Alves de Abreu, produziu seu primeiro resultado dez anos depois. Era um tempo em que o acesso à internet ainda não era generalizado. Pesquisar sobre temas da história contemporânea do Brasil, além de exigir o domínio da bibliografia pertinente, significava sair em campo para localizar arquivos, consultar coleções de jornais, obter anuários e anais oficiais, entrevistar pessoas. Publicar significava editar volumes em papel. Foi o que foi feito, e a primeira edição do DHBB em 1984, com seus quatro volumes e 4.493 verbetes, ao consolidar informações até então esparsas e registrar suas fontes, tornou-se obra pioneira, e ela própria fonte para novas pesquisas. Em pouco tempo, a obra esgotou-se.

Coeficiente de Gini Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Representação gráfica do Coeficiente de Gini. O eixo horizontal representa a percentagem de pessoas , e o eixo vertical, a percentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda, o coeficiente de Gini = a / (a + b). Índice de Gini. Medição da Desigualdade Social: Índice de Gini - Brasil Escola O Índice de Gini – também conhecido como Coeficiente de Gini – é um instrumento matemático utilizado para medir a desigualdade social de um determinado país, unidade federativa ou município. Sua importância efetiva-se diante das limitações que outros índices – como o PIB e a renda per capita – possuem para medir a distribuição de riquezas. O coeficiente de Gini recebe esse nome em referência ao seu desenvolvedor, o matemático italiano Conrado Gini, que criou esse cálculo no ano de 1912 sob a preocupação de mensurar o quanto um determinado local pode ser igualitário ou desigual social e economicamente.

O ‘paper’ sobre economia que está chocando quem o lê É bem pior do que você imagina. Um artigo de nove páginas escrito por três economistas com trânsito junto à academia, empresários e políticos está causando choque e depressão em quem o lê. Em “O ajuste inevitável,” Mansueto Almeida Jr., Marcos Lisboa e Samuel Pessôa tentam quantificar, pela primeira vez, o aumento do gasto público já contratado para os próximos 15 anos. Até 2030 — ou seja, antes que um brasileiro nascendo este ano possa votar — o gasto anual do Estado brasileiro terá subido 300 bilhões de reais, uma aumento de 20 bilhões de reais por ano. Para neutralizar este aumento de despesas, será preciso criar um imposto equivalente a uma nova CPMF a cada mandato presidencial de quatro anos (entre este ano e 2030).

Sabe aquele papo de que 45% dos seus impostos são usados para pagar a dívida? Então, é mentira. Provavelmente você já se deparou alguma vez com o argumento de que “não há dinheiro para saúde ou educação no país, pois metade dos nossos impostos são usados para pagar a dívida”, não é mesmo? Como já mencionamos aqui, apesar da relativa transparência nos dados sobre o orçamento público, a maior parte destes mitos e ideias distorcidas ainda persiste. A causa é relativamente simples. Sem um conhecimento básico sobre o economiquês, a linguagem dos economistas, a maioria destes dados possui pouca ou nenhuma utilidade. Pense rápido e responda: quantas vezes você já leu ou ouviu na mídia explicação sobre questões básicas, como a diferença entre déficit ou superávit, primário ou nominal, dívida líquida ou bruta, ou mesmo, o que diabos é esta SELIC anunciada a cada 45 dias?

Base de dados recupera informações de mais de 400 anos Dados históricos podem ser de alta relevância para especialistas de qualquer área. Ainda mais se contemplarem os últimos 400 anos de informações publicadas em grandes veículos de comunicação internacionais. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza gratuitamente aos usuários uma base que reúne essas informações: a Gale NewsVault, da editora Gale Cengage Learning. A plataforma reúne arquivos com mais de 10 milhões de páginas digitalizadas dos jornais The Economist, Financial Times, Liberty Magazine, Listener, Picture Post, Sunday Times e Times. Na base é possível realizar pesquisa cruzada dos dados, procurar os jornais publicados numa mesma data, visualizar publicações em tela cheia, salvar, marcar e imprimir resultados, entre outras funcionalidades. As coleções disponibilizadas pela Gale NewsVault estão listadas abaixo com mais detalhes.

Inacreditável: Turma da Mônica entende mais de inflação que o Ministro da Fazenda Confira a história em quadrinhos que explica um pouco sobre economia e cidadania. Do Spotniks: Tópicos economia, inflação, Turma da Mônica Falha de mercado Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Falha de mercado é a situação em que o custo marginal social não é igual ao benefício marginal. Essas falhas de mercado são em sua maioria situações opostas à da teoria da mão invisível, na qual a busca pelo desejo individual pode acabar prejudicando a sociedade caso não haja um intervencionismo. Essa falhas, no contexto normativo, podem ser corrigidas por políticas públicas, com legislação, taxação, por exemplo. Outras formas de correção das falhas que decorrem da função estatal está o controle dos preços por meio do tabelamento e fixação do preço mínimo.

Gunnar Myrdal Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Gunnar Myrdal (Gustafs, 6 de Dezembro de 1898 — Estocolmo, 17 de Maio de 1987) foi um economista sueco socialista. Foi premiado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1974 "por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais" (dividido com Friedrich Hayek) [1] OEC - Brasil (BRA) Exportação, Importação, e Parceiro Comercial Looking for commercial partners in Brasil? List your company on Macro Market. O Brasil é a 21º maior economia de exportação no mundo e na economia mais complexa 42º acordo com o Índice de Complexidade Econômico (ICE).

Related: