background preloader

Luli Radfahrer

Luli Radfahrer

Coletivo Catarse O blog do Google Brasil intersemiotica.com Google Discovery - Descubra o universo Google! Atravez - Associação Artistico Cultural José Luiz Martinez “A partir do dia, quando com 12 ou 13 anos, eu peguei no quarto de meu irmão mais velho uma cópia da Lógica de Whately, perguntei-lhe o que é lógica e, recebendo uma resposta simples, atirei-me no chão e enterrei-me na leitura, não pude mais estudar nada - matemática, ética, metafísica, gravitação, termodinâmica, ótica, química, anatomia comparada, astronomia, psicologia, economia, história da ciência, `whist', homens e mulheres, vinho (...) - exceto como um estudo de semiótica.” (Peirce, SS 85-86; in: Kloesel, 1991:119-120). O estudo de problemas de significação musical tem sido realizado em diferentes culturas há quase tanto tempo quanto a própria prática da música. Um ponto de vista mais próximo à cultura ocidental remeteria às idéias a respeito de música e educação social na Grécia clássica, e seus desdobramentos medievais. Tanto o estruturalismo como a semiótica de vertente lingüística (semiologia) foram e continuam sendo exploradas neste sentido. 1. 2. 3. 1. 2.

Blog do Ensinar Exemplo de uma Análise Semiotica | Robson Moulin | Web Design e Arquitetura de Informação Colocando um pouco mais de ênfase no assunto anterior a esse sobre semiótica, agora é a vez de mostrar na prática uma análise semiótica não muito detalhada mas também não tão simples que realizamos durante as aulas de na pós graduação. A foto que usamos para a analise é esta que você vê ao lado em destaque e a partir dela fizemos pesquisas seguindo o modelo de Charles Pierce. Vamos lá: Utilizaremos para esta análise uma peça gráfica retirada da revista Vogue Brasil. Edição nº 317 Ano 2004 Primeiridade Uma modelo com um vestido de “época” longo, de cor branca e com detalhes em roxo;Um carrinho de transporte com um quadro com uma pessoa retratada e outro quadro virado ao contrario;Um caixote com a tampa no chão com feno por dentro;Um piso de madeira, com uma porta ao fundo escrito EXIT;Titulo e linha fina com a chamada da matéria da revista;Marca de roupa gravado no caixote;Cores nostalgia “Sephia”; Secundidade Terceiridade Artigos Relacionados Robson Moulin

Dossiê Alex Primo Revista Virtual de Estudos da Linguagem Desde agosto de 2003 Entrevista Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL Ano 4 – número 6 – março de 2006 - ISSN 1678-8931 TEMA: Estudos do Texto e Discurso Nosso entrevistado sobre Análise do Discurso é o prof. ReVEL - Quando poderíamos dizer que a Análise do Discurso (AD) se concretizou como uma subárea da ciência lingüística? Maingueneau - Não se pode responder a esta pergunta sem adotar implicitamente uma determinada concepção de Análise do Discurso. Quanto à questão de saber se existem textos e autores fundadores da AD, na verdade, é apenas uma questão de saber quando apareceu a AD. ReVEL - A Análise do Discurso se desenvolveu no Brasil com forte dependência do conceito de “Formação Discursiva”. Maingueneau - Eu já falei sobre este assunto diversas vezes. ReVEL - Como a Análise do Discurso estuda, hoje, discursos distantes do contexto político ideológico (patologias da linguagem, diferentes estruturações psíquicas, textos literários, etc.)? Publicado com autorização:

Site Inovação Tecnológica

Related: