background preloader

Ensino de Língua Portuguesa

http://www.ceale.fae.ufmg.br/

Related:  Língua Portuguesa - Para ensinar.ENSINANDO A LÍNGUA PORTUGUESAPARA ENSINAR

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: A TEORIA NA PRÁTICA AJUDA? ARISTÓTELES. Poética. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011. BERNARDO, Gustavo.

Conjugador de Verbos da Língua Portuguesa Exemplos de verbos para conjugar: amar ; haver ; ir ; querer ; por ; saber ; ser ; ter ; usar ; ver ; vir ; Interface criada pelo Grupo de Linguística da Insite Visite o Blog e álbum de fotos do Grupo de Linguística da Insite 6 aplicativos gratuitos para aprender gramática Olá, leitor! A língua portuguesa é um idioma que nem sempre damos a devida atenção durante as sessões de estudo. Isso acontece porque, como somos nativos da língua, não fazemos questão de aprender todas as regras, principalmente as gramaticais. Porém, a gramática da língua portuguesa pode ser desafiadora para alguns. Revista Educação Pública - O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa Mestrando em Letras (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), professor da rede estadual do Rio de Janeiro Introdução O ensino de Literatura atual enfrenta pelo menos duas crises no que tange aos seus aspectos prático e pedagógico.

A poesia no ensino fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC ANTUNES, B. O ensino da literatura hoje. Fronteira Z, São Paulo, n. 14, p. 3-17, jul. 2015. Gramática. Gramática: Conceitos e diferentes tipos Afinal, o que é Gramática? A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa. RECURSOS PEDAGÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PARA LEITURA Jéssica Casarin Palavras-chave: Literatura, Ensino Médio, Livro didático, PNLD Resumo

A formação continuada do docente de língua portuguesa e o programa GESTAR II: da proposta oficial às necessidades do professor A formação continuada do docente de língua portuguesa e o programa GESTAR II: da proposta oficial às necessidades do professor Resumo Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) concebem a escrita como prática discursiva, vinculada a usos e funções sociais, admitindo um ensino-aprendizagem mais significativo e contextualizado, centrado no desenvolvimento de competências/capacidades linguístico-discursivas do aluno. Visam, ainda, à formação de produtores de textos competentes, capazes de elaborar escritas adequadas a cada situação sociocomunicativa.

Exemplos de recursos didáticos - Portal Educação Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola. Exemplos de alguns dos recursos didáticos: - Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador; - Jornais, cartazes, revistas e livros; - Textos manuais; - Televisão - Aparelho de Som - Aparelho DVD - Filmes em DVD - Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações) - Máquina Fotográfica Digital - Computador com projetor - Instrumentos didáticos conforme a disciplina (Ex: química – tubos de ensaio, biologia – microscópio entre outros...) Estes são alguns dos variados recursos materiais que ajudam muito na didática de acordo com o plano de ensino proposto pelo professor. Quer saber mais sobre o assunto?

Recursos Didáticos Animações Filmes de animação para o trabalho em sala de aula Artigos Artigos, teses, dissertações e monografias para consulta Áudios Acesso a diversos sons relacionados à disciplina de Língua Portuguesa Bibliotecas Bibliotecas do país e do mundo Cadernos Pedagógicos Material didático-pedagógico produzido pela Seed Cadernos Temáticos Material relacionado aos Desafios Educacionais Contemporâneos

Related:  Gramática do Português - oralidade e escritaPara ensinar o Português