background preloader

Crie seus mapas mentais online - Em qualquer dispositivo

https://www.mindmeister.com/pt

Related:  duarte_carolinaEnsinar portuguêsAprender

v. 13 n. 2 (2021): Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos Em 1996, dez pesquisadores do Grupo Nova Londres (GNL) se propuseram a escrever um Manifesto intitulado “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures”, originalmente publicado pela Harvard Educational Review. Esse artigo, ainda que tenha muito impacto em documentos norteadores da educação brasileira, nunca tinha sido traduzido para o Português do Brasil. Em 2021, vinte e cinco anos depois, nós da revista Linguagem em Foco (UECE), juntamente com as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Multiletramentos, Hipermídia e Ensino” (GpMulti/Unicamp), entregamos a toda a comunidade acadêmica e escolar a tradução do Manifesto “Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais”. Para comemorar essa conquista, produzimos um número especial que celebra a comunhão de vozes de pesquisadores e professores brasileiros que dialogaram com pesquisadores e professores de outros países por meio do Manifesto. Arte da capa: Barcos ancorados - Desenho digital (2019) por Luiz Fernando Gomes

A crônica a serviço da reflexão crítica. Crônica em sala de aula Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Get Flipboard - Microsoft Store Flipboard is your personal magazine. It is the most popular way to catch up on the news you care about, read stories from around the world and browse the articles, videos and photos friends are sharing. To begin, pick a few topics and tap any of the tiles to begin flipping through your personal magazine. Use the Discover button to customize your Flipboard with iconic sources like The New York Times, PEOPLE magazine, Fast Company and many more.

FreeMind download FreeMind é um programa bastante útil para quem procura um meio efetivo de armazenar e organizar idéias. Para isso, ele pretende se aproximar do modo como o nosso cérebro funciona, ou seja, tenta ligar conceitos da forma mais natural possível. Método e conceito utilizados O método utilizado no programa, conhecido como “Mapa Mental”, foi criado pelo inglês Tony Buzan e é adotado por profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. Ele tenta representar, de forma gráfica, como as idéias se organizam e se associam em torno de um elemento principal, criando uma linha de raciocínio muito mais fluida, lógica e espontânea.

O e-mail de Caminha - Ana Elisa Ribeiro Este livro é uma das maiores alegrias da minha vida. Um verdadeiro alívio! Eu tinha ideia de escrever alguma adaptação da fabulosa e impressionantes Carta de Caminha, que a gente conhece na escola. Material didático – português para alunos estrangeiros Apostilas Material didático usado em aulas de Português como língua estrangeira na Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível para uso. Contém material sob copyright original – não pode ser comercializado sob nenhuma forma.

Aprendendo com jogos didáticos IntroduçãoNessa etapa, o objetivo é verificar quais cálculos os alunos já resolvem com autonomia e quais ainda não. Para isso, organize uma avaliação diagnóstica em que apareçam cálculos como adições cujo resultado seja igual a dez (1+9, 2+8, 3+7, 4+6,5+5), de números de um algarismo (8+3, 6+7 etc.), adições de parcelas iguais (5+5, 4+4, etc.), de números redondos ou terminados em cinco (20+20, 30+60, 25+25, 45+15 etc.) e outros terminados em diferentes unidades (63+15 etc.). Ao orientar a classe para a realização dessa atividade, peça que cada um registre, ao final da avaliação, quais cálculos eles já sabiam o resultado, quais foi possível calcular mentalmente e quais foi preciso fazer uso do cálculo escrito (seja por meio de estratégias pessoais ou do algoritmo). Explique para a turma que é importante realizar a atividade individualmente para que possa conhecer bem o que cada um já sabe sobre cálculos de adição e, assim, propor boas atividades para todos.

SciELO - Brazil - Carta de Paulo Freire aos professores Carta de Paulo Freire aos professores Carta de Paulo Freire aos professores Paulo Freire Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra Portal do Professor Início do Conteúdo Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada. Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula - Definições valiosas COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário. Fotos: Pedro Motta Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar que, ao perguntar "o que é literatura?"

Aprenda português com o cinema brasileiro A língua portuguesa pode ser aprendida em vários meios: com a música, na televisão, em casa com os pais e familiares, na escola com os professores e colegas e também com filmes! Isso mesmo! Os dois assuntos são muito ricos: falar da sétima arte já é uma ciência em si.

Related:  ENSINAR PORTUGUÊS