background preloader

Gramática, literatura y redacción en portugués

Gramática, literatura y redacción en portugués

http://portugues.uol.com.br/

Related:  Gramática de portugués

Língua Portuguesa As 10 classes de palavras ou classes gramaticais As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. 1. Substantivo Substantivo é a... Conectivos Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias.

Preconceito Linguístico O Preconceito Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma. De tal maneira, está associado as diferenças regionais desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz Na obra “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz” (1999), dividida em quatro capítulos, o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno aborda sobre os diversos aspectos da língua bem como o preconceito linguístico e suas implicações sociais.

Enap - Escola Nacional de Administração Pública - Página Inicial Line Barreiro fala sobre a representação das mulheres na política Aos 68 anos, a paraguaia Olinda María Bareiro Bobadilla, mais conhecida como Line Bareiro, é uma das referências do feminismo latino-americano contemporâneo. Além de advogada, cientista política e especialista em direitos humanos, Line é também professora do programa de gênero da Faculdade de Ciências Sociais (Facso) na Argentina, pesquisadora do Centro de Documentação e Estudo do Paraguai e consultora da ONU Mulheres - sendo a primeira do seu país a integrar o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres da Organização das Nações Unidas, mecanismo responsável pelo monitoramento da Convenção sobre a Eliminação de Todos Formas de Discriminação Contra as Mulheres.

FLiP - Gramática de Língua Portuguesa Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais... Principal > FLiP On-line > Gramática Gramática Classes gramaticais: as 10 classes de palavras - Norma Culta Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Substantivo Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva).

Enem 2018: dicas para a prova e a redação, o que estudar e mais O Enem exige competência leitora do candidato – ou seja, uma de suas funções é medir a capacidade de entender o que se está lendo nas perguntas. Outra exigência é que o aluno consiga relacionar conhecimentos de várias matérias – a chamada interdisciplinaridade. O exame também pede conhecimento de atualidades em diversas áreas, como política, economia, situação internacional e cidadania.

Quiz : Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto Pré-requisito: Nenhum Início do curso: Imediato Período de inscrição: Imediato Carga horária: 15 horas É no texto que a gramática de fato atua, onde se torna a língua em uso. O curso Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto apresenta as novas regras ortográficas prescritas pela variedade culta da Língua Portuguesa para uso de variados conteúdos gramaticais. Você irá adquirir: Entendimento pleno do que é gramática, um conjunto de elementos que interferem na construção dos textos, estabelecendo relações entre si e causando efeitos de sentido Ciência da importância da compreensão e da construção textual Capacidade de produzir textos coerentes e coesos.

Português - Gramática da Língua Portuguesa O português é o quinto idioma mais falado mundo - mais de 260 milhões de pessoas utilizam como língua principal para se comunicarem. Entre os países que o tem como idioma oficial, citamos o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial (Leia mais em Lusofonia). Em 1990 foi criado o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo padronizar a escrita de algumas palavras em todos os países que o utilizam oficialmente.

Related:  Ferramentas de apoio para o aprendizado de Língua Portuguesa e Literatura BrasileiraRecursos para aprenderAprender