background preloader

Pesquisa FAPESP Online

Jornal da USP – Ano XXVII nº 950 de 27 de fevereiro a 05 de março de 2012 Comunidade »1 Estatuto em debate Conselho Universitário dá início às discussões sobre estrutura de poder e governança na Universidade Em sessão extraordinária realizada no dia 25 de março, o Conselho Universitário da USP deu início às discussões sobre a estrutura de poder e governança na Universidade, que têm como objetivo promover alterações no Estatuto da Universidade. Nessa reunião, foram definidos os temas básicos a serem discutidos até o final deste ano, as formas como essas discussões serão ampliadas, a organização do processo e o calendário das reuniões extraordinárias para os debates sobre os temas. “Estamos dando início a um processo histórico. Continue lendo » A diplomacia contra a violência Paulo Sérgio Pinheiro em palestra no IRI: "molejo dialético" para tratar diplomaticamente com violadores dos direitos humanos DIREITOS HUMANOS Em aula inaugural do curso de Relações Internacionais, o professor Paulo Sérgio Pinheiro – membro … Neutralidade e privacidade garantidas

O e-mail não morreu, mas o futuro reserva alternativas interessantes As empresas modernas não sobrevivem sem o e-mail. Hoje em dia, a maioria dos CIOs não teria dúvidas em concordar com esta afirmação. Contudo, temos de ter bem presente que já houve exemplos históricos suficientes de previsões que se tornaram famosas por se revelarem muito distantes da realidade. Bill Gates, por exemplo, previu de que 640 Kb de memória seriam suficientes para qualquer computador. Gottlieb Daimler estimou que a procura mundial de automóveis nunca excederia um milhão, devido ao número limitado de condutores. Olhando para a frente, a convergência de voz e dados em dispositivos como os smartphones vai continuar a gerar mais sinergias rumo a serviços móveis melhorados – e isso irá começar a erodir a nossa dependência do e-mail. Também iremos olhar para novos dispositivos que não só nos ajudarão a manter a sanidade através de uma facilitação das comunicações (honestamente, alguém aprecia realmente ter de lidar com mais de 150 e-mails por dia?)

Jornal da USP, uma avaliação Nesta última edição do ano do Jornal da USP – que retornará a circular em janeiro –, convém fazer uma avaliação de todo o trabalho realizado ao longo de 2008. Ainda que seja difícil mensurar os efeitos do fazer jornalístico, é possível analisar objetivamente alguns aspectos do jornal da Universidade e verificar se, de fato, o dinheiro público nele empregado deu o retorno esperado – uma obrigação de qualquer órgão mantido pelo contribuinte. Em 2008, o Jornal da USP publicou 37 edições semanais, desde a de número 818, datada de 14 a 20 de janeiro, até esta que o leitor tem em mãos, de número 854, com data de 8 a 14 de dezembro. Essas edições foram produzidas graças ao trabalho de 20 profissionais: três fotógrafos, três revisoras, seis repórteres, uma estagiária, quatro designers, um editor de texto e uma secretária, além do diretor da Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) – responsável pelo jornal –, jornalista Marcello Rollemberg. Roberto C. G.

Projeto de lei cria direitos e deveres para usuários da internet No começo de setembro, o governo encaminhou para o Congresso um projeto de lei que cria o Marco Regulatório da Internet, um conjunto de regras que pretende preencher um buraco na legislação brasileira: até hoje, não existe nenhuma lei que regulamente o uso da internet no Brasil. Esse vazio resulta em vários problemas. Por exemplo, muitas decisões da Justiça envolvendo crimes na internet foram conflitantes. Além disso, a falta de uma lei da internet dificulta em questões polêmicas, como os crimes virtuais, ataques de hackers a sites de governos e empresas, e downloads de músicas e vídeos piratas. O texto do marco regulatório foi construído pelo Ministério da Justiça e pela Fundação Getúlio Vargas, e passou por audiências públicas online, recebendo contribuições de diversos setores da sociedade. Uma vez na Câmara, deve passar por mais três comissões antes de ser votado: Defesa do Consumidor, Ciência e Tecnologia e Constituição e Justiça. Publicar e disseminar dados e informações públicos;

A Cabra - Dez anos de luta contra o silêncio e a privação “Eu achava que era gay porque tinha sido abusado, mas depois percebi que não e hoje sou casado com uma mulher e tenho dois filhos”, testemunhava um jovem no instituto Justiça e Paz, em 2001, a convite de um pastor evangélico. O título do debate já fazia antever a tónica do discurso - “Homossexualidade: doença ou pecado?”. Perante as convicções homofóbicas do pastor, numa das filas, um grupo de homens, marcou a sua posição. Levantaram-se, viraram as costas ao orador e saíram em fila, salientando a sua indignação através de uma postura corporal que pretendia vincar a sua sexualidade. Ana Cristina Santos, também presente no público, conta este episódio que despoletou a vontade de dizer basta. Sem doença nem pecado, surgiu em 2002 a Não Te Prives, grupo de defesa de direitos sexuais, que pretendia uma Coimbra mais diversa, que reconhecesse a diferença, as minorias sexuais e os direitos das mulheres. Dez anos depois, a Não Te Prives nota diferenças na população portuguesa.

O tamanho da poluição do Google Empresa emitiu 1,46 milhões de toneladas de CO2 e consumiu energia equivalente de 200 mil residências em 2010 Por Tatiana de Mello Dias SÃO PAULO – O Google revelou pela primeira vez nesta quinta-feira, 8, seu rastro de carbono. A empresa emitiu em 2010 1,46 milhões de toneladas métricas de CO2. —- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook A frota de carros da empresa (os carros do Street View e outros) emitiram mais de 11 mil toneladas. O Google diz que começou a neutralizar suas emissões de carbono em 2007, fazendo acordos para comprar energia renovável de fazendas que geram energia eólica, e comprando créditos de carbono que ajudariam a financiar outros projetos alimentados por energia verde. Segundo a empresa, 25% de sua eletricidade veio de fontes renováveis em 2010. “Na última década, o uso de energia tem sido uma obsessão”, disse Urs Hoelzle, diretor de infraestrutura técnica na empresa. O Google havia inicialmente resistido em divulgar o quanto seus enormes data centers consomem.

:: JORNAL DA UNICAMP :: Falta emancipar Tese aponta que programas de combate à pobreza não promovem a independência dos beneficiários do Estado Os programas de transferência de renda e segurança alimentar adotados por Brasil, México e Peru reduziram a taxa de pobreza nos três países da América Latina, mas têm se mostrado insuficientes para superar o problema definitivamente. A constatação faz parte da tese de doutorado da economista Luciana Rosa de Souza, que acaba de ser defendida no Instituto de Economia (IE) da Unicamp. De acordo com o estudo, além de apresentarem limitações, as iniciativas encontram-se pulverizadas e fragmentadas, fatores que dificultam a promoção da emancipação dos beneficiários. “Falta a esses países a criação de uma rede de proteção social mais ampla, de forma a fazer com que as pessoas deixem de se tornar dependentes do Estado”, avalia a autora do trabalho, que foi orientada pelo professor Walter Belik. ■ Publicações Artigos SOUZA, Luciana Rosa de . SOUZA, Luciana Rosa de .

25 infográficos recentes para entender a Internet Neste mês de Agosto, a internet, da forma como a conhecemos, completou “apenas” 20 anos. Hoje, ninguém duvida que a sua criação é um marco decisivo na História, transformando completamente a forma como a sociedade se comunica, se relaciona e se desenvolve. E o motor de toda essa dinâmica, obviamente, é a quantidade avassaladora de websites que diariamente são produzidos e colocados online. Resolvemos, por isso, trazer no Comunicação Digital de hoje uma seleção de infográficos recentes que retratam a importância da internet, com partcular enfâse no processo de desenvolvimento dos sites. O Passado, o Presente e o Futuro Antes de entrarmos nas questões mais técnicas relacionadas com o desenvolvimento de sites, vale a pena conferir alguns dos infográficos criados para assinalar os 20 anos de internet, que fazem uma retrospectiva desse caminho, e deixam no ar algumas tendências – e até previsões para o futuro. Feliz Aniversário, Internet! Os principais estágios do desenvolvimento da Internet

Related: