background preloader

Revista Tecnologias na Educação – Publicação de artigos e relatos de professores/pesquisadores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Revista Tecnologias na Educação – Publicação de artigos e relatos de professores/pesquisadores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Related:  milenaeeliane

Tecnologia na escola: 6 razões para inovar nas suas aulas | Blog do Sílabe Discute-se bastante a respeito de recursos digitais e sua relação com os processos existentes na escola, com a tecnologia na escola e particularmente na sala de Aula. Parte dos alunos ainda não incorpora a tecnologia como um ator em seu aprendizado e ainda vêem as ferramentas como atalho para se ausentarem do ambiente de sala de aula. Além disso, muitas escolas ainda não compreendem em como a tecnologia pode potencializar o ensino. Quem utiliza, geralmente, o faz pensando em transpor o conteúdo offline e disponibilizá-lo de forma online, e essa transposição não é aproveitada da melhor forma. 1. Segundo o mestre André Salatino, da Faculdade de Educação da USP, grande parte dos jovens utilizam celulares para se ausentarem do ambiente tradicional da sala de aula onde o professor palestra conteúdo e o aluno é obrigado a absorvê-lo de toda a forma. 2. Utilizar apenas apresentações tradicionais de slides em sala de aula não é tão eficiente. Crie apresentações ainda mais atrativas! 3. 4. 5. 6.

Biologia Animada Tecnologia na Educação Na Playmaker School, nos Estados Unidos, os alunos aprendem por meio de jogos, simuladores, produção de mídia e criação de projetos. Foto: Divulgação Olá, professor! Você se lembra da época do retroprojetor, do videocassete e das televisões em sala de aula? As tecnologias utilizadas nas escolas eram, em sua maioria, destinadas a apresentar o conteúdo aos alunos. Felizmente, a busca pela inovação na Educação é uma tendência global que conta com um grande número de experiências bem-sucedidas. Estados Unidos: gamificação na Playmaker School Nessa escola da Califórnia voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, criada pela GameDesk Institute com o financiamento da Bill & Melinda Gates Foundation, o currículo é dividido em módulos temáticos multidisciplinares e o aprendizado se dá por meio de atividades que incluem jogos, simuladores, produção de mídia e criação de projetos. E quais são seus exemplos preferidos de inovação? Um abraço, Claudio Sassaki

Editores: Professor Dr. Marco Antônio Rodrigues Vieira (UFV) Graduado em Letras pela UFMG (1969), mestre em Linguística pela UFRJ (1979), doutor em Lingüística pela Université de Montreal (1987) e pós-doutorado em Processamento cognitivo do texto pela Universidade de Paris VIII (1994). Professora Ms. Maria de Fátima Franco (Assessoria Pedagógica-Grupo Blogs Educativos). Mestre UFMG Linguística, Ensino de línguas, Interação, Tecnologias de Informação e Comunicação. by alexelen50 Apr 28

Revista: Editores,
Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Vieira (UFV) Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Lingüística pela Université de Montreal (1987) e pós-doutorado em Processamento cognitivo do texto pela Universidade de Paris VIII (1994).

Profª. Ms. Maria de Fátima Franco (Assessoria Pedagógica-Grupo Blogs Educativos). Mestre-Universidade Federal de Minas Gerais
Linguística, Ensino de línguas, Interação, Tecnologias de Informação e Comunicação. by leticiaglaucia Apr 24

O comitê editorial é composto pelo Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Vieira (UFV) e pela Profª. Ms. Maria de Fátima Franco (Assessoria Pedagógica-Grupo Blogs Educativos). A revista Tecnologia na educação é um periódico que enfatiza as experiências de professores no uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O artigo escolhido para analise trata de investigar como os docentes encaram as novas tecnologias de informação e comunicação que estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e aprendizagem. Qual a importância de inserir essas tecnologias e como o professor pode estar preparado para utilizá-las também é foco no artigo.
1ª Pergunta: Por que muitos professores não optam por utilizar as tecnologias?
2ª Pergunta: Uma formação contínua seria o essencial para os docentes se sentirem preparados para utilizar as TIC´S em sala de aula?
3ª Pergunta: Qual a conclusão dos professores em relação aos meios tecnológicos inseridos nos processos de ensino e aprendizagem? by milenaeeliane Apr 21

Related: