background preloader

Blog do Gramaticando - Gramática Online: Como estudar Português?

Blog do Gramaticando - Gramática Online: Como estudar Português?
Se você acha chato ou complicado estudar Português e costuma dizer que "seria melhor ter ido ver o filme do Pelé" então mantenha a calma, respire fundo e se lembre de que existem coisas muito piores no mundo, como Zorra Total, por exemplo. Não se preocupe porque eu estou aqui para dar um "help" para você. Logo abaixo, você vai encontrar todas as orientações que você precisa para estudar Português. Não precisa pagar nada: todo o conteúdo é gratuito (que beleza, hein?). Pegue um papel, uma caneta, uma pipoca (ou guloseimas), relaxe, acesse os roteiros de estudo e veja que estudar a própria língua do próprio país onde você nasceu pode ser algo legal. De nada. CLASSES GRAMATICAIS (acessar roteiro) Aqui você vai estudar toda a classificação das palavras (adjetivo, advérbio, conjunção, preposição, pronome, interjeição, substantivo, numeral, artigo e verbo). VERBOS+ (acessar conteúdo) Aqui você vai aprender tudo sobre os morfemas e sobre os fonemas. Para reclamar ou xingar, beije o seu cotovelo.

http://www.blogdogramaticando.com/2012/12/como-estudar-portugues.html

Related:  Recursos para ensinar

Gramática: Tudo o que você precisa saber! Márcia Fernandes Professora licenciada em Letras Gramática é o conjunto de regras que indicam o uso mais correto de uma língua. No início, a gramática tinha como função apenas estabelecer regras quanto à escrita e à leitura. G1 Educação - Dicas de Português - Professor Sérgio Nogueira Já faz um bom tempo que me fizeram uma curiosa consulta: “Professor, é verdade que muçarela se escreve com cê-cedilha?” Diante da minha resposta afirmativa, a pergunta seguinte foi: “Então, eu devo escrever muçarela com cê-cedilha”? É claro que sim. Se tive a oportunidade de aprender que é assim que se escreve muçarela, não entendo por que continuar escrevendo “errado”. Sei muito bem que a maioria escreve “mussarela”, com dois esses.

Preconceito lingüístico: o que é, como se faz Por/by: Cláudia Hashimoto Figueiredo Cerqueira BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002 Marcos Bagno, mineiro de Cataguases, é autor de livros infantis, juvenis e, além disso, já escreveu um livro de contos, A invenção das horas, ganhador do IV Prêmio Bienal Nestlé de Literatura em 1988. Por que ler é importante? Existem vários porquês da importância da leitura! Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil! Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler: 1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber.

O que ensinar em Língua Portuguesa Até os anos 1970, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa era comparado a um foguete em dois estágios, como bem pontuam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O primeiro ia até a criança ser alfabetizada, aprendendo o sistema de escrita. Já o seguinte começaria quando ela tivesse o domínio básico dessa habilidade e seria convidada a produzir textos, notar as normas gramaticais e ler produções clássicas. PRODUÇÃO E REFLEXÃO (à esq.) Nas situações práticas da análise e construção de textos, os estudantes sistematizam regras. LEITURA DIÁRIA (à dir.) Português. Estratégias de Ensino para as aulas de Português Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita. A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos. Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada.

O ensino da escrita - Portefólio de Didáctica do Português “A capacidade de produzir textos escritos constitui hoje uma exigência generalizada da vida em sociedade. Longe de ter caminhado no sentido de pedir apenas a alguns a tarefa de produção textual, a sociedade contemporânea reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidades de escrita, segundo um leque alargado de géneros." Luís Filipe Barbeiro e Luísa Álvares Pereira (2007) A escola tem assim como um das funções tornar os alunos capazes de produzir textos dando-lhes acesso às múltiplas funções que a escrita apresenta.

"É preciso saber gramática para falar e escrever bem." by Ana Araújo on Prezi Leia o texto e descubra por que estudar a Língua Portuguesa

Related: