background preloader

Ciclo II - Computação nas Nuvens

Facebook Twitter

A utilização, em qualquer lugar e independente de plataforma, das mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
O QUE É, EXEMPLOS, USO EDUCACIONAL

Usando Aplicações nas Nuvens. Computação nas Nuvens, Cloud Computer, História, Desenvolvimento &amp… O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Introdução A expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo. Também conhecida no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, a cloud computing se refere, essencialmente, à noção de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais. Mas o que exatamente isso quer dizer?

Por que o conceito é tão importante nos dias de hoje? Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens) Estamos habituados a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos e a utilizar aplicações de maneira on premise, isto é, instaladas em nossos próprios computadores ou dispositivos. A principal vantagem do on premise está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede local.

Software as a Service (SaaS) Dropbox - armazenamento nas nuvens - Internet. Visão da Google. Conheça 50 ferramentas online para professores. O futuro da educação pode estar nas nuvens. O termo, embora já bastante conhecido no mundo da tecnologia, começa aos poucos e timidamente a adentrar a sala de aula. O cloud computing (amigavelmente conhecido como computação em nuvens) permite que usuários da internet possam armazenar seus arquivos remotamente e compartilhá-los de qualquer lugar sem que seja necessário qualquer instalação. Na educação, a ferramenta pode servir para baratear os custos com parques de computadores em rede nas instituições de ensino, ajudar professores a planejar e organizar suas aulas ou até mesmo apoiar estudantes para que realizem trabalhos, de modo interativo – tudo de forma remota. “A conexão via nuvem será uma tendência”, enfatiza Paulo Iudicibus, diretor de novas tecnologias da Microsoft que mediará o painel que aborda inovações em educação no Geduc 2013, evento que destaca educação 3.0 na gestão escolar, que acontece em SP, de 20 a 22 de março.

Nas nuvens O cloud computing pode ser encontrado em diferentes programas e empresas.