background preloader

Portugal

Facebook Twitter

Os 10 melhores poemas de Fernando Pessoa. Pedimos aos leitores e colaboradores — escritores, jornalistas, professores — que apontassem os poemas mais significativos de Fernando Pessoa. Escritor e poeta, Fernando Pessoa é considerado, ao lado de Luís de Camões, o maior poeta da língua portuguesa e um dos maiores da literatura universal. O crítico literário Harold Bloom afirmou que a obra de Fernando Pessoa é o legado da língua portuguesa ao mundo. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, em junho de 1888, e morreu em novembro de 1935, na mesma cidade, aos 47 anos, em consequência de uma cirrose hepática. Sua última frase foi escrita na cama do hospital, em inglês, com a data de 29 de Novembro de 1935: ‘I know not what tomorrow will bring’ (Não sei o que o amanhã trará). Ilustração: Rui Pimentel. História desconhecida de Portugal: os mulatos do Sado | Página 3 de 3.

O seu aspecto é semelhante ao de muitos cabo-verdeanos, mas eles não têm quaisquer laços com as ilhas crioulas. São filhos de portugueses, netos de portugueses, bisnetos de portugueses e assim sucessivamente, ao longo de muitas gerações. Quando falam, fazem-no com a característica pronúncia local. São alentejanos. É frequente atribuir-se ao Marquês de Pombal a iniciativa de promover a fixação de populações negras no vale do Rio Sado. Mas não é verdade. Existem registos paroquiais e do Santo Ofício que referem a existência de uma elevada percentagem de negros e de mestiços em épocas muito anteriores a Pombal. O vale do Rio Sado, no troço indicado, é um vale alagadiço onde hoje se cultiva arroz.

No séc. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row] Trás-os-Montes, o Reino Maravilhoso de Miguel Torga. Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade, e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe, como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos. E quem namora ninhos cá de baixo, se realmente é rapaz e não tem medo das alturas, depois de trepar e atingir a crista do sonho, contempla a própria bem-aventurança.

Vê-se primeiro um mar de pedras. . – Para cá do Marão, mandam os que cá estão! Sente-se um calafrio. Mas de nada vale interrogar o grande oceano megalítico, porque o nume invisível ordena: – Entre! A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso. Um mundo! Terra-Quente e Terra-Fria. Significado se a música portuguesa gostasse dela própria - Um filme de Tiago Pereira. Os Ganhões de Castro Verde - "Grândola, Vila Morena" Albergaria-a-Velha. Homem mata-se em frente à autarquia por desespero. B&B Hotels Portugal :: B&B Évora.