background preloader

Saúde Pública e Indicadores

Facebook Twitter

Toxoplasmosis of Animals and Humans. 2a ed. Access online: OIE - World Organisation for Animal Health. 12 dicas para criar uma boa aula no PowerPoint. O Que É o SUS: e-book interativo - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira. A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas.

O livro O Que É o SUS - um dos títulos mais procurados da Editora Fiocruz, já tendo sido reimpresso cinco vezes - busca esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o SUS. Pela importância do tema e da obra, O Que É o SUS foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, no âmbito do primeiro edital da Faperj especialmente dedicado às editoras universitárias. O objetivo do projeto não era mudar o suporte do papel para a tela, mas oferecer uma nova experiência de leitura, onde vídeos, áudios, galerias de fotos, infográficos e outros recursos ora complementassem, ora substituíssem partes do texto original, criando uma nova textualidade eletrônica.

Acesso aberto | 93 páginas. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira. Direcionado a graduados dos cursos de Bioloia, Ciências Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonodiologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia, o curso forma profissionais nas diversas áreas de formação. Objetivo é atuar nos diversos espaços de gestão do SUS, para realizar análise de processo saúde-doença, direção dos processos de trabalho, monitoramento e avaliação de serviços na realização de pesquisas na área. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Pública, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), tem como objetivo capacitar profissionais recém-formados da área de saúde e afins para analisar criticamentes as características dos processos geradores dos problemas e questões de saúde.

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. Residência em Medicina Veterinária - Faculdade de Veterinária - Universidade Federal de Pelotas. Acolhida da Turma 2016-18 de Residentes da Veterinária da UFPel Recebemos essa turma de 21 novos residentes que irão compor as equipes das diferentes áreas da Medicina Veterinária da UFPel. Sejam bem vindos R1! Temos muito trabalho pela frente! Saúde Única: Residência Veterinária na Comunidade A Residência Veterinária participou do evento CSU EM AÇÃO. Este ocorreu sábado, 12 de dezembro, e foi promovido pela equipe da UBS CSU Areal, na ocorreu na Praça da Liberdade, Bairro Areal-Pelotas. As equipes de Saúde Coletiva, Inspeção de Leite e Derivados, Patologia Clínica, Patologia Animal, Clínica de Equinos, Clínica de Ruminantes, Clínica de Animais de Companhia, Imagenologia e Doenças e Zoonoses Parasitárias se fizeram presentes.

Foram montados estandes acolhedores que visavam atrair a comunidade, que então recebia informações importantes sobre produtos de origem animal, diferentes aspectos de guarda responsável, saúde animal e zoonoses. Resultado e matrículas Fase I – Prova objetiva: 02/12/2015. Residência Integrada em Saúde - Escola de Saúde Pública. À Coordenação da Residência Integrada em Saúde é responsável pelo planejamento, acompanhamento e coordenação do Programa de educação em ambiente de serviço, sob a forma de Residência Integrada em Saúde (RIS), que envolve as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde, mantida no âmbito da ESP/RS e das instituições vinculadas à administração estadual e municípios parceiros.

Atualmente são cinco as áreas de ênfase da Residência Integrada em Saúde, assim distribuídas: Atenção Básica Locais de Profissionalização:Rede Intersetorial de Saúde nos municípios de Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires, assim como em outros municípios que mantenham acordos de cooperação técnica com a ESP/RS. Público: Graduados em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Titulação: Para médicos, Residência em Medicina de Família e Comunidade. Saúde Mental Coletiva Titulação:Para médicos, Residência em Psiquiatria. Ministério da Saúde – Portal da Saúde - www.saude.gov.br - Principal.

Estratégias de atuação do médico veterinário no NASF | Junior | ANAIS DO CBMFC. Aldcejam Martins da Fonseca Junior, Aldilane Gonçalves da Fonseca., Inêz Liberato Evangelista, Francisco Alipio de Sousa Segundo, Paulo Wbiratan Lopes da Costa Resumo Introdução: A partir de 2011 o médico veterinário recebe o aval legal para compor as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). A publicação da Portaria 2488 de 21 de outubro de 2011 aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS, e inclui a Medicina Veterinária no NASF, fazendo justiça a uma classe profissional que trabalha em prol da Saúde Pública Brasileira há muitos anos.

Objetivos: Este trabalho tem o objetivo de elencar e sugerir estratégias de atuação do profissional médico veterinário na Atenção Básica à saúde da família, a partir do seu trabalho nos NASFs, bem como explanar sobre os desafios frente à resolubilidade da saúde pública veterinária no Brasil. Palavras-chave Medicina Veterinária; Atenção Básica; Equipe Multiprofissional.

Portal de Periódicos - Fiocruz. Zika, chicungunha e dengue: saiba diferenciar. São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento básico nas casas, ruas que deveriam ser calçadas para não acumular água de chuva, canais de esgoto que deveriam ser subterrâneos, água encanada e de boa qualidade que deveria ser distribuída abundantemente às pessoas, independente do regime de chuva de uma determinada região, coleta diária e eficiente do lixo produzido bem como limpeza de praças públicas e ruas nos bairros, enfim, doenças que se proliferam por conta da falta de INFRAESTRUTURA. Essas chamadas "doenças do subdesenvolvimento" interferem sobremaneira na qualidade de vida da população e até mesmo no desenvolvimento de um país. Países sérios, disciplinados, austeros, desenvolvidos e organizados já resolveram seus problemas básicos de infraestrutura desde o final do século XIX. Você não conseguirá ver, certamente, esgoto correndo a céu aberto em qualquer cidade dos Estados Unidos da América.

Veterinária em Saúde Pública - Aulas. UNIFRAN - PPG em Promoção de Saúde – Mestrado e Doutorado. Welcome to the website dedicated to the PhD and Master’s Degree in Health Promotion by Universidade de Franca! Created in August, 1999, it is the first in this field of knowledge in Brazil, it is taken as reference in the country and in the international context is the only PhD in Latin America!

Our aim is to produce researchers and educators. The structure upon which the program is based are the International Conferences on Health Promotion that took place in Ottawa (1986), Adelaide (1988), Sundsvall (1991), Santafé de Bogotá (1992), Jacarta (1997), Mexico (2000), and Bangkok (2005). The program caters for the demand of healthcare-related workers and has as its target audience: biomedical scientists, nurses, pharmacists, physical therapists, physical educators, speech therapists, medical doctors, veterinary surgeons, nutritionists, dental surgeons, psychologists, occupational therapists and people in similar areas who are interested in working with a multidisciplinary approach.

UNIFRAN - PPG em Promoção de Saúde – Mestrado e Doutorado. CNDSS - COMISSÃO NACIONAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. CNDSS - COMISSÃO NACIONAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública. ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública. Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz. Faculdade de Saúde Pública da USP.

Faculdade de Saúde Pública da USP. Calculadora do Cidadão — Guia de Serviços Públicos do Governo Federal. CEPALSTAT. CEPALSTAT. Biblioteca CEPAL-Catalogo / ECLAC Library-Catalog. Biblioteca CEPAL-Catalogo / ECLAC Library-Catalog. Portal Ipea. Portal Ipea. Ipeadata. Ipeadata.