background preloader

FEMINISMO

Facebook Twitter

Livro trata do relacionamento entre Elizabeth Bishop e Lota Macedo. A ESCRITORA NADIA NOGUEIRA FALA SOBRE SEU LIVRO “INVENÇÕES DE SI EM HISTÓRIAS DE AMOR”.

Livro trata do relacionamento entre Elizabeth Bishop e Lota Macedo

O relacionamento entre a escritora e poeta norte- americana, Elizabeth Bishop, que morou em Ouro Preto, e a sua companheira Maria Carlota Macedo Soares, a Lota, foi o tema da palestra da doutora em história pela UNICAMP e escritora Nádia Nogueira (Foto). Ela foi uma das participantes do Congresso Internacional Deslumbrante Dialética: o Brasil no Olhar de Elizabeth Bishop e que integrou a programação do Fórum das Letras de Ouro Preto, coordenada por Guiomar de Grammond. O congresso homenageou também, a atriz Judith Malina, uma das fundadoras do Living Theatre, dos Estados Unidos e que na década de 1970, no regime militar, foi presa em Ouro Preto durante o Festival de Inverno da UFMG. E SE EU FOSSE PUTA. A Nova Misandria - Joanna Russ - feminismo radical - groups - Crabgrass. Poxa, mulheres odiarem homens não é horrível?

A Nova Misandria - Joanna Russ - feminismo radical - groups - Crabgrass

El mito del instinto maternal y su relación con el control social de las mujeres. Cuerpxs Menstruantes > Fanzine Colectivx by Hazlo Pirata. Carl Andre está en el Reina Sofía pero ¿dónde está Ana Mendieta? La agenda cultural de una ciudad a veces produce extrañas rimas.

Carl Andre está en el Reina Sofía pero ¿dónde está Ana Mendieta?

Mientras el Museo Reina Sofía inaugura orgulloso la primera gran retrospectiva del escultor minimal Carl Andre, unos metros más arriba, en el CaixaForum, las asociaciones MAV (Mujeres en las Artes Visuales) y Clásicas y Modernas comenzaban una ronda de conferencias tituladas Ni ellas musas, ni ellos genios, donde se indaga sobre cómo la vida en pareja de artistas e intelectuales puede subvertir formas tradicionales de convivencia. Podríamos decir que el trayecto entre esos dos centros coincide en un espacio vacío marcado por la ausencia de una mujer y por la repetitiva presencia de un hombre, Carl Andre, quien ya expuso sus obras en el Palacio de Cristal el 12 de febrero de 1988, justo un día después de ser declarado inocente de la muerte de su esposa, la artista de origen cubano Ana Mendieta, quien previamente había comentado a una amiga: “Carl cree que nuestra relación es como la de Diego y Frida.

MAC Collaborates With Cindy Sherman. Women art revolution limited 2010. 2. Arte, mulher e feminismo: muito além de Frida Kahlo. Por Fernando Oliveira (fe.oliveira.souza@gmail.com) Incorporando o feminismo no campo artístico desde os anos 60, muitos artistas se empenharam na crítica da representação dos corpos, discutiram a ausência de mulheres na História da Arte, questionaram as instituições e o cânones artísticos e desconstruíram o imaginário de uma cultura patriarcal e machista (Confira aqui a primeira parte do texto) Publicado em 1990, Problemas de Gênero (do original, Gender Troubles) é um marco no movimento feminista estadunidense e mundial.

2. Arte, mulher e feminismo: muito além de Frida Kahlo

Ao partir de uma crítica pós-estruturalista do gênero, Judith Butler traçou um panorama de desconstrução dessas categorias e como o feminismo passa a ser entendido diante desse panorama. Nessa obra, o conceito de performance de gênero foi apresentado como um efeito de ações reiteradas. O feminino e a mulher como paródia em Cindy Sherman Várias artes feministas Se o sangue denuncia a mulher, "Menstruation Bathroom" descara a cultura higienizante sobre o corpo. Radio Educación - Arte feminista. A saga das mulheres de caráter contra um Estado burro e cruel. Governador, pense grande: pare com as inúteis revistas vexatórias - Bruno Paes Manso. Dona Anastácia* é sólida como uma montanha e tem convicções que não são fáceis de remover.

A saga das mulheres de caráter contra um Estado burro e cruel. Governador, pense grande: pare com as inúteis revistas vexatórias - Bruno Paes Manso

Foi o que seu filho soube ao pedir, engolindo o choro em um ambiente onde é proibido chorar, que a mãe, de 68 anos, não fosse mais visitá-lo no presídio em que estava preso. No dia de visitas, senhoras de idade, mulheres grávidas, adolescentes e até crianças passam por revistas humilhantes. Primeiro, são obrigadas a ficar nuas. Mulheres rebeldes: De Ialodês e Feministas. Por um feminismo piadista. Ser jovem e feminista é péssimo para ficar com homens.

Por um feminismo piadista

Não vou dizer que esse é o maior desafio porque, em primeiro lugar, nem todas as feministas estão interessadas em homens. Segundo porque estamos mais ocupadas combatendo a cultura machista que justifica a cultura do estupro, que glamouriza a violência contra a mulher na novela das oito, as diferenças salariais e a baixa representatividade na política. 25 DE JULHO-O FILME (COMPLETO)/ FEMINISMO NEGRO CONTADO EM PRIMEIRA PESSOA. À Margem do Corpo (A disembodied woman) Antropólogo francês Bruno Latour fala sobre natureza e política - Prosa. Enviado por Por Fernando Eichenberg, de Paris - 07h30m Antropólogo francês Bruno Latour fala sobre natureza e política Bruno Latour diz que ‘ecologizar’ é o verbo da vez, mas propõe uma noção de 'ecologia' com sentido mais amplo do que o defendido hoje por ativistas e políticos.

Antropólogo francês Bruno Latour fala sobre natureza e política - Prosa

Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação - Filosofia e Intuição Poética. Sua mensagem não pode ser enviada.

Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação - Filosofia e Intuição Poética

Confirme se todos os campos foram preenchidos corretamente e verifique seus dados. Você pode ter esquecido de preencher algum campo ou errado alguma informação. Mensagem enviada com sucesso! Suas anotações sobre Filosofia e Intuição Poética foram enviadas ao e-mail fornecido. Sobre o curso Gravado no Centro Universitário Maria Antonia - USP, o curso livre com o professor Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, apresenta as ambiguidades da modernidade de acordo com algumas de suas principais representações filosóficas, em autores como Kant, Hegel e Marx.

MEGA.

Mulherão

O Mapa Mundi – a mentira a que já nos habituamos! LIVROS FEMINISTAS. Interview with Simone de Beauvoir on "Why I am a Feminist"