background preloader

PRESSE Pt

Facebook Twitter

Visão Júnior. Iniciativas escolas. Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia | Visão. Central de Informações Regionais. Origem do “Dia das mentiras” No distante ano de 1564 Charles IX, rei de França, decidiu adoptar o calendário Gregoriano. Até aí, o início do ano era comemorado na semana entre 25 de Março e 1 de Abril, coincidindo com o equinócio de Primavera. Com a adopção do novo calendário o ano passou a iniciar-se a 1 de Janeiro, o que constituiu uma verdadeira revolução para aquela época. Muita gente, por ignorância e conservadorismo recusou-se a acreditar nesta alteração. Os adeptos do novo calendário passaram a chamar aos “descrentes” os “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril e pregando-lhes toda a espécie de partidas. A brincadeira pegou e, gradualmente, acabou por se espalhar pela Europa e pelo mundo, nomeadamente com o auxílio da comunicação social que, habitualmente neste dia não resiste, no meio de outras notícias, a inventar um ou dois disparates, geralmente bem-humorados e que nos fazem rir.

Provérbio “No dia 1 de Abril vai o tolo onde não há-de ir”. Como estudar melhor. " Não há regras rígidas para um estudo com sucesso. Sozinho ou acompanhado, em casa ou na rua, com ou sem música, são variáveis que deves experimentar e perceber o que resulta melhor contigo. " É necessário estudar todos os dias pelo menos uma hora. " Prepara a tua mochila de véspera para não te esqueceres de nada; " Toma sempre o pequeno-almoço antes de ires para a escola. Estar alimentado ajuda o nosso cérebro a concentrar-se nas matérias que queremos aprender e não na fome que temos; " Tem sempre o material ao teu alcance para não perderes a concentração à procura de um lápis, uma borracha, um livro... " De acordo com o ambiente que está à nossa volta, o cérebro prepara-se para determinada tarefa. " Se leres deitado, de costas, provavelmente ficarás com sono, e de barriga para baixo estarás a forçar a coluna vertebral, os músculos dos braços e o pescoço.

" Não memorizes o que não entendeste pois irás esquecer-te disso facilmente. " Termina sempre o estudo com uma atitude positiva.