background preloader

Manoel de Oliveira

Facebook Twitter

Manoel de Oliveira nasceu há 98 anos ! Manoel de Oliveira: biografia. Biografia Manuel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto, a 12 de Dezembro de 1908, no seio de uma família da burguesia industrial.

Manoel de Oliveira: biografia

Interessou-se desde muito novo pelo cinema, graças a seu pai, que o levava a ver fitas de Charles Chaplin e Max Linder, despertando-lhe o interesse para a sétima arte. Fez os primeiros estudos no Colégio Universal, no Porto, e posteriormente, no Colégio Jesuíta de La Guardia, Galiza. Mas foi como desportista de ginástica, natação, atletismo e automobilismo, que o seu nome ganhou notoriedade. Manoel de Oliveira: obra - filmografia. Manoel de Oliveira: cinema portugu�s. Cinema Português Apesar de não ter o mediatismo das grandes produções que se fazem na América ou em Inglaterra, o cinema português tem marcado a sua presença no mundo da sétima arte.

Manoel de Oliveira: cinema portugu�s

É um tipo de cinema independente, que não consegue ser projectado nas grandes salas comerciais, porque não tem uma multinacional para o distribuir e promover junto do grande público, como acontece com as produções americanas. Desde as primeiras projecções dos irmãos Lumiére (1895) que Portugal acompanhou a história do cinema. Foi Aurélio Paz dos Reis quem realizou os primeiros filmes portugueses em 1896. Manoel de Oliveira foi sem dúvida o cineasta que até hoje mais prémios conseguiu para o cinema português, mas existem outros realizadores que ao longo destes já cento e poucos anos de cinema têm contribuído para a projecção do cinema nacional. Manoel de Oliveira: o estilo de oliveira. O Estilo de Oliveira Oliveira é um caso raro no cinema.

Manoel de Oliveira: o estilo de oliveira

É simultaneamente detestado e adorado. Não é fácil aceder ao seu trabalho, daí que a sua obra seja mais «reconhecida do que conhecida», como referiu Eduardo Prado Coelho no seu livro - "VINTE ANOS DE CINEMA PORTUGUÊS (1962-1982)". Manoel de Oliveira > Filmographie. Manoel de Oliveira.