Cinema

Facebook Twitter

Vidéos - Brésil. Vidéos - Brésil. OlindaGil : CAPITÃES DE ABRIL, UM FILME DA LIBERDADE. Hoje, revi uma vez mais o filme “Capitães de Abril”, desta vez em sessão partilhada com os alunos do 6ºB, já o vi tantas vezes...

OlindaGil : CAPITÃES DE ABRIL, UM FILME DA LIBERDADE

Desde 2001 que vejo este filme com as mais variadas turmas e anos de escolaridade, o filme é lindo, eterno, e Salgueiro Maia é um herói que todos ficam a admirar. “Capitães de Abril” é uma amostra do Portugal durante a “Revolução dos Cravos”, movimento que derrubou a ditadura fascista do “Estado Novo”. A Revolução chamou-se assim porque alguns colocavam cravos e flores nas armas dos soldados. A Revolução dos Cravos foi comandada por jovens oficiais de baixa patente, muitos dos quais inspirados em ideais democráticos e socialistas. 25 de Abril da minha avó. 25 de abril. Antes do 25 de Abril de 1974,as pessoas viviam num regime de ditadura, que as oprimia de viver à vontade.Viveram assim mais de 40 anos.

25 de abril

As pessoas não podiam exprimir a sua opinião ou ter ideias politicas diferentes.E se as manifestassem podiam ser presas. Também uma polícia secreta chamada Pide (Policia internacional de Defesa do Estado) que descobria a musica que as pessoas ouviam , o cinema que viam , o que falavam , que amigos tinham e até aquilo que pensavam . Mesmo os livros e revistas Estrangeiros chegavam aos portugueses às escondidas.Muitos patrões pagavam mal aos seus empregados e havia por isso quem passasse fome.Os pobres eram cada vez mais pobres os ricos eram cada vez mais ricos.Ninguém podia ir contra o regime, se o fizesse podia ser castigado. Capitães de Abril. Este filme chama-se:”Capitães de Abril”.O filme, começa com muitas pessoas mortas em África e com uma despedida de um casal em que o noivo ia para a guerra.Algum tempo depois, o senhor Salgueiro Maia foi prender o seu comandante e perguntou: “quem quer marchar para Lisboa?”

Capitães de Abril

E todos quiseram ir.Alguns minutos depois, a “Pide” estava a prender um estudante. Os militares combinaram como fazer a revolução. Na rádio passaram a canção “ Grândola Vila Morena” que era um sinal de que a revolução começava. Todos os veículos estavam na estrada, quando houve uma avaria a caminho de Lisboa numa auto-estrada.Nesse momento, foi lido o 1.º comunicado.No palácio estava Marcelo Caetano a falar com um militar que estava a seu lado.Entretanto, na prisão estavam a torturar um estudante.

De manhã, chegaram os militares a Lisboa, ao Terreiro do Paço. O percurso da vitória dos capitães de Abril - Especiais. Às nove da manhã, na Ribeira das Naus, o capitão Salgueiro Maia trincou o lábio - para não chorar; o alferes miliciano Maia Loureiro fez um gesto instintivo - o "V", com os dedos indicador e médio, que se tornaria um ícone da revolução.

O percurso da vitória dos capitães de Abril - Especiais

O alferes de óculos escuros Ray Ban, então com 27 anos de idade mas já uma comissão de serviço em Moçambique, tinha entrado em Lisboa no primeiro dos dez carros de combate da coluna da Escola Prática de Cavalaria (EPC), logo atrás do jipe onde seguia o mais famoso dos capitães desse dia 25 de Abril. Naquela madrugada "onde emergimos da noite e do silêncio", como a definiria a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, o militar de óculos escuros já tinha respondido do alto da torre da EBR/Panhard, com um sorriso mal disfarçado, à continência que lhe fizera o chefe da Polícia de Choque, perfilada na Avenida Fontes Pereira de Melo, antes de ligarem as sirenes com que atravessariam as principais artérias da capital.

Capitães de abril. Capitaines d'Avril [Capitães de Abril] (2000) : L'histoire Au portugal, dans la nuit du 24 au 25 avril 1974, une chanson interdite : 'Grânola' est diffusée à la radio.

Capitaines d'Avril [Capitães de Abril] (2000)

Il s'agit du signal programmé d'un coup d'état militaire qui changera la face de ce pays et d'une partie de l'Afrique. Capitães de Abril - Filme de Maria de Medeiros. Capitães de Abril. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Capitães de Abril

Capitães de Abril é um filme realizado por Maria de Medeiros, em 2000. A sua estreia teve bastante sucesso e recebeu vários prémios nacionais e internacionais. A história é baseada no golpe de estado militar, que ocorreu em Portugal, a 25 de Abril de 1974. Capitães de Abril é a primeira longa-metragem de Maria de Medeiros como realizadora. Ela presta deste modo homenagem a esses jovens soldados que resgataram a sua pátria desse tempo obscuro, destacando-se Salgueiro Maia. Os Mistérios de Lisboa. LX Filmes. Manoel de Oliveira nasceu há 98 anos ! Hoje, dia 11 de Dezembro [1], é o dia aniversário do imenso realizador português Manoel Cândido Pinto de Oliveira !

Manoel de Oliveira nasceu há 98 anos !

Foto : fonte Madragoa Filmes Nasceu no Porto no dia 11 de Dezembro de 1908, há exactamente noventa e oito anos. É o cineasta português mais famoso no mundo e o mais velho director de actores a continuar na actividade. Erreur 403 - Académie d'AMIENS.

Curtas

Manoel de Oliveira.