background preloader

Arquitectura

Facebook Twitter

Vidéos - Brésil. Ficheiro:Coluna Ponte Trajano - Chaves.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre. Ficheiro:Ponte Romana1.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre. Alvaro Siza. Un article de Wikipédia, l'encyclopédie libre.

Alvaro Siza

Pour les articles homonymes, voir Álvaro. Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, né le 25 juin 1933 à Matosinhos dans la banlieue de Porto (Portugal), est un architecte portugais. Il fait partie des grandes figures de l'architecture contemporaine. Formation[modifier | modifier le code] Siza devient l’élève de Fernando Távora, puis il collabore avec son agence entre 1955 et 1958 où il obtient deux importants projets à sa propre charge : la piscine dans la Quinta da Conceição (1958) et le salon de thé, le Boa Nova à Leça da Palmeira (1958-1963). Il collabore avec Eduardo Souto de Moura, par exemple sur le pavillon du Portugal de l'Expo '98 à Lisbonne et à l'Expo 2000 à Hanovre, ainsi que sur le pavillon d'architecture de la Serpentine Gallery de 2005. De renommée internationale, Siza reste profondément attaché à l'enseignement. Philosophie de projet[modifier | modifier le code] Projets marquants[modifier | modifier le code]

ARCHITECTURE. Brasil Arquitetura. Neste projeto para uma residência de fim de semana em São Francisco Xavier, serra da Mantiqueira, nota-se uma acomodação surpreendentemente natural entre elementos tão díspares quanto a generosa vitrine panorâmica rasgada no muro branco da sala - através do qual se descortina uma vastidão de montanhas – e a lareira de pedras rústicas, o fogão caipira ou o pilar de tronco retorcido na passagem para os quartos que, mesclados no mesmo ambiente de estar, anunciam outras singelezas em áreas mais íntimas, feitas de terraços com redes, forno de barro e caramanchão.

Brasil Arquitetura

Em sua implantação a casa escorrega para a beira da encosta em vez de comodistamente repousar no centro do pequeno platô, todavia disponível. Ao encontrar-se com o limite súbito e concreto do terreno, fronteira entre o recolhimento do abrigo e a imensidão do panorama, desenha-se em forma de lâmina incisiva inscrita com formas puras e dimensões monumentais ajustadas à escala da paisagem. CALDEIRA, Vasco – Casa Mantiqueira. Área: 178m² Brasil Arquitetura. Criar uma filial do Museu Rodin em Salvador, a primeira fora da França, pressupunha o cumprimento de uma série de exigências.

Brasil Arquitetura

SANTOS, Cecilia Rodrigues dos – Museu Rodin Bahia. In: CALDEIRA, Vasco; FANUCCI, Francisco; FERRAZ, Marcelo; SANTOS, Cecilia Rodrigues dos – Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2005. Museu Rodin Bahia. Brasil Arquitetura. No seio da Amazônia, às margens do Rio Negro, o projeto para a sede do ISA teve inicio com um gesto racionalista: um cubo branco de alvenaria, tendo como base um quadrado de 16 metros de lado e três pavimentos de altura.

Brasil Arquitetura

Assim como a maloca construída no mesmo local para abrigar os encontros anuais da federação de 22 povos indígenas que ocupam a área de reserva na região, o bloco único recupera para o projeto antigas tradições construtivas locais. A maloca grande, assim como o bloco único, representam também o trabalho coletivo e a festa. A integração do projeto com a região se dá, primeiro e principalmente, através da incorporação de seus “saberes e fazeres”. Ela é traduzida pela preocupação com o conforto ambiental e com o clima em região tropical, pela segurança em relação à floresta e, principalmente, pela opção por uma técnica construtiva que utiliza materiais e mão de obra disponíveis no local, o que significa economia, rapidez, integração ambiental e cultural.

Programa: Brasil Arquitetura. Brasil Arquitetura. Não há, no desenho desta residência para o bairro paulistano de City Boaçava, à exceção das escadas metálicas e da lareira alentejana com piso de pedras negras, um só traço que escape da ortogonalidade pura e simples.

Brasil Arquitetura

Mesmo as coberturas dos volumes são planas e transformadas em espelhos-d’água termoisolantes habitados por carpas. Essa austeridade antiformalista, sem dúvida tributária de alguns aspectos marcantes da chamada escola paulista de arquitetura, em cujo rigor disciplinar se formam os autores, é entretanto matizada de modo muito particular por irrupções de lirismo e evocações vernaculares.(...) (...)O programa se organiza segundo blocos funcionais volumetricamente diferenciados e funcionalmente demarcados quanto à natureza dos seus usos, tendo em vista um gradiente público/privado sem lacunas: estar e biblioteca sociais, escritório e sala de jantar intermediários, dormitórios, cozinha e convívio íntimos. CALDEIRA, Vasco – Casa Ubiracica. Casa Ubiracica Programa: Casas tortas - www.e-farsas.com. Uma srie de fotos mostra um prdio completamente torto.

Casas tortas - www.e-farsas.com

Ser real? Ou mais uma farsa da Web? Veja as fotos e leia o que descobrimos! Fotos enviadas por E-mail para o E-farsas.com sempre uma surpresa pesquisar as fotos que recebemos pela Internet. Quando pensamos que a histria real descobrimos que a mesma falsa e, muitas vezes, vice-versa. Acima podemos ver o mapa de localizao do lugar, caso voc queira ir at l visitar o Shopping. Colaboraram conosco os internautas: Marcilio MJR, Olnear Ortis Ceccatto e Luciano Bettio. Casa Torta. L'Aleijadinho, le lépreux bâtisseur de cathédrales - Patrick Straumann & Ferrante Ferranti. Texte de Patrick Straumann Photographies de Ferrante Ferranti Feuilleter quelques pages du livre.

L'Aleijadinho, le lépreux bâtisseur de cathédrales - Patrick Straumann & Ferrante Ferranti

Aleijadinho.