background preloader

Interação online - Curadoria digital

Facebook Twitter

Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Letras
POSLIN
Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino


Disciplina: Interação Online
Professora: Júnia Carvalho Fidelis Braga
Alunas: Daniela Rodrigues S.

Fernandes, Flávia Ferreira de Almeida, Larissa Vaz de Oliveira, Rebecca Freitas Figueiredo
Atividade: Curadoria digital. Portal TRILHAS. Programa Extra-classe - Aprendizado em ambientes digitais. Recursos para aprimorar meu conhecimento sobre interação online. WhatsApp Goes to School. Ensino Híbrido, o que é e como utilizá-lo? | Blog do Sílabe. Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o on-line, em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas on-line que podem inclusive guardar dados individuais dos alunos sobre características gerais do seu momento de estudo (acertos, erros, correções automáticas de suas atividades, tempo total de estudo, conteúdo estudado, dentre outros); e o off-line, momento em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

Na parte on-line, o aluno possui controle sobre algum elemento do seu estudo, como o tempo, o modo, o ritmo ou o local. Por exemplo, o aluno pode estudar na escola, em sua casa, no laboratório de informática, na biblioteca ou mesa do pátio da escola. Ele pode fazer pesquisa em livros, em seu celular, em um computador ou usando um tablet. Veja esse vídeo da Fundação Lemann sobre o Ensino Híbrido! Relacionado. Conhecimento sobre interação online. Ensino Híbrido. Coleção 1 - Material para aprimorar meus conhecimentos sobre interação online.

O papel do professor e do aluno no ensino mediado por tecnologia. Aluno online: como estimular o aprendizado e a interação? Escoladigital.org. 5 dicas para aulas de português mais interativas. Olá, leitores! Até mesmo os alunos mais dedicados e interessados na matéria podem se sentir desmotivados ou desinteressados depois de algumas horas de aula, principalmente nas disciplinas que germinam três ou quatro horários sobre uma mesma matéria. Dessa maneira, os professores cada vez mais se veem no desafio de manter a atenção dos alunos e possibilitar-lhes um real aprendizado. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar esses objetivos é através das aulas dinâmicas, com estímulos e interações diferentes, que despertam no aluno diferentes centros de atenção e percepção, tornando o conteúdo muito mais maleável e interessante.

Se montar aulas dinâmicas já é um desafio para o professor, quando se trata de disciplinas com alto teor técnico, como Língua Portuguesa, esse desafio parece ser ainda maior. Como inserir assuntos como regência verbal, morfologia e morfossintaxe, por exemplo, de forma mais atrativa e que de fato faça sentido aos alunos? Até a próxima! Revista Hipertextos A interacao na educacao a distancia. Criatividade e Tecnologias aliadas ao ensino | Daiane Grassi | TEDxUnisinosSalon. Interação online na área educacional. Ensino híbrido: saiba como implementá-lo em sua instituição de ensino. Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada [...] (BRAGA et al.) O poder da tecnologia na educação: João Gabriel Alkmim at TEDxLacador. Metodologias Ativas de Ensino. Leitura, escrita e letramento digital com Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli.

As Ferramentas de Interação do Ambiente Virtual de Aprendizagem: Instrumentos que Viabilizam as Inter-Relações entre Professores e Alunos | Revista Gestão Universitária. A inter-relação entre alunos e professores no ensino a distância é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e as ferramentas de interação devem viabilizar o desenvolvimento desse processo.

Realizamos neste estudo uma pesquisa descritiva qualitativa onde procuramos identificar quais são as ferramentas de interação existentes no ambiente Moodle, considerando a relação professor x aluno. Verificamos também as potencialidades de utilização destas ferramentas em propostas pedagógicas indicadas pelo próprio sistema Moodle e novas potencialidades, desenvolvidas por usuários destas ferramentas no Moodle. Percebemos que existem diversas ferramentas a serem utilizadas de forma interativa e que o seu uso pode variar de acordo com a sua função na proposta pedagógica do curso. Além disso, identificamos ferramentas da Web 2.0 que podem ser utilizadas em conjunto com as ferramentas formais do Moodle. PALAVRAS-CHAVE: 1 Inter-Relação 2 Ferramentas de Interação 3. FREIRE, Paulo. 2013 ufpr port pdp silvana da silva testa. Tecnologia e educação: inovações para revolucionar o ensino | Usemobile. A tecnologia está cada vez mais presente nas relações e no dia a dia do brasileiro.

As relações interpessoais se adaptaram a esse novo modo de se comunicar. Porém, não é apenas nesse campo que a inovação ganha espaço. Atualmente, tecnologia e educação tem andado lado a lado de modo a auxiliar e aumentar o modo de aprendizagem. As novas gerações estão cada vez mais atualizadas. Atualmente as crianças já nascem entre computadores, celulares, jogos e tecnologias em geral. Essa nova realidade pode ser um desafio para as escolas com um modelo tradicional. Por estarem incluídos nessa nova cultura eles se sentem mais motivados quando há ferramentas tecnológicas envolvidas no processo de aprendizagem. Esse é o caso do Colégio e Curso Pensi, de ensinos fundamental II e médio, localizados no Rio de Janeiro. A intenção é que a aplicação entre tecnologia e escola seja feita de forma a atrair mais recursos. Ferramentas de comunicação As ferramentas de comunicação facilitam a interação. Gestão escolar.

Subjetividade e interacao nos foruns online. REA (livro): práticas colaborativas e políticas públicas. Uso de aplicativos para celular ganha força na escola. Tecnologia e educação sempre tiveram uma relação difícil, sobretudo dentro da sala de aula. Embora o modelo de escola tenha pouco se alterado com o passar dos anos, a cultura digital é uma realidade entre alunos e professores – o que tem desafiado a tradição. Com a disseminação dos smartphones, escolas, governos e demais instituições se voltam para potencializar essa tecnologia na melhoria do ensino e da aprendizagem.

A Fundação Lemann, por exemplo, vai iniciar uma nova linha de atuação voltada para aplicativos móveis de educação gratuitos. “A sociedade como um todo já viveu essa revolução tecnológica e, infelizmente, nesse contexto, a escola ficou para trás”, explica o diretor da fundação, Denis Mizne. “O caminho agora é proporcionar para alunos, professores e gestores escolares o que já é uma realidade fora da escola.”

Os resultados se referem a jovens de 9 a 17 anos de idade. A escola de Isabela vai passar a explorar um novo aplicativo focado no celular. Gratuidade. Formação. Ensino de línguas: passado, presente e futuro | Leffa | REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. ABAR, C. A. A. P.; BARBOSA, L. M. Webquest um desafio para o professor: uma solução inteligente para o uso da internet. ALMEIDA, M. ASHER, J. BRASIL. BRASIL. BRASIL. CLARK, A. COPE, B.; KALANTZIS, M. CURRAN, C.A. DÊ ADEUS ao mouse. DILLER, K.

EMMECHE, C.; KOPPE, S.; STJERNFELT, F. FOUCAULT, M. FREIRE. GATTEGNO, C. HERNÁNDEZ, F. KAPTELININ, V. KELLY, L. KUHN, T. KUMARAVADIVELU, B. KUMARAVADIVELU, B. KUMARAVADIVELU, B. KUMARAVADIVELU, B. KUMARAVADIVELU, B. LEFFA, V. LEFFA, V. LEFFA, Vilson J. LEFFA, V. LOZANOV, G. MACHADO, N. MATUSOV, E. MATUSOV, E. MICROSOFT to launch Xbox Kinect in November. MOULTON, W. PRABHU, N. PRADO, M. SANTOS, C. SCHLATTER, M; GARCEZ, P. SCHLATTER, M; GARCEZ, P. SCHÖN, D. THIOLLENT, M. TITONE, R. TRIP, D. VETROMILLE-CASTRO, R. VOLTAIRE. WIDDOWSON, H.G. Recursos Educacionais Abertos - Bianca Santana.

Presentation Software | Online Presentation Tools | Prezi. Homepage. 115 vídeo aulas gratuitas de Língua Portuguesa. Oi pessoal! O Canal do Ensino pesquisou e selecionou 115 vídeos gratuitos de língua portuguesa para você. O Português é uma das matérias mais importantes do ensino médio, porque ela é cobrada não apenas no Enem e nos vestibulares mas também nos concursos públicos e processos de seleção de diversas vagas de emprego. Veja uma relação das principais vídeos aulas grátis de Português: Acentuação Gráfica (11 videos) Adjetivos (6 videos) Adverbios (4 videos) Análise Sintática (6 videos) Artigo (2 videos) Conjunções (4 videos) Dicas Rápidas (6 videos) Estrutura das Palavras (5 videos) Fonemas (12 videos) Formação das Palavras (5 videos) Interjeições (1 video) Novo Acordo Ortográfico (12 videos) Numerais (2 videos) Ortografia (5 videos) Palavras Denotativas (1 video) Preposições (4 videos) Pronomes (8 videos) Substantivos (9 videos) Verbos (12 videos) Aproveite!

Jogo Na Trilha do Saci - Ludo Educativo - Uso dos por quês. Só Português. Jogo da forca. Jogos Língua Portuguesa - Ludo Educativo. Jogos Educativos - Língua Portuguesa. PORTUGUÊS: JOGOS EDUCATIVOS E PEDAGÓGICOS, ALFABETIZAÇÃO, PASSATEMPOS E ATIVIDADES ESCOLARES COM PALAVRAS E LETRAS | JOGUE E APRENDA ON-LINE | IDEAL PARA PAIS, PROFESSORES E ALUNOS | GRÁTIS. Ludo Primeiros Passos - Ludo Educativo - Brincando com letras, palavras e sílabas.

Dicionário Priberam - Língua Portuguesa. O Dicionário Priberam para Android permite a consulta de 16 dicionários integrados em um único aplicativo: 4 dicionários de português contemporâneo (português do Brasil e português de Portugal, com e sem Acordo Ortográfico) e 12 dicionários de tradução. A consulta dos dicionários requer conexão à Internet, podendo ser feita com ou sem as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. O Dicionário Priberam, com mais de um milhão de páginas vistas por dia, é o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, sendo regularmente atualizado. Quaisquer sugestões ou correções devem ser enviadas para dicionario@priberam.pt. Conjugador de Verbos da Língua Portuguesa. Exemplos de verbos para conjugar: amar ; haver ; ir ; querer ; por ; saber ; ser ; ter ; usar ; ver ; vir ; Interface criada pelo Grupo de Linguística da Insite Visite o Blog e álbum de fotos do Grupo de Linguística da Insite.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa | Academia Brasileira de Letras. 300 aplicativos educacionais abertos para usar em sala de aula. Já imaginou se uma tabela reunisse vários aplicativos livres para celulares e tablets do sistema Android? E se essa tabela também apresentasse indicações de quais disciplinas poderiam usar o recurso? Melhor ainda, não é? Pois agora isso existe, graças ao projeto “Software Educacional livre para Dispositivos Móveis”. Elaborada pelo professor Paulo Francisco Slomp e pelo estudante André Ferreira Machado, ambos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a tabela reúne 305 aplicativos, que podem ser usados como complemento para o processo de ensino-aprendizagem.

Desses, 78 servem para a educação infantil, 154 para os anos iniciais do ensino fundamental, 173 para os anos finais do ensino fundamental, 181 para o Ensino Médio e 203 para o Ensino Superior. Para quem não sabe, o nome software livre significa, no caso da tabela, que o aplicativo é um REA (Recurso Educacional Aberto). Os aplicativos que figuram na tabela começaram a ser analisados em abril de 2015.

Mudança de planos. 31 audiobooks grátis para download. Oficina: Língua Portuguesa. Para começar, é indispensável, trabalhando esta ou qualquer outra música em sala de aula, ouvi-la junto com os alunos. Seduzidos pela beleza da canção, envolvidos por sua atmosfera, os alunos já começam prestando atenção e gostando da atividade. Durante a aula, estarão sempre com a música na cabeça e trabalharão a letra pensando nela. As letras de música são criadas especialmente para aquele fim. Podem ser lindas como um poema, mas dependem da melodia e do ritmo para viver integralmente.

Depois de ouvir a música, vamos conhecer a letra de Construção, de Chico Buarque, e pensar nas possibilidades educativas que ela traz. (ouça) (Chico Buarque, 1971) Sala de Aula: gerencie o ensino e a aprendizagem.