background preloader

Curadoria

Facebook Twitter

Content Curation: A Beginner's Guide To Curating Content. Content curation is a valuable strategy for all content marketers. More than simply re-sharing content, curation is a way to provide extra value to your followers while highlighting your own industry expertise. Bonus: Download our free, customizable social media calendar template to easily plan and schedule all your content in advance. What is curated content? Curated content is content created by others that you select to share with your own audience. This could be a valuable blog post from a company in your field, expert advice from a relevant thought leader, or anything else that you think your audience will appreciate and enjoy. Just like a museum curator’s role is to choose the most important artifacts and artworks to display, your role as a content curator is to select only the best content to share with your followers.

This curated content definition isn’t complicated. Benefits of content curation 1. The bulk of that content will likely be produced in-house. 2. 3. 4. 1. 2. 2. 4. 5. Qual a diferença entre um curador do conhecimento e um bibliotecário? – Bibliotecários Sem Fronteiras. Dia 2/06 aconteceu na Livraria Cultura – Companhia das Letras uma seção do Encontros Criativos, promovido pela jornalista Mariana Castro com os sócios fundadores da Inesplorato, Débora Emm e Roberto Meirelles. Eu e Ana Marysa fomos lá pra conferir um pouco mais sobre o empreendedorismo deles e entender como funciona a empresa e seu processo de curadoria de conhecimento.

Resolvemos escrever este post juntas falando um pouco sobre o que ouvimos e entendemos, deixando nossos comentários, que praticamente coincidiram, [entre chaves e em rosa]. Buscando na internet é possível achar várias entrevistas e referências do trabalho da Inesplorato, mas a nossa intenção foi selecionar o que consideramos insights para a área. Fiquei sabendo da empresa através da Ana – que já participou de um dos meet.ups deles – e achei o trabalho que eles fazem bastante próximo do que fazemos mas com alguns diferenciais.

A empresa [Aliás, quem trabalha na área do conhecimento deve se atentar a isso. As caixas. Nextpedia. A era da curadoria. 10 Content Curation Tools Every Marketer Needs. The beauty of Next Draft is the personal touch and context Dave Pell gives to each story. If I wanted a bunch of browsable links, I’d go to an aggregator like popurls.com or AllTop. And sure, I still use aggregator sites, but my brand loyalty to them is almost as low as my brand loyalty to Spirit Airlines. I’d be the first to drop one if a better aggregator came along. The personal touch creates a unique bond between curator and reader that aggregators haven’t figured out how to humanize or duplicate yet.

Smart brands understand that value isn’t just measured in dollars and cents. Value can also be measured in time or information. Your customers have demands on their time and can’t possibly keep up with all the latest news in their industry. If you can deliver a curated experience that saves your customers time in getting the information they need faster, you’re on your way to building trust and loyalty. Customers grow tired of brands ceaselessly promoting their own wares. 1) Pocket. O que é ser curador de conhecimento? Tulio Custódio, curador de conhecimento.

Curadoria de Conteúdos – o que é e por que fazer – Gestum. Muito comum em museus ou livrarias, o papel de curador está ganhando força na aprendizagem corporativa. A expressão curadoria vem do latim “curare” e significa tomar conta, cuidar. Em seu ambiente tradicional, o curador é o especialista encarregado de selecionar e cuidar da coleção de uma instituição, envolvendo-se com a interpretação desse material.

Da mesma forma que um curador de museu preocupa-se em criar exposições que tenham uma linha simbólica coerente, um curador de conteúdos precisa oferecer materiais úteis que, em conjunto, agreguem ao conhecimento daqueles que os consumirem. Com a popularidade do e-Learning, as organizações se tornaram responsáveis por fornecer conteúdo de qualidade para que seus treinandos possam se autodesenvolver. Daí a importância do papel da curadoria. A distância entre o treinando e o conteúdo ideal Em seu processo de autodesenvolvimento, é natural que o treinando sinta a necessidade de aprimorar habilidades e competências específicas.

Curadoria de Conteúdos: O que é? Quem faz? Como faz? | GGN. Sex, 06/06/2014 - 22:15 Atualizado em 30/06/2014 - 20:34 Por: Eliana Rezende O termo inquieta muita gente e, pela banalização de seu uso em diferentes meios comunicacionais, causa a impressão de que ao final qualquer um pode realizar a Curadoria de Conteúdos, ou como alguns preferem chamar Curadoria Digital ou Curadoria Informacional. Em todos os casos, a questão circundante não muda muito e por uma questão que é muito mais pessoal do que de qualquer coisa, opto chamá-la aqui de Curadoria de Conteúdos, já que Informação é a matéria-prima com a qual se lida e não utilizo Digital, por crer que o curador pode e deve atuar utilizando a produção de conteúdos para quaisquer suportes. Já há algum tempo venho pensando em como falar a respeito do tema, tomando em conta especificamente a visão que tenho a partir de diferentes leituras.

Talvez, devêssemos começar pelo contrário, e estabelecer o que Curadoria não é.Observe:1. Gostaria de analisar cada uma em separado: Curador de conteúdosO que é? 2. 3. Mappa: uma curadoria de conteúdo para sair da bolha. A história da Inesplorato (empresa responsável pelo Mappa) começou lá em 2010, com uma proposta de entregar uma curadoria de conteúdo muito exclusiva e totalmente analógica. A equipe fazia uma entrevista super profunda com os clientes e depois passava um tempo pensando e pesquisando conteúdos que seriam bacanas para aquela pessoa. Mas não estamos falando apenas de conteúdos relevantes para o trabalho profissional. Estamos falando de qualquer tipo de conteúdo que possa ser legal e fazer diferença na vida. A entrega geralmente era feita com uma caixa cheia de livros, textos, DVDs, CDs. Sete anos depois a Inesplorato conseguiu achar um jeito de tornar essa curadoria de conteúdo escalável e chegar em muito mais gente.

Como funciona Eu já me cadastrei, mas ainda não tive tempo de explorar completamente a ferramenta. Por enquanto os primeiros três meses são gratuitos e depois o custo é de R$ 10,00. Como falei, ainda estou no começo. Clique aqui para conhecer o Mappa. Relacionado Em "Vagas" Curadoria de conhecimento | CMM – Desenvolvimento de sites Blumenau, Criação de e-commerce Vale Europeu SC. Curadoria de Conhecimento é uma inovação em serviços surgida em uma época marcada pelo excesso de informações e conteúdos vindos de diversas fontes e formatos. Esta abundância de informação por diversas mídias trouxe ansiedade, confusão e diversos tipos de questionamentos, tanto para dirigentes empresariais quanto para as empresas como um todo.

O Curador de Conhecimento atua com diversos temas pré-determinados, para empresas e executivos de diversas áreas. Um pacote de informações é analisado e disponibilizado sobre o assunto em questão, tais como links de artigos, sites na internet, indicação de filmes e obras publicadas, indicação de artigos de jornais e revistas, palestras proferidas por pensadores diversos, vídeos produzidos e disponibilizados, indicação de blogs especializados etc. Alcance de resultados: Compartilhe em suas redes! Tangible Things: Discovering History Through Artworks, Artifacts, Scientific Specimens, and the Stuff Around You. Curadoria de Conteúdo: o que é, por que fazer e como começar. Curadoria de Conteúdo é um conceito que poderá ajudar em sua estratégia de marketing de conteúdo. Então aprenda como se aproveitar disso! Acesse! É arriscado falar que estamos no ápice da era da informação, afinal de contas, a tecnologia está evoluindo de uma forma tão rápida, que o futuro se torna imprevisível.

No entanto, não é difícil perceber que estamos cada vez mais cercados de informação e conteúdo, principalmente com o advento das mídias sociais, e é comum encontrarmos pessoas com dificuldades para administrá-las. Espera, mas qual a relação disso com a curadoria de conteúdo? Afinal, o que é a curadoria de conteúdo? Quando o empreendedor resolve apostar em marketing de conteúdo, basicamente ele terá duas opções: A criação ou a replicação de informações presentes na web, processo feito normalmente através das mídias sociais ou do e-mail marketing. No entanto, quando escolhe realizar exclusivamente a segunda opção, logo ele encontrará algumas dificuldades. Comece pelo funil de vendas. FESPSP - Curadoria como ferramenta de gestão de conteúdos. TCC Biblio 2015 Curadoria como ferramenta de gestão de conteúdos As alunas Ana Beatriz Serpeloni e Leticya Elizabeth Graça de Souza, estarão apresentando seu TCC CURADORIA: FERRAMENTA PARA GESTÃO DE CONTEÚDO NAS ORGANIZAÇÕES, dia 9 de dezembro, às 21h00, na sala 66.

Estudo avalia a importância de uma boa ferramenta de gestão de conteúdo dentro das organizações. Este trabalho foi orientado pelo professor Francisco Lopes Aguiar e contará com as professoras Adriana Maria de Souza e Valéria Martin Valls na banca. O uso da informação sempre fez parte da história da Humanidade. Contudo, no atual contexto, ela passou a desempenhar papel de destaque, assumindo valor igual ou superior aos outros recursos organizacionais.

Neste trabalho apresentaremos uma explanação sobre os conceitos de Dados, Informação e Conhecimento, além de apresentar os principais desafios na gestão de conteúdos (como a abundância informacional e a qualidade das informações) e o contexto organizacional na atualidade. Serviço. Online Education in 2025: Here's What to Expect. Technology Is the Great Amplifier of Our Humanity. Are MOOCs the 'Digital Albums' of Education? From Standard Education to 'Marginal Learning' A curadoria na educação e os desafios no papel do professor - InfoGeekie. Transitando pelo mundo web, tive a oportunidade de me deparar com uma palestra do professor Mário Sérgio Cortella que me inspirou a escrever esse texto explorando a curadoria na educação. A palestra era sobre o seu novo livro, em co-autoria com o jornalista Gilberto Dimenstein, de título A Era da Curadoria – O Que Importa É Saber o Que Importa!.

Durante o vídeo, ele discute os diferentes papéis do professor nos dias de hoje, considerando as relações entre as práticas sociais, as novas tecnologias e os caminhos para educação, e defende a ideia de que, no mundo em que vivemos, com essa avalanche de informações, o conceito de curadoria deve ser apropriado pela educação e, fundamentalmente, pelo professor.

As palavras do professor reverberaram em minha mente e me trouxeram algumas reflexões, mas antes vamos falar sobre a curadoria em si e você já vai compreender a importância do assunto. Curadoria na educação: O que significa ser um curador? E o professor, o que tem a ver com isso? III. IV. Why Organizations Need Chief Knowledge Curators — Chief Learning Officer. Essay, Strategy Organizational knowledge is like currency. When spent the right way, the dividends compound like the fastest growing interest. To ensure that his team is always in tune and aligned with a common approach to drive strategic vision, Amazon.com Inc.’s CEO Jeff Bezos created a corporate book club; he requires his team to read books curated by himself. Leaders like Bezos understand how the absence of structured knowledge sharing creates room for unproductive discussions, silos and lack of genuine commitment to the execution effort.

On the other hand, with leader-led knowledge sharing, organizations can influence behavioral shifts that align their vision with those of their employees, customers, stakeholders and communities. Leaders recognize that effective execution is greater than half of the leadership challenge when it comes to improving performance via strategic change. Understand what your employees are trying to accomplish. A New Model for Corporate Learning. A slow but steady revolution is occurring in the world of learning. If you have a child between the ages of 5 and 18 living at home, you’re probably seeing it unfold every day. Want to confirm you got your math problem correct? Just ask Siri. Need to understand how weather balloons work for a science project? Check out The Weather Channel Kids Web site. The future of learning is here and it’s digital, social, continuous, and highly immersive. Static online-learning tools, such as asynchronous simulations and narrated slide decks, are not engaging enough to be effective as a replacement for live training, however.

CGI, a global IT consulting company with 68,000 employees, was struggling with this very problem. The move to continuous, on-demand learning is also saving CGI money and enabling it to onboard new consultants faster. Workforce and economic drivers for learning transformation The same forces that drove CGI to abandon the classroom are being felt across industries. Don't Be A Curator, Be A Creator. Achieving quantum leaps through disruption and using data in new contexts, in ways designed for more than just Generation Y — indeed, the digital transformation affects us all. It’s time for a detailed look at its key aspects. Data finding its way into new settings Archiving all of a company’s internal information until the end of time is generally a good idea, as it gives the boss the security that nothing will be lost.

Meanwhile, enabling him or her to create bar graphs and pie charts based on sales trends – preferably in real time, of course – is even better. But the best scenario of all is when the boss can incorporate data from external sources. Quantum leaps possible through disruption While these advancements involve changes in existing workflows, there are also much more radical approaches that eschew conventional structures entirely.

Harnessing these benefits requires the application of innovative information and communication technology, especially the kind termed “disruptive.” How the Digital Age Is Pushing The Need For Culture Change. When you think of operating in the digital age things like automation, mobile computing, cloud computing and social media come to mind. All of these combined have created an environment where more information can be accessed, faster. Technology and the digital age have been the enablers of faster processing, rapid communication and enhanced visibility of information. These have helped people get more work done from their time and be much more informed about various things.

Search engines like Google, web encyclopedias like Wikipedia, and videos on YouTube have helped people acquire new skills and knowledge. You could say these technologies have empowered people with a lot of information that was harder to access a generation ago. Similarly, social media (Facebook, LinkedIn, Twitter, and others) have enabled people to voice their opinions and share information while organizations have enjoyed more visibility of their brands. What’s The Power of Social Media? Analog Versus Digital Culture. 5 Top Designers on How to Make Products People Will Love.