background preloader

SOS Concurseiro

Facebook Twitter

Veja o que é cobrado nos concursos de níveis fundamental e médio. Dicas quarta-feira, 13 de março de 2013 Candidato pode começar os estudos antes de publicação do edital. Lia Salgado dá dicas para concursos de níveis fundamental e médio. Conhecer as áreas de concurso público pode ajudar o candidato a escolher quais concursos são do seu interesse. Além disso, isso permite que o estudo seja iniciado de imediato, antes mesmo da publicação do edital, a partir das matérias básicas cobradas nos concursos da área escolhida. Para ajudar nessa tarefa, preparamos uma relação com as principais áreas existentes, as disciplinas que costumam constar do conteúdo programático e quais são os concursos relacionados.

Nível fundamental Quem tem apenas o nível fundamental de escolaridade - em alguns casos, mesmo incompleto - também pode participar de um concurso público. Os salários variam de acordo com o órgão contratante e o cargo. As disciplinas mais cobradas em concursos de nível fundamental são português e matemática. Nível médio administrativo Novidades no BB Fonte: G1. DF: Urgência para qualificar o servidor. Servidores terça-feira, 19 de março de 2013 Céditos: Divulgação Não surpreende o fato de o Distrito Federal ter mais funcionários públicos que as demais unidades da Federação. O DF acumula duas funções — a de estado e de município. Eis por que o Legislativo local se chama Câmara Legislativa — mistura de câmara de vereadores e de assembleia legislativa. O representante eleito também tem denominação diferente.

Em vez de vereador ou deputado estadual, é deputado distrital. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), divulgada semana passada pelo IBGE, 1,6% da população brasileira compõe quadros das burocracias estadual e municipal. Dizem que os números não mentem jamais. Apesar do empenho e da premiação da meritocracia, os servidores da capital da República ocupam o 16º lugar em instrução. No período da construção, inauguração e crescimento da cidade, muitos brasileiros sem a qualificação adequada ocuparam cargos na administração pública. Fonte: Correio Braziliense. Juízes leigos terão de prestar concurso público. Juízes Leigos quarta-feira, 20 de março de 2013 Céditos: CNJ Os juízes leigos terão de ser aprovados em “processo seletivo público” para atuar nos juizados especiais. É o que define a resolução que regulamenta a atividade, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça nesta terça-feira (19/3). O texto prevê que os candidatos ao posto devem ser advogados com pelo menos dois anos de experiência.

A seleção será feita por meio de provas e avaliação de títulos, sob critérios objetivos estabelecidos pelas coordenações estaduais do sistema de juizados especiais. De acordo com a resolução, o exercício da função é temporário e não gera vínculo empregatício ou estatuário. A resolução determina ainda que os juízes leigos deverão receber capacitação do tribunal de, no mínimo, 40 horas, observando os conteúdos programáticos listados no Anexo I da resolução. Os juízes leigos ficam proibidos de advogar nos juizados especiais da sua respectiva comarca enquanto estiverem atuando como tal.

Auditores atuam como guardiães do trabalhador. Ministério do Trabalho segunda-feira, 25 de março de 2013 Atribuições desses profissionais vão do combate ao trabalho escravo à cobrança do cumprimento de direitos trabalhistas. Concurso é aberto a quem tem formação superior em qualquer área Os auditores-fiscais do trabalho são os profissionais responsáveis por assegurar o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego. Eles são responsáveis, por exemplo, por fiscalizar o recolhimento correto do FGTS, e o pagamento dos salários, das horas extras e do 13º salário.

Também têm assumido importante no combate ao trabalho escravo. Só em 2012, segundo relatório da Fiscalização do Trabalho, foram libertados 2.354 trabalhadores por auditores fiscais do trabalho de condições análogas à escravidão, resultado de 120 ações fiscais em todo o país. Multidisciplinar “Não é exigida uma especialização definida. MPU: Professor explica mudanças nos critérios de técnico. Dicas sexta-feira, 22 de março de 2013 Céditos: Divulgação Dada a largada no concurso do Ministério Público da União (MPU) nesta quinta, dia 21, muitos candidatos se mostraram descontentes com o momento de divulgação do edital, que ocorreu apenas um dia depois da escolha da organizadora (Cespe/UnB).

Para quem vinha se preparando para a seleção, a publicação, além de causar surpresa, trouxe más notícias: alterações no conteúdo programático. Para analisar o edital e apontar as mudanças que o documento trouxe, que abrangem também os critérios de aprovação, a FOLHA DIRIGIDA entrevistou o diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella. Estrella aconselhou os candidatos a não deixarem nenhuma questão em branco. O professor falou ainda sobre as mudanças no conteúdo para técnico administrativo, de nível médio.

Para quem ainda não começou a estudar, o diretor pedagógico indica uma rotina de preparação. Fonte: Folha Dirigida. Concursos: Bancas são alternativa para material didático. Dicas segunda-feira, 25 de março de 2013 Céditos: Divulgação Candidatos buscam por variedade, organização das lojas e qualidade dos produtos Rio - Na busca por material didático para concursos públicos, bancas de jornal especializadas são boa alternativa para os candidatos. Com espaços pequenos, mas organizados, é possível encontrar desde apostilas direcionadas para seleções específicas a livros-aula e cadernos de exercícios. A consultora comercial Erika Pereira de Aguiar, 33 anos, tem planos de fazer concursos no futuro, mas já está se preparando. Ela conta que prefere comprar material didático nas bancas a ir a livrarias.

“Gosto da organização das bancas, me ajuda a escolher. Já o estudante Fabrício dos Santos Martins, 17 anos, vai fazer concurso para o cargo de fuzileiro naval na Marinha e diz que prefere as bancas por causa da praticidade: “Eu passo por aqui todos os dias, então sempre aproveito para entrar e dar uma olhada nas apostilas para ver se tem alguma coisa nova”. Fonte: O Dia. Vencer o desânimo e superar as dificuldades. Dicas terça-feira, 19 de março de 2013 Vira e mexe encontro meus queridos alunos com carinhas desanimadas. Eu sei que há certas horas em que bate um desânimo. Isso é fato! Ainda mais quando você já está nesse processo de preparação há algum tempo. Se você se encaixa nessa situação, neste exato momento, talvez ainda não tenha percebido que a diferença entre o candidato vitorioso e o outro é até que ponto ele tem certeza de que está preparado para superar essa fase.

Não desanimar é fundamental para quem pretende conquistar uma vaga no setor público. Dificuldades sempre existirão, seja em que carreira for, em que área for. Uma dica para seguir em frente é dedicação com paciência, porque pode mesmo demorar o seu ingresso no serviço público. Mais tarde, ao final desse período determinado com antecedência, aposto como você vai ver o quanto foi importante ter disciplina na preparação. Cláudia Jones é especialista da Academia do Concurso Fonte: JC Concursos. Conciliar hora de estudo e trabalho exige disciplina. Dicas segunda-feira, 1 de abril de 2013 Céditos: Divulgação Segredo é organizar o tempo disponível na preparação para as provas dos concursos Rio - Uma das maiores dificuldades dos candidatos a concursos públicos é conciliar o trabalho com os estudos. Para se dedicar às duas atividades, sem prejudicar a qualidade de vida, o segredo é a organização.

“Quando já se sabe o que vamos estudar, é hora de abrir espaços na agenda, fazer uma planilha com os dias da semana divididos em horas, marcar todos os compromissos e ocupar o tempo disponível com o estudo das primeiras disciplinas”, aconselha o especialista. Se possível, o candidato deve planejar o horário de trabalho para que sobre tempo no fim do dia para se dedicar à preparação para o concurso. “O candidato deve começar a trabalhar durante a manhã para fugir do trânsito e evitar o estresse das conduções lotadas. Alguns tipos de emprego, no entanto, têm níveis de cobrança que tornam mais difícil para o candidato conseguir um tempo livre. Tire suas dúvidas sobre recursos e cadastro reserva. Direito do Candidato sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 Especialista detalha como garantir o direito à posse e à nomeação tendo a via judicial como a última escolha Pâmela Lee Hamer, do JCConcursos A interposição de recursos e o medo de não ser convocado em concursos abertos somente para a formação de cadastro reserva desestabilizam qualquer candidato, por mais bem preparado que esteja dos pontos de vista racional e emocional.

Para afastar essa insegurança e conceder ferramentas que ajudem os concursandos a alcançarem a carreira pública desejada, o Jornal dos Concursos & Empregos conversou com o advogado especialista em concursos públicos, Sérgio Camargo. O profissional responde a perguntas frequentes, exemplificando a forma correta de redigir um recurso para ter as solicitações atendidas e como garantir a posse se um terceirizado ocupou o posto, entre outras dúvidas. Recursos Em que casos a pessoa pode interpor recursos? Como o recurso é julgado? Eu acho a ideia até bastante boa.

Entenda quais são os direitos do candidato em um concurso público. Direito do concurseiro quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 Céditos: Divulgação Aprovado em cadastro de reserva será chamado? Validade pode estender? Lia Salgado responde a estas e outras dúvidas comuns entre os candidatos. Recebemos frequentemente dúvidas sobre direitos dos candidatos a concursos públicos. Aprovado em cadastro de reserva pode ser ou não chamado?

Em primeiro lugar, para um concurso acontecer, é preciso haver um pedido e a autorização para a realização do mesmo – que poderá sair com número menor de vagas do que o solicitado. A partir daí, será escolhida a banca organizadora do concurso e publicado o edital. O que temos de concreto hoje - Decreto federal 6.944/09 (veja aqui) – Estabelece algumas regras para a realização dos concursos e publicação de editais nos artigos 10 a 19. . - Decreto 43.876/12 RJ (veja aqui) - Vale para concursos públicos do Poder Executivo e das entidades de administração indireta do estado do Rio de Janeiro. . . Em tramitação Fonte: G1. Governo evita aposentadoria de servidores. Aposentadorias terça-feira, 5 de março de 2013 Céditos: Divulgação Com abono, 80% dos que se aposentariam preferem continuar trabalhando BRASÍLIA - Para evitar a perda de profissionais qualificados do serviço público em condições de se aposentar, o governo federal ampliou nos últimos anos o gasto com o chamado abono permanência, gratificação paga para o servidor continuar na ativa.

Mais do que o peso dessa despesa nas contas públicas (R$ 954,8 milhões em 2012 pagos a 95.166 trabalhadores, com gasto médio mensal de R$ 836 por servidor), a prática evidencia distorções no sistema do funcionalismo. A principal é que, segundo estimativa do próprio governo, na média dos últimos cinco anos, 80% dos que adquirem o direito à aposentadoria preferem continuar trabalhando, o que interessa aos dois lados. Ainda em idade produtiva, muitos potenciais aposentados preferem continuar trabalhando com uma gratificação a mais.

. - O abono influenciou. . - É mais barato para o governo pagar o adicional. Seis pedras no caminho dos concurseiros da área jurídica. Dicas quinta-feira, 7 de março de 2013 Céditos: Divulgação Confira quais são as maiores dificuldades dos candidatos, na opinião de três especialistas em concursos públicos São Paulo – O ano de 2013 está sendo movimentado para os concurseiros da área jurídica. Além de haver 59 concursos públicos em andamento espalhados por todo o país, há ainda a previsão da abertura de mais 60 processos seletivos para selecionar juízes, promotores, delegados, defensores e procuradores. É a chance para muita gente garantir uma oportunidade de carreira pública. Mas, conquistar a tão sonhada aprovação não é tarefa das mais simples. O conteúdo exigido pelos editais é complexo, as provas são longas e a concorrência é grande.

Exame.com consultou três especialistas em concursos públicos da área jurídica para saber quais as maiores dificuldades no caminho dos concurseiros. 1 - Raciocínio lógico “Por ser uma disciplina fora do âmbito do direito, os concurseiros precisam estudar mais”, diz ele. 2 - Informática. Direito Subjetivo à Nomeação do aprovado no Concurso Público. Retomando os textos da categoria Direito dos Concursos, eis que surge mais um precedente importante, avançando e aperfeiçoando a tese do direito subjetivo às vagas previstas no edital.

E no caso, conforme veiculado no Informativo de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no. 511, o entendimento adotado vai além das vagas previstas no edital. Nos termos do mencionado precedente, a tese adotada foi de que “…o candidato aprovado fora das vagas previstas originariamente no edital, mas classificado até o limite das vagas surgidas durante o prazo de validade do concurso, possui direito líquido e certo à nomeação se o edital dispuser que serão providas, além das vagas oferecidas, as outras que vierem a existir durante sua validade.” (MS 18.881-DF). E um detalhe relevante é que não se trata de precedente de Turma, mas da 1ª seção do STJ. Mais jovem juiz federal do Brasil dá dicas de estudo. Dicas segunda-feira, 4 de março de 2013 Céditos: Roberta Rocha/G1 Piauiense Pedro de Oliveira Santos foi aprovado em 1º lugar para juiz federal.

Magistrado dá dicas de como conseguir uma aprovação em concurso público. “Não sou superdotado. Todos os resultados que obtive são fruto da determinação e de muito esforço”. A fala é do piauiense Pedro Felipe de Oliveira Santos, que aos 25 anos se tornou o mais jovem juiz federal do país. Foi com essa receita, que Pedro Santos conseguiu ser aprovado para procurador do estado de Alagoas, defensor público do estado do Piauí (em 1º lugar), defensor público do estado de Alagoas, Defensor Público da União (em 1º lugar) e juiz federal (1º lugar). Para o jovem magistrado os concurseiros não devem encarar as provas com medo ou receio.

Em entrevista ao G1 Piauí, Santos fala sobre estudos, aprovações e a importância das derrotas para a vitória futura. A aprovação em primeiro lugar foi uma grande surpresa! G1 - Qual era sua rotina de estudo? Fonte: G1. O tirar mais proveito das aulas preparatórias? Dicas quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 Céditos: divulgação Quem opta por ingressar numa carreira pública e se matricular em um curso preparatório precisa se programar e tirar o máximo proveito do curso que vai fazer. É de extrema importância que o candidato tenha como quesito de decisão na escolha de uma instituição para o curso preparatório a relevância dessa instituição nos concursos, ou seja, é importante pesquisar os antecedentes da escola e verificar se ela dispõe de cursos específicos para o seu tipo de concurso. Para poder ter o melhor desempenho possível nos estudos é preciso conhecer profundamente seu nível de preparação para a carreira almejada e as suas capacidades, tanto físicas quanto mentais.

O candidato vai perceber que o espírito dessa nova situação é ter foco e disciplina para adaptar-se ativa e produtivamente a uma rotina de estudo de alto rendimento e, assim, manter desde o início o ritmo dessa nova etapa de ascensão no saber. Não existe fórmula mágica para passar. 1. William Douglas: "2013 é o ano dos concursos" Português, a matéria que desempata nas provas. Concurseiro: como e quando botar o seu bloco na rua. 6 erros que minam as chances de aprovação em concursos. Concursos públicos estão no alvo do Congresso em 2013. Dicas para vencer a relação 'candidatos por vaga' dos concursos. Concurseiros se unem para reduzir custo de material. Concursos: como encontrar seu lugar no setor público. Aprovados em CR têm direito à nomeação se houver vagas. Entrevista: Israel Batista comenta Lei Geral dos Concurso do DF. Artigo: Modernização da gestão pública exige Lei de Concursos.

Artigo: Aprovado para cadastro de reserva tem direito a nomeação. 2013, o ano dos concursos públicos. Mais de 72 mil vagas em concursos pelo país. Juiz federal mais jovem do país dá dicas especiais de estudo. Relógio biológico como aliado dos concurseiros. Artigo: Saiba quais são os 20 principais erros dos concurseiros. Qual é a receita para ser aprovado em concursos públicos?