background preloader

Antropologia

Facebook Twitter

Antropologia Inbox

Etnografia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Etnografia

A etnografia (do grego έθνος, ethno - nação, povo e γράφειν, graphein - escrever) é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito. A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Neste caso, este trabalho de campo se dá por meio do contato intenso e prolongado (que pode durar até mesmo mais de um ano) do pesquisador com a cultura do grupo para descobrir como se organizam seu sistema de significados culturais. [1] O etnógrafo pode ser considerado um instrumento humano.

Etnografia

Etnologia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia, no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas e das civilizações.[1] Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico.

Etnologia

Assim, atualmente se diz que etnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica identificável, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades. O etnógrafo observa as diferenças entre as sociedades,[2] desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais.

Etnologia

Indigenous Peoples of the world. Eduardo Viveiros de Castro: 'O que se vê no Brasil hoje é uma ofensiva feroz contra os índios' RIO - Certa vez, ao dar uma palestra em Manaus, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro deparou-se com uma plateia dividida entre cientistas e índios.

Eduardo Viveiros de Castro: 'O que se vê no Brasil hoje é uma ofensiva feroz contra os índios'

Enquanto apresentava suas teses sobre o perspectivismo ameríndio, conceito desenvolvido a partir da cosmologia dos povos com que estudou na Amazônia, notou que a metade branca da plateia ia perdendo o interesse. No fim da palestra, diante do silêncio dos cientistas, uma índia pediu a palavra para alertá-los: “Vocês precisam prestar atenção ao que o professor aí está dizendo. Ele está dizendo o que a gente sempre disse”. O pensamento moderno – afanando ideias...: Rousseau, Kant e a "história conjectural" "Comecemos, então, por afastar todos os fatos, pois que não levam à questão.

O pensamento moderno – afanando ideias...: Rousseau, Kant e a "história conjectural"

Não se deve tomar as pesquisas, as quais podem introduzir o assunto, por verdades históricas, mas apenas por raciocínios hipotéticos e condicionais, mais apropriados a esclarecer a natureza das coisas do que mostrar sua verdadeira origem, semelhantes a estes que quotidianamente fazem nossos físicos sobre a formação do mundo. "Rousseau, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Introdução. "(...) mas se nos puséssemos a tecer uma história sobre conjecturas [...] tal obra mereceria quando muito o nome de ficção romanesca. Difusionismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Difusionismo

Difusionismo é a teoria que trata do desenvolvimento de culturas e tecnologias, particularmente na história antiga. A teoria sustenta que uma determinada inovação foi iniciada numa cultura específica, para só então ser difundida de várias maneiras a partir desse ponto inicial. De acordo com o difusionismo, presume-se que uma inovação maior (como por exemplo, a invenção da roda) tenha sido criada num tempo e local particular para então ser passada para populações vizinhas através de imitação, negociação, conquista militar ou outras maneiras. Dessa forma, a inovação irradia lentamente de seu ponto de partida. A teoria pode ser aplicada a temas artísticos, crenças religiosas ou qualquer outro aspecto da cultura humana. The Hazards of Predicting Divorce Without Crossvalidation.

Consensual Non Monogamy

Ashley Madison data posted online. A huge database of user information stolen from extramarital affairs website Ashley Madison has been posted online.

Ashley Madison data posted online

The compressed 10GB file was posted to the dark web late on Tuesday and has since been shared widely across the dark web. The data dump contains the usernames, first names, last names, street addresses and more of some 33 million users. Partial credit card details are also included in the file, along with records documenting 9.6 million transactions and 36 million email addresses going back seven years. Among the email addresses were more than 15,000 accounts created with US .mil or .gov email addresses. As well as user data the file also contains internal documents from Ashley Madison including employee credentials, charts, contracts and sales documents. Passwords included in the leak are hashed using the secure bcrypt algorithm. Physical descriptions created by users are also in the data dump. "This dump appears to be legit. (Brasil) Eduardo Viveiros de Castro, o antropólogo contra o Estado. Eduardo Viveiros de Castro (nasceu em 1951) é um antropólogo brasileiro, professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

(Brasil) Eduardo Viveiros de Castro, o antropólogo contra o Estado

Sobre ele, Claude Lévi-Strauss, seu colega e mentor, disse: “Viveiros de Castro é o fundador de uma nova escola na antropologia. Com ele me sinto em completa harmonia intelectual”.