background preloader

Entrepreneurship & Social Impact

Facebook Twitter

Como Elaborar um Pitch (quase) Perfeito. I – Introdução O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O pitch deve tanto poder ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado por 3 a 5 slides. Ele deve conter basicamente: 1. Qual é a oportunidade. 2. Estes tópicos são genéricos, pois cada negócio tem suas peculiaridades, assim o que importa realmente é conseguir demonstrá-los sucintamente na sua apresentação.

Lembrar também que não existe fórmula universal, pois cada investidor tem um interesse distinto, assim, é possível que tenha de elaborar 2 ou 3 versões do seu pitch para apresentar conforme o perfil do ouvinte. II – A Apresentação Detalho abaixo como elaborar cada slide do Pitch com base no modelo de apresentação em PowerPoint em www.anjosdobrasil.net/pitch.html: Slide 1 – Identificando a Oportunidade Slides 2 e 3 – Apresentando a sua Solução Cassio A.

Media Education Lab. 10 livros de empreendedorismo para 2015. Empreendedores que desejam crescer e melhorar o seu negócio também precisam reservar um tempo para ler e investir na formação contínua. Muitas empresas já passaram pelos mesmos problemas e algumas soluções podem ser encontradas em livros de empreendedorismo. Com a ajuda de Fernando Rivera, da Start You Up Accelerator, e Luiz Guilherme Manzano, da Endeavor, EXAME.com listou dez obras que todo dono de uma pequena empresa ou startup deveria ler neste ano. Confira 10 livros de empreendedorismo para ter na estante em 2015: Nesta obra, o autor mostra que é possível dobrar seus lucros e cortar custos sem ter que sacrificar o valor da sua empresa. “Dobre Seus Lucros”, Bob Fifer (Editora Agir, a partir de R$ 24,90) 2. Muitos empreendedores sofrem quando o negócio está crescendo e acabam um pouco perdidos com a situação. “Growing Pains”, de Eric G. 3.

Como crescer e criar valor no mercado? “Grow to Greatness”, de Edward D. 4. Por que algumas empresas falham e outras conseguem ter sucesso? Meet the Aspirationals. 7 séries para empreendedores. Sim, a TV transcendeu a tela à qual estávamos acostumados, mas é certo que empreendedores ainda podem se beneficiar muito dela. Isso porque séries são uma ótima forma de aproveitar o momento de lazer para também aprender um pouco.

E cada vez mais as lições dessas superproduções são sobre negócios – um ótimo sinal, nós diríamos. Aqui, separamos 7 exemplos de séries que têm muito a ensinar sobre empreendedorismo e gestão. Então escolha a que preferir, se aconchegue no sofá e bom proveito! Meu Start Esse está saindo do forno: o primeiro episódio do “Meu Start” foi ao ar semana passada na Record News. É a primeira vez que empreendedorismo vai ser discutido em rede nacional com essa abordagem e destaque (o Meu Start é o único dessa lista que passa em TV aberta, infelizmente). Shark Tank Imagina ser jogado em um tanque de tubarões: se você não está preparado, você já era. Guest Shark Troy Carter gives Mr.

O Negócio Suits Silicon Valley Undercover Boss O Sócio As lições são incontáveis. Leia mais: GoodPeople App. Grandes líderes dizem o que fazer na crise. “Nunca conheci pessimista bem sucedido”, já disse Jorge Paulo Lemann. Na turbulência que vive o Brasil nos últimos tempos, a afirmação não poderia ser mais poderosa. É por isso que em momentos incertos, o empreendedor tem uma certeza: olhar para frente. Esse foi o mote do CEO Summit, um dos maiores eventos de empreendedorismo do país, realizado pela Endeavor Brasil, EY e Sebrae, no último dia 22 de outubro. Os destaques foram muitos, garantidos por painéis com nomes como Guilherme Leal e Pedro Passos, co-fundadores da Natura, Jorge Gerdau, da Gerdau, e Constantino Jr, fundador da Gol.

Mas quando o assunto é se sair bem na crise, alguns cases e lições resumem bem o tom da conversa. Confira abaixo os conselhos de 6 grandes líderes para você aproveitar as oportunidades da crise: “A gente dobra, mas não quebra” Claudia Sender, TAM “Lembro sempre da piadinha: Dois amigos estavam em um safari, um deles avista um leão e diz: ‘Um leão!

Não adianta ficar só na retranca. Guibert Englebienne, Globant. Podcasts que todo empreendedor deve ouvir. Turnaround: como fazer na minha empresa. Geração Y: precursores de um movimento | Endeavor Brasil. A Geração Y, desde que a nomenclatura foi criada, vem dando o que falar. Para quem não sabe exatamente, é o nome dado às pessoas nascidas entre os anos 80 e 90. Uma geração que já beira os 30 anos e já está com presença sólida no mercado de trabalho. Mas você já parou para pensar como eles se comportam no mundo dos negócios? Quais seus objetivos? Como reter e engajar esses talentos? Diferente da Geração Z – aqueles nascidos a partir de meados dos anos 90, a Geração Y cresceu em meio as transformações que a internet causou no mundo.

A grande marca registrada da Geração Y talvez seja o empreendedorismo. E talvez você mesmo seja um empreendedor dessa geração. Afinal, o que a Geração Y quer? Talvez você, empreendedor, deve ter se identificado com a descrição acima. Mais uma vez, estamos falando de uma força de trabalho que não busca apenas remuneração financeira. A geração Y não está preparada para frustrações Como lidar com o choque de gerações dentro de equipes?

Leia mais: Are We Living In A "Post-Startup" World? Guest author Carol Broadbent is the cofounder and principal of Crowded Ocean, a Silicon Valley marketing agency. She wrote this post with cofounder Tom Hogan. Industry pundits like to talk about how we’re now inhabiting the post-PC, post-desktop, post-software world. Recently, after launching our 36th startup, we sat back and looked at how much has changed in terms of the rules and ‘best practices’ governing the startup world. We realized that most of the rules that governed our first startups—only five years ago—no longer apply or are under serious reconsideration. For example: Post-Geographic This category used to be called "virtual": in other words, there is no headquarters.

Post-Intellectual Property This might seem like a part of the post-geographic trend, but there’s a fundamental difference. Post-Post-Silicon Valley Today, there are literally hundreds of startup incubators and accelerators scattered nationwide. But it’s not just startups that thrive in the region. Post-Bullpen. Apreender. iTec. Sobre - SB'15 Rio SB'15 Rio. A Sustainable Brands é uma comunidade global que se propõe a repensar o papel das marcas corporativas e sua capacidade de gerar valor, fortalecer tendências e disseminar soluções sustentáveis para a sociedade.

Tem como base a crença de que, ao estimular o melhor da engenhosidade e inovação, é possível mudar a forma com que se faz negócios e, com isso, o mundo. A conferência SB Rio se consolidou como um dos principais encontro de lideranças empresariais que trabalham por meio da colaboração, do aprendizado e da troca de experiências. Realizada pelo terceiro ano consecutivo no Rio de Janeiro, compõe a rede global de conferências Sustainable Brands, que inclui San Diego, Londres, Istambul, Barcelona, Buenos Aires, Kuala Lumpur e Bangkok.

A edição brasileira é organizada pela Report Sustentabilidade, em parceria com a Sustainable Life Media e uma ampla rede de apoiadores e patrocinadores no Brasil e no Exterior. 5 coisas sobre gestão financeira que todo empreendedor deveria saber | Guest Members. Não importa o seu perfil de empreendedor: ninguém pode fugir da responsabilidade de cuidar da saúde financeira do próprio negócio. Isso está cada vez mais acessível — e é, cada vez mais, obrigatório. por Diana Morgado Gestão financeira é o processo de organização dos fluxos de dinheiro em seu negócio. Uma boa gestão financeira torna a empresa mais rentável e bem sucedida. Uma má gestão financeira pode quebrar a empresa. Uma boa gestão das finanças permite ao empreendedor enxergar melhor o modo como a empresa está se desenvolvendo.

Com essa clareza, ele ou ela tomará melhores decisões. A boa notícia é que a boa gestão das finanças da empresa pode ser algo bem menos complicado e caro do que se costuma imaginar. 1) Tenha o controle desde o início Muitos empresários têm em mente que planejamento e controle financeiro dão muito trabalho. Uma das ferramentas mais importantes para esse controle inicial é o plano de negócios. 2) Aprenda e seja dedicado 3) Não se esqueça do fluxo de caixa! Michael Porter: Why business can be good at solving social problems. What the Color of Your Logo Says About Your Company (Infographic) If you are building a company that depends on making people feel sexy and sophisticated, it’s probably going to confuse your consumers if you your logo is bright green. That’s because different colors are associated with different feelings.

Green conveys organic growth, the earth, nature, or feelings of caring. Meanwhile, black communicates feelings of sophistication, authority or seduction. Not convinced? Consider the green logo for Starbucks or Greenpeace and the black logos of Chanel or Sony. Related: The Incredible Way Your Brain 'Sees' a Logo (Infographic) Color isn’t the only design element that communicates with your customer about your brand.

Have a look at the infographic below, compiled by Canadian plastic-card maker Colourfast, to get a sense of whether your logo is conveying the right message. Click to Enlarge Related: 5 Examples of Stellar Logo Design and Packaging. Hipertema inteligencia sistemica. Steve-jobs-self-realization-yogananda. Tipos de ONGs - para Trabalho Voluntário e Doações - ONGs Brasil. 21-short-videos-worth-more-than-an-mba. If you're determined to get a job that requires an MBA, by all means spend the time and money to get one. However, if you want to know more about business than 99.9 percent of your colleagues, you can spend a day watching these TED Talks. Motivation 1.

Why we do what we do Tony Robbins discusses the invisible forces that make us do what we do and how to use them to your advantage. 2. The puzzle of motivation Dan Pink examines the puzzle of motivation, starting with a fact that social scientists know but most managers don't: that traditional rewards aren't very effective. 3. Shawn Achor argues that happiness inspires productivity and that the concept that we should work to be happy is backwards. Management 4. Jason Fried explains why the office isn't a good place to get work done and why people who work elsewhere are more productive. 5.

Sheryl Sandberg looks at why a smaller percentage of women than men reach the top of their professions, and offers advice to women aiming for the C-suite. 6. 7. Porque os jovens profissionais da geração Y estão infelizes | Demografia Unicamp. Esta é a Ana. Ana é parte da Geração Y, a geração de jovens nascidos entre o fim da década de 1970 e a metade da década de 1990. Ela também faz parte da cultura Yuppie, que representa uma grande parte da geração Y. “Yuppie” é uma derivação da sigla “YUP”, expressão inglesa que significa “Young Urban Professional”, ou seja, Jovem Profissional Urbano. É usado para referir-se a jovens profissionais entre os 20 e os 40 anos de idade, geralmente de situação financeira intermediária entre a classe média e a classe alta.

Os yuppies em geral possuem formação universitária, trabalham em suas profissões de formação e seguem as últimas tendências da moda. – Wikipedia Eu dou um nome para yuppies da geração Y — costumo chamá-los de “Yuppies Especiais e Protagonistas da Geração Y”, ou “GYPSY” (Gen Y Protagonists & Special Yuppies). Um GYPSY é um tipo especial de yuppie, um tipo que se acha o personagem principal de uma história muito importante.

Ana está meio infeliz. GYPSYs são ferozmente ambiciosos. Empatia, inteligência e tecnologia a favor do impacto social: conheça Anielle Guedes | Social Good BrasilSocial Good Brasil. O que é possível fazer em 22 anos? Anielle Guedes fez muito. Nasceu, cresceu, estudou Física e Economia na USP, colaborou com um documentário sobre educação, fundou três empresas que trabalham com metas de desenvolvimento sustentável, palestrou na ONU duas vezes, morou na Califórnia e hoje, entre muitos projetos, advoga sobre como a tecnologia é capaz de mudar nossa realidade para melhor. Esta paulistana que está no mundo há pouco mais de duas décadas, já fez muito. E planeja continuar fazendo. Sua bonita trajetória, marcada por inteligência e empatia, é uma história que merece ser contada.

“Temos problemas reais muito sérios, então não é só criar o aplicativo bonito e pronto. Dona de um espírito questionador, sempre quis entender do que a natureza é feita e como podemos compreender nosso espaço. A empatia provocada por aquele momento foi transformadora e profunda. A ideia é ter um grande robô que vai fazer extrusão do concreto, colocando-o camada por camada para fazer paredes. TEDxPortoAlegre - Tiago Mattos. Perestroika. PowerPoint: dicas e regras | Endeavor Brasil. O PowerPoint foi desenvolvido por engenheiros como uma ferramenta para ajudá-los a se comunicar melhor com a equipe de marketing e vice-versa.

Esta é uma ferramenta excepcional porque permite uma comunicação verbal muito densa. Sim, você poderia enviar um memorando, mas ninguém lê estes documentos mais. À medida que as empresas estão ficando cada vez mais ágeis, nós precisamos de uma forma de comunicar nossas ideias de um grupo para outro. É neste ponto que entra o PowerPoint. Esta poderia ser a ferramenta mais poderosa do seu computador. Mas não é. Inúmeras inovações falham porque os apresentadores usam o PowerPoint da maneira que a Microsoft quer que eles usem, ao invés de fazerem da maneira correta. Comunicação é a transferência da emoção A comunicação se refere à vontade de fazer com que os outros entendam e adotem o seu ponto de vista, para ajudá-los a entender por que você está empolgado (ou triste, ou otimista, ou qualquer estado emocional que você esteja no momento). 1. 2. 3. 4. Propósito: ter um faz toda a diferença | Endeavor Brasil.

“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Sêneca Sexta feira, final do dia e do mês. Em um momento de rara tranquilidade, você, empreendedor(a), está em sua sala, olhando para o horizonte e refletindo sobre o propósito desta semana e das três que a antecederam: elas foram absolutamente frenéticas. Reuniões e mais reuniões, relatórios intermináveis para preencher, processos para acompanhar, contratações para realizar, planejamentos para coordenar, viagens de um dia; tudo embalado pela trilha estridente do telefone, que não parou de tocar.

O telefone, aliás, toca nesse momento. Então, após um longo suspiro e um gole de café frio, você: 1) sorri satisfeito e atende o telefone 2) deixa que toque até parar, porque você não aguenta mais Independentemente da resposta dada para a situação hipotética acima, ela tem a ver com uma questão fundamental não apenas para qualquer empreendedor, mas para qualquer pessoa.

Nos corações e mentes das novas gerações Será? DE DENTRO PARA FORA. World Economic Forum Annual Meeting 2015 | World Economic Forum - World Economic Forum Annual Meeting 2015. Autopsy reúne histórias reais de start-ups que fracassaram. Errar é fundamental, assim como refletir sobre os erros que cometemos. Aprender com as falhas alheias também ajuda, nos livrando de cair em armadilhas já conhecidas. Sabendo da importância desse processo no empreendedorismo digital, a equipe do estúdio Milc lançou o Autopsy. Essa página reúne casos reais de start-ups que fracassaram. Empresas que ficaram sem dinheiro, que não conseguiram desenvolver um produto atraente ou que simplesmente não funcionaram da maneira que seus cofundadores haviam imaginado. O design e a estrutura do site têm uma simplicidade espartana – baseados em uma grande tabela do Drive. Mas a simplicidade visual não prejudica a eficiência do projeto.

Ao navegar pela lista, você encontrará histórias como a da Outbox, que se propunha a digitalizar correspondência física. Confira outras histórias no Autopsy. Mudar o mundo sem tomar o poder. Dez livros que os alunos de Harvard leêm sobre liderança | | Explore | Na Prática. 4-timeless-books-you-must-read-if-you-re-going-to-change-the-world-or-just-put-b. Produtividade: 3 passos para virar ninja | Endeavor Brasil.

ENACT | Escola Design Thinking. Ideia no Ar - Lançadora de Startups. Cestrategists. How to Use Your LinkedIn Profile to Power a Career Transition. Fred Gelli: " O mundo quer o tipo de criatividade que temos " Design Thinking | Tátil. Welcome to Forbes. Home | Innovation for GOOD. Want to Cure Income Inequality? Promote Entrepreneurship. Understand the 4 Components of Influence. Missão. Trezentas Coisas Gratuitas e Sensacionais para Empreendedores e Startups — Medium Brasil. Department of Design and Environmental Analysis. Circular economy could bring 70 percent cut in carbon emissions by 2030 | Guardian Sustainable Business.

Sustainable Business. Why did this science undergrad launch a fashion startup – and which prof helped her succeed? Vox Capital, investimento de impacto social | Startups. “Você não é o cargo que ocupa” How to Find a Job in the Social Impact Space - Social Good Guides. Ceo_futuro_robert_wong_1.pdf. Impacto: The Future of Business. Economia Compartilhada. Como ter largado meu emprego para abrir minha tão sonhada startup ferrou com a minha vida — Medium Brasil. Ground-breaking ideas & strategies in business, economics & sustainability for innovative leaders. CBN - Mundo Corporativo: Entrevista com Mauricio Goldstein. World Leader in Modern-Day Career Guidance | Talentoday. Escola com Asas. 5 hábitos das pessoas mais ricas do mundo :: Fiz Fofoca. 26 regras de ouro para se transformar em um grande empreendedor | The Growth Hacker.

25 termos que todo empreendedor precisa saber. Os principais tributos que todo empreendedor precisa conhecer. Efetividade. ECONOMIA CRIATIVA E COLABORATIVA, Matriz4D. 8 filmes premiados que todo empreendedor deveria assistir. Empresa B. Empresas B provam que é possível lucrar gerando benefício social | Conferência Ethos 2012. Movimento global das Empresas B chega ao Brasil. The Blue Economy. Por que 2014 será um grande ano para empreendedoras - PEGN | Mulheres empreendedoras. About | Merit. Jovens Inspiradores. Transforma Brasil. Presencing Institute. An Overview of the Unreasonable Institute. Como o governo pode apoiar os negócios sociais | Mercado de Impacto. 7 startups por um mundo melhor - Página 1. Jovens negócios com propósito: Caio Braz at TEDxJovem@Ibira. O que são Negócios Sociais? Manifesto - Geração Empreendedora. And if money did not exist? - (E se o dinheiro não existisse?) Histórias de quem largou o emprego pra viver do que gosta. | Jardim do Mundo.

Os Novos Mandamentos. Movimento Empreenda - Assista à íntegra da palestra de Muhammad Yunus no Movimento Empreenda. Jessica Jackley: Pobreza, dinheiro — e amor. Movimento Empreenda :: “Empreender também é mudar o mundo” Muhammad Yunus - Criando Empresas Sociais. Concept of social business. Design the New Business - Portuguese subtitles. Four Horsemen – Feature Documentary – Official Version. QUEM SE IMPORTA (2012) The Lean Startup, Eric Ries' Online Course. Project Free World. The Rules.