background preloader

História do Brasil

Facebook Twitter

Engenho. Infográfico. Revolução Constitucionalista. Tiradentes. Comício da Central do Brasil 1964. História do Brasil. Construtores do Brasil. Os agudás - os herdeiros de antigos escravos brasileiros que, livres, retornaram à África - NatGeo Brasil. Em janeiro, as tradicionais homenagens a Nosso Senhor do Bonfim em Salvador ecoam do outro lado do Atlântico, deixando ainda mais claros os laços culturais que há séculos aproximam a Bahia da África.

Os agudás - os herdeiros de antigos escravos brasileiros que, livres, retornaram à África - NatGeo Brasil.

No sul do Benin, homens e mulheres vestem uma faixa verde e amarela sobre o peito e seguem rumo a missas para o padroeiro, cerimônias cristãs formais que são acompanhadas por cortejos carnavalescos pelas ruas de cidades como Uidá e Porto-Novo. Identificado como Oxalá (o orixá criador da humanidade) no candomblé baiano, o Senhor do Bonfim é um elo entre dois mundos físicos e espirituais, separados por um oceano e marcados pelo estigma da escravidão. A devoção tem causa nobre: para os escravos que, libertos, puderam regressar à África nos séculos 18 e 19, tal viagem de volta à terra natal significava um “bom fim”, um bom destino. O culto a um santo católico é um dos traços marcantes dos “brasileiros” que habitam a faixa costeira do Benin, do Togo e da Nigéria.

Acervo digital do ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Especial Luiz Carlos Prestes. Museu da Imigração do Estado de São Paulo. O novo Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório. Em seu novo projeto museológico, o Museu da Imigração pretende valorizar ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propor ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

Clique aqui para visitar o site. De Lá pra Cá « TV Brasil. Brazil 1948 National Geographic.

História do Rio

História do Brasil (por Bóris Fausto)