background preloader

Educação

Facebook Twitter

Educação Inclusiva

Instrumentos Internacionais em Educação. Pesquisa UNESCO: Professores do Brasil: Impasses e Desafios. Pesquisa UNESCO: Cotidiano das escolas: entre violências. Reportagens e planos de aula sobre procedimentos de leitura e estudo em todas as disciplinas. Apresentação O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas Levar os alunos a entender tudo o que lêem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo.

Reportagens e planos de aula sobre procedimentos de leitura e estudo em todas as disciplinas.

Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas SeçõesCARO EDUCADOR Ler (e entender) Apresentação da edição especial sobre o ensino da leitura em todas as disciplinas Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias Entrevista com a professora e pesquisadora Isabel Solé, que fala sobre o papel do professor na formação de leitores competentes Trabalho integrado para ensinar a ler Numa escola que põe a leitura em primeiro plano, o coordenador e o professor de Língua Portuguesa são centrais Disciplinas Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos Por ter maior familiaridade no trabalho com a leitura, o docente da área tem de abrir caminho para os colegas e abordar os gêneros de que as outras disciplinas não tratam. Tecnologia. An Education & Child Development Site for Parents. Atenção Professor - Programa de Atualização em TDHA para Professores.

Índice da Edição 030. Edição focada FALA, MESTRE!

Índice da Edição 030

| Título original: "O planejamento deve ser direcionado à aprendizagem" Entrevista com Branca Jurema Ponce sobre planejamento de currículo A professora de pós-graduação em Educação e Currículo afirma que um bom trabalho na escola só é possível com a formação de professores ESTRATÉGIAS | Título original: Planejamento Planejamento: momento de repensar a escola A montagem de um projeto de ensino deve levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir que o aluno aprenda ARTE | Título original: Todas as linguagens O que ensinar em Arte do 6º ao 9º ano Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção Expectativas de aprendizagem em Arte Plano de aula: É grafite ou não é? Sequência didática: Imagens do cotidiano Proposta de plano plurianual de Artes CIÊNCIAS | Título original: A busca pelo saber O que ensinar em Ciências do 6º ao 9º ano Plano de aula: Medos e fobias.

UNESCO.org : Publicações sobre Educação. UNESCO.org : "100 Mais Famosos Pensadores da Educação" em PDF. RIE - Revista Iberoamericana de Educación. Portaria define critérios para que secretarias peçam recursos. O Ministério da Educação publicou, nesta quinta-feira, 3, portaria que aprova resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade.

Portaria define critérios para que secretarias peçam recursos

Essa resolução trata do uso de parcela dos recursos da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento integral do piso salarial dos profissionais da educação básica pública. Composta por membros do MEC, do Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a comissão definiu cinco critérios que serão exigidos de estados e municípios para pedido de recursos federais destinados ao cumprimento da lei do piso salarial do magistério: Assessoria de Comunicação Social Confira a Portaria nº 213. de 2 de março de 2011. O usar bem o horário de trabalho coletivo pedagógico (HTPC) Refletir sobre a prática, planejar as aulas e estudar para ensinar melhor são tarefas tão importantes quanto lecionar, certo?

o usar bem o horário de trabalho coletivo pedagógico (HTPC)

Todos os que lutam por uma Educação de qualidade concordam que a capacitação profissional é fundamental - mas não é isso que se vê no Brasil desde que a lei 11.738/2008 foi sancionada. Mais conhecida como Lei do Piso, ela instituiu um valor mínimo nacional para os salários dos profissionais do Magistério público da Educação Básica e definiu um limite máximo (dois terços da carga horária) para as atividades de sala de aula. Ou seja, o outro terço do tempo deve ser pago pelas redes municipais, estaduais e federais para que todo educador aperfeiçoe sua formação. Ocorre que os governos do Ceará, de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul entraram, no início do ano, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que a lei é inconstitucional. Trabalho sério O que vale ou não no HTPC.