background preloader

Adoniran

Facebook Twitter

Projeto quer mapear os sambas e caminhos de Adoniran Barbosa em São Paulo. Samba.catracalivre.com. Com uma trajetória marcada pelas homenagens a São Paulo, o sambista Adoniran Barbosa, infelizmente, ainda não possui um memorial permanente que conte sua história e "causos".

samba.catracalivre.com

Para diminuir um pouco essa injustiça, a equipe do "Adoniran esteve aqui" lança uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a criação de um guia e museu virtual sobre o sambista. As recompensas vão desde copos personalizados, camisetas, adesivos e livros, até ingressos para shows dos "Demônios da Garoa" no Bar Brahma e workshop de produção de vídeo pela Vinteo. As cotas custam entre R$25 e R$ 5 mil e podem ser adquiridas até às 23h59m59s do dia 24 de setembro de 2015. "O objetivo do projeto é contar uma nova história de um dos grandes ícones da nossa música através de um mapa interativo com mais de 100 pontos - desde lugares onde ele morou, restaurantes e bares que ele frequentava, até as ruas e monumentos que ele cantava em suas músicas", conta Paula Saviolli, integrante da equipe. 'Adoniran esteve aqui' narra a trajetória do sambista em SP.

Espaço Comunicação - Adoniran, ainda sou uma brasa. ADONIRAN ESTEVE AQUI - CROWFUNDING. Adoniran Esteve Aqui. João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, nasceu em Valinhos, no estado de São Paulo, em 1910.

Adoniran Esteve Aqui

Em 2015, 105 anos depois do seu nascimento, queremos lançar um mapa com 105 pontos relacionados a sua biografia, suas músicas e homenagens que existem, como a travessa Saudosa Maloca, ou bares que mantém bonecos do Adoniran. Ao mesmo tempo queremos fazer um guia e um museu virtual do sambista que homenageou tantas vezes a cidade, mas que ainda não teve um memorial permanente que contasse sua história com uma narrativa envolvente e multimídia. Já começamos o trabalho, veja abaixo os pontos que encontramos: No site que faremos, no entanto, cada ponto terá uma sinopse explicativa, imagens, e links para as músicas relacionadas.

Também haverá a possibilidade para você enviar novos pontos, ou criar roteiros com os pontos existentes e compartilhar com amigos. Bixiga inspirava Adoniran a escrever sobre SP, diz Sérgio Rosa. Joseval faz homenagem a Adoniran Barbosa e pede homenagem digna na cidade que consagrou - Joseval Peixoto. Faça download do áudio Não, não falta um pronome oblíquo no título dessa matéria.

Joseval faz homenagem a Adoniran Barbosa e pede homenagem digna na cidade que consagrou - Joseval Peixoto

É claro que São Paulo consagrou Adoniran Barbosa, como ele mesmo reconheceria, tamanha era a gratidão do ex-cantor com a terra da garoa, a qual “amava apaixonadamente”. Mas Adoniran também consagrou São Paulo. O que seria da maior cidade do país sem a cultura agregada pelo sambista poeta do povo? ADONIRAN ESTEVE AQUI - CROWFUNDING. Adoniran Esteve Aqui. João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, nasceu em Valinhos, no estado de São Paulo, em 1910.

Adoniran Esteve Aqui

Em 2015, 105 anos depois do seu nascimento, queremos lançar um mapa com 105 pontos relacionados a sua biografia, suas músicas e homenagens que existem, como a travessa Saudosa Maloca, ou bares que mantém bonecos do Adoniran. Ao mesmo tempo queremos fazer um guia e um museu virtual do sambista que homenageou tantas vezes a cidade, mas que ainda não teve um memorial permanente que contasse sua história com uma narrativa envolvente e multimídia. Já começamos o trabalho, veja abaixo os pontos que encontramos: No site que faremos, no entanto, cada ponto terá uma sinopse explicativa, imagens, e links para as músicas relacionadas.

Também haverá a possibilidade para você enviar novos pontos, ou criar roteiros com os pontos existentes e compartilhar com amigos. Rhornhardt sur Twitter : "Lançado o projeto #adoniranesteveaqui. Pedimos sua ajuda para botar de pé essa homenagem . Rhornhardt sur Twitter : "Conheçam o #adoniranesteveaqui . projeto de minha turma de pós na espm... Adoniran Barbosa tem parentes vivendo em Valinhos. Mais Caminhos está em Valinhos (SP), terra de Adoniran Barbosa - GSHOW - Mais Caminhos. Neste sábado (27), o Mais Caminhos conta um pouco da história de Adoniran Barbosa (Foto: reprodução EPTV) No Mais Caminhos deste sábado (26) você confere uma entrevista exclusiva com o grupo Demônios da Garoa.

Mais Caminhos está em Valinhos (SP), terra de Adoniran Barbosa - GSHOW - Mais Caminhos

Falar do Demônios e não falar de Adoniram Barbosa é, praticamente, impossível. E para celebrar o trabalho desse grande músico das décadas de 30 a 50, os apresentadores Pedro Leonardo e Aline Lima foram até Valinhos (SP), terra natal de Adoniran. No Centro de Arte, Cultura e Comércio da cidade, os apresentadores encontraram o ilustre cidadão valinhense. Eternizada em bronze, a estátua do boêmio Adoniran fica sentada na mesa de botequim, com uma cadeira vaga, esperando os fãs de sua obra. A obra do compositor, também, tem uma marca registrada muito forte: a despreocupação com a grafia correta. Ruas de SP lembram centenário de nascimento de Adoniran Barbosa. Painel no Bixiga lembra o compositor Adoniran Barbosa (Foto: Raul Zito/G1) Nesta sexta-feira (6), é comemorado o centenário do nascimento do compositor Adoniran Barbosa, que imortalizou, em suas músicas, bairros como o Bixiga e o Jaçanã, em São Paulo.

Ruas de SP lembram centenário de nascimento de Adoniran Barbosa

Para reviver sua história, o G1 listou alguns pontos da cidade citados nos sambas e outros ligados à sua vida. Comente esta notícia As letras de Adoniran mesclam, com genialidade, a linguagem dos imigrantes italianos e expressões dos paulistas do interior do estado. "Muitas vezes tem-se a impressão de que a cidade é só pedra, só edifício. Os sambas também mostram um retrato de uma cidade que vivia dilemas que perduram até os dias atuais, como problemas de moradia ou ligados ao aumento tráfego de veículos. Ruas de SP lembram centenário de nascimento de Adoniran Barbosa. Conheça lugares de SP que serviram de inspiração para Adoniran Barbosa - Música. Termo de Uso Específico – R7 Pontos O respectivo Termo de Uso Específico (doravante, “Termo de Uso”) tem como objetivo regrar a participação e utilização pelos usuários devidamente cadastrados no Portal R7 e possuidores de um serviço de e-mail @R7 (doravante, “Usuário(s) R7”) no R7 Pontos (doravante, “R7 Pontos”), consistente em um programa de incentivo de navegação e interatividade aos Usuários R7 no Portal R7, de participação inteiramente facultativa pelo Usuário R7, com benefícios descritos neste instrumento, disponibilizada através da internet mediante o acesso do Usuário R7 à respectiva área do Portal, localizada pelo endereço eletrônico pela Rádio e Televisão Record S.A.

Conheça lugares de SP que serviram de inspiração para Adoniran Barbosa - Música

(doravante, “Record” ou simplesmente “R7”). 1. Aceitação do Termo de Uso pelo Usuário R7 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 2. 2.1. 2.2. 3. As histórias e a crítica social por trás das canções de Adoniran Barbosa. João Rubinato era um jovem entregador de marmitas.

As histórias e a crítica social por trás das canções de Adoniran Barbosa

Franzino, sem nenhum grau de escolaridade e muito pobre, o jovem rapaz era conhecido por sua sagacidade ao surrupiar algumas almôndegas das marmitas e por não parar de batucar. Batucava a todo o momento, o que causava alguns transtornos com seus chefes. Logo, Rubinatoviu que seu mundo não era o de entregador de simples marmitas. O batuque e a música eram o seu mundo. Com muita coragem e totalmente sozinho, João Rubinato começou a tentar a sorte como ator ou cantor.

Veja trailer de "Dá Licença de Contar", com Paulo Miklos como Adoniran Barbosa. Tony Aiex | Em 17 de julho de 2015 às 15:16 Há algum tempo nós te falamos aqui sobre “Dá Licença de Contar”, novo filme que utiliza as músicas de Adoniran Barbosa para recriar o universo da lenda da música brasileira e retratar a cidade de São Paulo dos Anos 50.

Veja trailer de "Dá Licença de Contar", com Paulo Miklos como Adoniran Barbosa

Quem interpreta Adoniran no curta é Paulo Miklos (Titãs), e você pode ver a performance do cara no primeiro trailer do trabalho, que ainda conta com nomes como Gero Camilo e Gustavo Machado. As histórias e a crítica social por trás das canções de Adoniran Barbosa.