background preloader

Aquaponics

Facebook Twitter

Aquaponics Videos.

Vermiculture

Buisness. Buildings. Plants. FISH. Store. Aquapônica - alimentação saudável ao alcance de todos - Uma Malla pelo Mundo. Já faz um tempo que André e eu cozinhávamos entre a gente a idéia de ter um jardim – na realidade, uma horta.

Aquapônica - alimentação saudável ao alcance de todos - Uma Malla pelo Mundo

O problema maior é que moramos em apartamento, e um jardim, com a quantidade de vegetais que queríamos para nossa “subsistência”, requer um espaço que a gente não tem. Por outro lado, confesso que nunca tive muito jeito pra jardinagem. Minhas experiências na faculdade com plantas sempre foram mal-sucedidas: eu conseguia matar cactos de sede, pra vocês terem uma idéia. De modo que, com esse histórico nada promissor mas uma vontade enorme de comer uns vegetais frescos colhidos “do quintal”, me animei muito quando André levantou a possibilidade de montarmos um sistema mais “independente” de horta: a aquapônica. Aquaponia, em resumo, é a combinação de hidroponia com aquacultura. Diagrama geral de um sistema aquapônico. O sistema é praticamente fechado, autônomo e de crescimento ultra-rápido. Portanto, eu não vi o dia inaugural do projeto. 1º passo – os canteiros e os tanques.

Aquaponia - Perguntas e respostas (dúvidas mais comuns) - Engenharia em Psicicultura e Agronegócio - Recolast Ambiental. O que é aquaponia?

Aquaponia - Perguntas e respostas (dúvidas mais comuns) - Engenharia em Psicicultura e Agronegócio - Recolast Ambiental.

* Aquaponia é a produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes, ocorrendo uma verdadeira simbiose entre as espécies. Qual o tamanho do sistema? Possui 49m². Qual o tempo para a instalação? - Aproximadamente 2 dias. Qual a capacidade de estocagem do sistema? - A aquaponia possui a capacidade de estocagem de 20 Kg de peixe /m³ e 500 pés de hortaliças. Qual a produtividade que terei mensalmente? - A produtividade mensal é de até 200 Kg de tilápia e 500 pés de hortaliças.

Quantas tilápias são estocadas por mês? - Para se manter uma produtividade de 200 Kg/mês, deve-se estocar 1000 alevinos de tilápia com 1g/ cada por mês. É necessário efetuar adubação nas hortaliças? - A maioria das hortaliças aproveitam muito bem os nutrientes em suspensão na água (restos de ração dos peixes e dejetos), porém é recomendado promover adubação foliar, pois favorece o crescimento dos vegetais. Triglavski urbani vrt. Aquaponia: Estudo desenvolve cultivo de alimentos integrado à criação de peixes, na cidade de Paraty, Sul Fluminense. Publicado em fevereiro 20, 2012 por Redação Tags: pesquisa O processo de reciclagem, além de necessário para poupar o meio ambiente após a explosão populacional planetária e o aumento da pressão sobre a demanda por recursos naturais, também pode ser fonte de lucro.

Aquaponia: Estudo desenvolve cultivo de alimentos integrado à criação de peixes, na cidade de Paraty, Sul Fluminense

Em Paraty, na região Sul Fluminense, o casal Karina Rehavia e Roberto Andrade, da empresa Ninui, desenvolveu um sistema de cultivo de alimentos integrado à criação de peixes, denominado aquaponia. O sistema permite que eles aproveitem a água utilizada no tanque onde criam tilápias para o cultivo de alface e rúcula, sem desperdício. “Aproveitamos, diariamente, 20 mil litros de água do tanque, que normalmente seriam descartadas, para o uso na hidroponia. O empreendimento ocupa um terreno de 3.900 metros quadrados, com nascente natural, no bairro de São Roque, a cerca de 20 quilômetros do centro de Paraty. O tanque dos peixes é dividido por redes, em seis partes diferentes, chamadas tanques-rede. Alexa.

HIDROPONIC

Negócios & Inovação: Aquaponia. A aquaponia fertiliza vegetais cultivados em água tratada por bactérias, onde vivem peixes.

Negócios & Inovação: Aquaponia

As plantas retribuem filtrando a água para os peixes - e as pessoas podem comer, tanto verduras quanto peixes, sem nenhuma restrição Está cada vez mais difícil escolher produtos nos supermercados atualmente, face à enorme quantidade de opções disponíveis. Agora há um item a mais a ser considerado: Que danos ambientais você prefere? Na terra ou no mar? Podem ser agrotóxicos de hortas e pomares que impregnam o solo ou estoques de peixes dilapidados pela pesca predatória. Diante desse quadro, um número cada vez maior de pesquisadores, agricultores e aquaculturistas estão trabalhando para aperfeiçoar e popularizar uma técnica que poderia reduzir significativamente os custos tanto da produção de peixes quanto de verduras. Five Reasons Why Urban Farming is the Most Important Movement of our Time.

I love suburbia not for what it is, but for what it could be.

Five Reasons Why Urban Farming is the Most Important Movement of our Time

While most other houses on my street have grass lawns, my yard sprouts zucchinis, tomatoes, pomegranates, kale, spinach, apples, figs, guavas, almonds, garlic, onion, strawberries, and more. Over 500 plant species all in all. We grow more than 3000 pounds of food per year on a plot of land the size of a basketball court—enough fruits and vegetables to feed my family of four year-round. Our house is part of a growing global movement of people involved in urban farming.

The simple act of planting a garden can shape issues like economics, health, and politics at the same time because food is an essential focal point of human activity. 1. In my own community, the urban farming movement has reinvigorated local commerce. 2.