background preloader

Compostagem

Facebook Twitter

eBook Como fazer compostagem Doméstica novo. Animal conhecido como piolho-de-cobra produz adubo de alta qualidade, segundo pesquisa. Piolho-de-cobra é eficaz no processamento de resíduos e na produção de adubo Imagem: Embrapa O piolho-de-cobra ou gongolo, animal da classe Diplopoda, família Trigoniulidae, são mais eficazes que as minhocas na reciclagem de material orgânico e na produção de adubo de origem orgânica (húmus), de acordo com pesquisa desenvolvida pela Embrapa Agrobiologia, do Rio de Janeiro.

Animal conhecido como piolho-de-cobra produz adubo de alta qualidade, segundo pesquisa

Capazes de triturar até papelão, esses pequenos animais, também conhecidos como maria-café e embuá, reduzem em até 70% o volume de resíduos e geram adubo de ótima qualidade, informou a Agência Embrapa de Notícias. O gongocomposto, como o adubo natural está sendo chamado, dispensa misturas com pó de carvão e torta de mamona (adubo orgânico rico em nitrogênio) usadas para melhorar a textura e os níveis de nutrientes do composto produzido por minhocas. Biodigestor residencial da Recolast: transforme resíduos orgânicos domésticos em gás de cozinha e fertilizante. O biodigestor doméstico da Recolast é capaz de produzir seu gás de cozinha e fertilizante a partir dos resíduos gerados na sua casa Biodigestores são sistemas que realizam a decomposição anaeróbica (sem oxigênio) dos resíduos orgânicos, como fezes de animais de estimação e restos de alimentos, e geram como produto desse processo biogás e biofertilizante.

Biodigestor residencial da Recolast: transforme resíduos orgânicos domésticos em gás de cozinha e fertilizante

Esse sistema é conhecido por ser usado na área rural - em fazendas, granjas - para tratar os resíduos agropecuários... Mas a empresa Recolast revolucionou o mercado lançando um biodigestor residencial, que pode ser utilizado tanto em propriedades rurais, como residências urbanas. Saiba como equilibrar a relação carbono nitrogênio na compostagem. Serragem (foto) pode ser muito importante quando a relação estiver baixa A relação carbono nitrogênio na composteira é a proporção de carbono contida em cada material em relação ao nitrogênio.

Saiba como equilibrar a relação carbono nitrogênio na compostagem

Esses dois elementos são muito importantes para os seres vivos, assim como para os organismos contidos nas composteiras, que degradam a matéria orgânica. Porém, em relações baixas ou altas desses elementos, a eficiência do processo irá diminuir. Saiba como equilibrar a relação carbono nitrogênio na compostagem. Guia da compostagem: recicle todo resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável. Fazer compostagem diminui o volume de resíduo destinado aos lixões, além de reduzir emissões que causam efeito estufa A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê algumas metas importantes para minimizar problemas ambientais, sociais e econômicos provocados pelo manejo inadequado do lixo.

Guia da compostagem: recicle todo resíduo orgânico da sua casa de maneira sustentável

O fechamento de lixões e a construção ou a modernização de aterros são medidas do Estado que podem melhorar a relação do brasileiro com seu lixo. No entanto, algumas mudanças de hábitos também são contribuições importantes para o meio ambiente, saiba a diferença entre resíduo e rejeito. Vermicompostagem: conheça as vantagens dessa técnica que reduz o lixo orgânico.

A vermicompostagem é a forma de composta que mais enriquece o solo Para entender o que é vermicompostagem, primeiro precisamos saber o que é compostagem.

Vermicompostagem: conheça as vantagens dessa técnica que reduz o lixo orgânico

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. A vermicompostagem é um tipo de compostagem que utiliza minhocas além dos micro-organismos naturais para degradar a matéria orgânica. O processo ocorre mais rápido que a compostagem sem minhocas e produz como substrato o húmus de minhoca.