LOA - Laboratório de Objetos de Aprendizagem - UFSCar - JOGOS. Olimpíada Brasileira de Linguística. Batalha de Mc's do Central. A Igreja do Diabo, tão atual. Releitura do conto de Machado e a política de Bolsonaro. Trabalho de produção textual. O Sertão na Literatura e a fome no Brasil. Os infelizes estão nas primeiras palavras de Vidas Secas e não são apenas personagens do olhar de Graciliano Ramos, em meio ao sertão, no ano de 1938.
Oito décadas depois da descrição dura de um dos gênios da literatura brasileira, o caminho tem outras curvas de dor e de luta em busca de um mesmo bem: a água. Se o espaçar do tempo é remontado para presente e futuro, as páginas podem ser reconstruídas para muito antes da obra clássica do século 20, com narrativas de pestes, de doença, de sede e de fome. Fato é que não há novidade nesse percurso. Nada acontece pela primeira vez na imensa planície avermelhada brasileira, principalmente a nordestina. Registros de secas brasileiras refazem uma viagem no mínimo ao século 16. Caso do vestido. O que vocês sentem? Semelhanças?Críticas? A morte do Leiteiro e a campanha pelo Fuzil na era de Bolsonaro.
A poesia de Drummond é um vômito, é depuração da vida besta. MUNDOS VIRTUAIS. Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. A metodologia ConstruMED foi elaborada para ser utilizada por uma equipe desenvolvedora interdisciplinar , ou seja, a ser composta, no mínimo, por: um professor (conteudista), um designer (profissional ou graduando) e um programador (profissional ou graduando).
Esta, portanto, é a metodologia disponibilizada na página principal deste objeto de aprendizagem. Porém, nem sempre o professor possui acesso a uma equipe interdisciplinar, por vezes propondo-se a elaborar MEDs individualmente. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos Novos multiletramentos em tempos de WEB2. Curso do MEC: A BNCC do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias.