background preloader

Educação

Facebook Twitter

Recursos e Tecnologias Educativas | Direção-Geral da Educação. Cómo enseñar a futuros profesores a través del uso de las TIC - Educación 3.0. ¡Atención, atención! Un virus muy peligroso toma las aulas. 14 cosas obsoletas en escuelas del siglo XXI. Decir que la escuela siempre ha sido así no cuenta como justificación legítima para que deba permanecer de esa forma. Alrededor del mundo, maestros y administradores están haciendo cosas asombrosas, como respuesta a todas las nuevas soluciones, investigaciones e ideas.escuelas No estoy diciendo que deberíamos mejorar el sistema actual… deberíamos cambiarlo por otro. Aquí una lista de 14 cosas que son obsoletas en las escuelas del siglo XXI y espero que inspiren un vivo debate acerca del futuro de la educación. 1. Salas de cómputo La idea de llevar una vez por semana a todo un grupo a una sala de cómputo con equipo anticuado, para practicar sus habilidades con el teclado y regresarlos al aula 40 minutos después es obsoleta.

Las computadoras o la tecnología no deben ser sólo una materia específica, esto ya no es suficiente; más bien, deberían ser una parte integral de todas las materias y estar incorporadas al currículum. 2. Los salones pueden estar aislados en dos formas. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Proyectos educativos con TIC. Competências socioemocionais: como preparar alunos para o século 21. PRODUÇÃO EXECUTIVA: Daniela Arai, Marília Rocha e Vinícius de OliveiraEDIÇÃO: Tatiana KlixREPORTAGEM: Fernanda Kalena, Marília Rocha, Vinícius de Oliveira DESIGN: Regiany SilvaDESENVOLVIMENTO:Gita Tecnologia (site) e Alan Basílio (infográfico Big Five) APOIO: Helton Lima, Ivan Rabelo, Larissa Alves, Marina Lopes, Rita Carmona FOTOGRAFIA O que é: Estúdio Euka / Instituto Ayrton Senna Na rede escolar: OCDSB/Divulgação (Canadá) e Cival Jr. (Ceará) Dentro da escola: KIPP/Divulgação, Cival Jr. (Ceará), Arquivo Pessoal/Profª Ana Lúcia Viana, MindLab/Divulgação, ASEC/Divulgação PARCERIA DE CONTEÚDO Recursos pedagógicos: MindLab (jogos) Como faz: Construção coletiva de recomendações realizada durante evento da Série Diálogos - O Futuro se Aprende sobre habilidades socioemocionais pelos seguintes participantes:

Ciudadanía Digital en las Escuelas, un gran Pendiente. PROJETO-PILOTO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA (PPIP) | Direção-Geral da Educação. Autonomia e inovação ao serviço do sucesso educativo Sem promessas de recursos adicionais, créditos horários ou contratações especiais de professores, seis Agrupamentos de Escolas aceitaram o desafio lançado pelo Ministério da Educação para desenvolverem um projeto pedagógico inovador. Missão: criar e implementar soluções alternativas, indutoras da qualidade das aprendizagens de todos os alunos e de uma taxa de retenção tendencialmente nula. Em troca, o compromisso do Ministério da Educação de dar autonomia às escolas para reorganizarem turmas, horários, matriz curricular, programas e calendário escolar, ou seja, para romperem com a legislação que determina muitas das normas que regem as escolas e, em parte, limitam a ação dos professores. A garantia, ainda, de não impor modelos, nem metodologias de trabalho, confiando às escolas a possibilidade de criarem projetos audazes, contextualizados e únicos, consoante as necessidades dos seus alunos e os recursos disponíveis.

NOESIS - Notícias da Educação - Boletim da DGE #21 - janeiro de 2018. MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” Terá início no próximo dia 16 de janeiro de 2017 a 2.ª Edição do MOOC (Massive Open Online Course) “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, promovido no contexto da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (PT) da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) e dinamizado pelas respetivas embaixadoras.

Este MOOC pretende dar a conhecer um conjunto de ferramentas e metodologias, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN), que permite apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem. Com base em cenários inovadores que já foram validados em projetos piloto de âmbito europeu, os formandos vão experimentar projetar atividades aliciantes para a sala de aula, assim como refletir sobre o seu impacto no ensino e na aprendizagem.

Así es la escuela que impulsa la creatividad de los niños. Projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário (2017-2018) | Direção-Geral da Educação. O Despacho n.º 5908/2017, publicado em Diário da República n.º 128/2017, Série II de 2017-07-05 autoriza, no âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.

O projeto abrange os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada cujos órgãos de direção, administração e gestão manifestem interesse na implementação do mesmo no ano escolar de 2017-2018 e visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. ¡Pinta la música! Un ejercicio para ejercitar el oído y fomentar la imaginación de tus alumnos - Educación 3.0. Rota da Pastorícia. Un taller de ilustración con Lucas Levitan.

¡Si te atreves a enseñar, no dejes de aprender! Jugar a detectives para aprender Historia - Educación 3.0. Enseñamos Historia porque forma parte de nuestra cultura, nos ayuda a entender el mundo y, con suerte, nos evita volver a cometer errores del pasado. Os proponemos una metodología activa, basada en el método analítico y científico, que podemos utilizar para el aprendizaje de esta asignatura y concretamente, en el caso que os explico, para aprender de nuestros abuelos y bisabuelos. Esta metodología puede empezar a emplearse con alumnos de entre 9 y 10 años y trabajarse durante toda la Educación Secundaria ya que potencia el descubrimiento y la incentivación de la curiosidad de los alumnos.

El caso: Nuestro objetivo es que los alumnos de Ciclo Superior se interesen por la vida de sus abuelos y bisabuelos, y que se sientan motivados para entrever la asignatura de una forma distinta. Así, recurrimos al método del descubrimiento y lo disfrazamos de investigación detectivesca. El método del descubrimiento: Fase 1. Fase 2. Presentamos el misterio a los alumnos. Fase 3. Escola Virtual. Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular | Direção-Geral da Educação. Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa - 9 de fevereiro de 2018 Decorrido o primeiro semestre de implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, torna-se relevante dar a conhecer o seu desenvolvimento a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, pelo que irá realizar-se um Encontro Nacional, que terá lugar no dia 9 de fevereiro de 2018, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.

Neste evento pretende apresentar-se um primeiro balanço do projeto, o relatório de monitorização efetuado pela OCDE (Andreas Schleicher), bem como múltiplos olhares sobre o mesmo. Poderá consultar o Programa e efetuar a sua inscrição através do formulário eletrónico em Aproveitamos para informar que o encontro será transmitido em direto, por videodifusão, através do link: Para mais informações, por favor contacte et-afc@dge.mec.pt. Rota do Solstício. II Encontro PIC.TIC Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar. O Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro conjuntamente com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral de Educação (ERTE - DGE) vai organizar o: II Encontro PIC.TIC Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar. O encontro terá lugar dia 3 de junho do corrente, no Europarque de Santa Maria da Feira, cuja Câmara Municipal é parceira na organização.

O Encontro corresponde a uma Ação de Formação de curta duração e é creditado com 6 horas. Com este encontro, pretende-se juntar professores, principalmente, do 1.º CEB e Educadores de Infância, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. O programa será dividido em paineis, workshops e espaços comuns interativos. Dado o caráter eminentemente prático da iniciativa, as inscrições limitam-se a 120 participantes. O evento é gratuito mas obriga a inscrição em:

Governo quer alargar autonomia e flexibilidade curricular. Neurociência coloca em xeque a aula tradicional. Qual é a diferença entre assistir à televisão e acompanhar uma aula expositiva? Há quem diga que a segunda opção exige maior concentração, mas a verdade é que elas são praticamente iguais para o cérebro e ambas registram baixa atividade neural. Descobertas como essa trazem apenas mais indícios de que, pela neurociência, a aula tradicional já está com os seus dias contados. Para o professor Alexandre Rezende, doutor em morfofisiologia do sistema nervoso pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a neurociência aplicada à educação ajuda a identificar problemas que afetam a atenção ou o aprendizado de maneira geral. Se um educador sabe que um ambiente escuro aumenta os níveis de melatonina do organismo –hormônio do sono responsável por regular o relógio biológico, ele jamais vai apagar toda a luz da sala para dar uma longa aula com apresentação de slides.

“A neurociência pode ser bastante eficiente no sentido de mudar as estratégias educacionais”, defende. - Quer aprender mais? 1. Escuelas Para la Paz. Bibliotecas y empoderamiento ciudadano. Quadro de referência das competências digitais, versão em língua portuguesa. A Direção-Geral da Educação disponibiliza em acesso aberto uma versão em língua portuguesa do “Quadro de Referência das Competências Digitais”.Esta tradução resulta do trabalho desenvolvido no âmbito de um pós-doutoramento que se encontra em curso no Laboratório de Conteúdos Digitais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.Esta tradução consiste num documento de trabalho realizado no contexto da ação desenvolvida na Comissão Europeia no que diz respeito à criação de um Quadro de Referência para as Competências Digitais e que se encontra já a ser promovido em vários países europeus.

Ler mais >> Materiais didáticos para professores. Por qué enseñar poesía es tan importante. Un comprometido profesor de preparatoria explica, tanto crítica como creativamente, por qué enseñar poesía en las escuelas es tan complicado e importante. Fotograma de Dead Poets Society, con Robin Williams “La poesía permite que los maestros enseñen a sus alumnos cómo escribir, leer y comprender cualquier texto. La poesía puede dar a los estudiantes una salida sana para dar cabida a sus emociones”, expone Andrew Simmons, profesor de literatura, en una carta abierta publicada en The Atlantic. Lo cierto es que muchos profesores de literatura, al menos los que realmente están comprometidos con lo que hacen, piensan lo mismo que Simmons, pero ninguno ha escrito un ensayo tan claro de los pros y contras, posibilidades y las desventajas, de enseñar poesía en la preparatoria.

De esta manera su artículo da voz a los problemas de la enseñanza de poesía, y al mismo tiempo esclarece algo fundamental para el estudiante. La poesía no sólo es poesía, es una herramienta para el mundo. Sala de aula em 2016. PlayGround. Aprender arte y matemáticas mediante mandalas - Educación 3.0. Ana Galindo y Dolors Todolí, maestras del Colegio Virgen de la Cabeza de Motril, Granada, nos presentan ‘Mate+TIC y Arte’, un proyecto colaborativo multicompetencial que se ha realizado en conjunto con otro colegio de Gandía, Valencia. La idea es unir arte y matemáticas en Educación Infantil y Primaria a través de la creación de mandalas.

El objetivo ha sido fortalecer las competencias educativas y enlazar las inteligencias múltiples. Somos dos clases de diferentes edades, distintos colegios y lejanas ciudades, pero ambas quisimos llevar a cabo una experiencia que tuviera un vínculo común, y que abarcara distintas competencias educativas, entre ellas, el estímulo y el desarrollo de la creatividad, y el trabajo para el control de las emociones. Para empezar, contamos a nuestro alumnado historias sobre los mandalas de la India e incluso los de la cultura azteca. Flexibilidade curricular muda no próximo ano letivo. I Encontro Ibérico de Leitores de Saramago. Secretário Estado da Educação elege Guimarães como exemplo de boas práticas pedagógicas. Melhores práticas das escolas “vivem sob a espada de uma inspeção” O secretário de Estado da Educação, João Costa, afirmou esta terça-feira que as “melhores práticas” pedagógicas aplicadas por algumas escolas “vivem sob a espada de uma inspeção”, porque a legislação não legitima estas práticas.

“Hoje o que temos é uma legislação que não legitima as melhores práticas“, disse João Costa, explicando que, em muitos casos, estas “vivem sob a espada de uma inspeção que pode ir lá e dizer: isto não se faz porque não está previsto na lei”. João Costa, que falava na cerimónia do lançamento oficial da rede Ashoka em Portugal, em Lisboa, sublinhou que o Governo não quer revolucionar nada: “aquilo que queremos é que aqueles que trabalham bem se sintam confortáveis para trabalhar bem”.

Na cerimónia foram divulgadas as cinco Escolas Changemaker portuguesas que vão unir-se às mais de mais de 200 escolas espalhadas por todo o mundo que fazem parte da Ashoka, a maior rede mundial de empreendedores sociais, presente em 84 países. Portal Parental | Facebook. Para assinalar o Dia da Internet Segura em 2018, o Facebook apresentou o seu Portal para os Pais - um espaço onde os pais e educadores podem aceder a informação segura, bem como a todo o tipo de recursos desenvolvidos por especialistas em segurança online, um pouco por todo o mundo.

Portal para os PaisTer filhos pode ser um trabalho difícil. Sabemos que os pais podem ter muitas perguntas sobre o Facebook. Caso tu ou o teu filho tenham uma conta pessoal, disponibilizamos-te algumas ligações, dicas e truques úteis para te ajudar a tirares o máximo partido da tua experiência e a ajudares o teu filho a navegar na experiência dele. Esperamos que consideres os seguintes recursos úteis. Conteúdo relacionado: El Holocausto y el Programa de divulgación de las Naciones Unidas. Scholarpedia, la Wikipedia más fiable revisada por expertos - Educación 3.0. Profesoras contra la pedagogía tóxica. 1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica - SUPERTABi. El Estado Mundial de la Infancia 2017. Encontro Internacional Cidades Amigas das Crianças. Campanha Bic: Escrevendo e evoluindo junto com você - Kalunga com.

Enredando por Pinterest... Professores, Educadores e Investigadores apoiam e apelam ao voto na CDU | CDU - Legislativas 2011. Vamos usar o vídeo para reinventar a educação. El Proyecto Scratch de los Viernes (XXVI): un programa para colorear y pintar - Educación 3.0. Idanha-a-Nova: Alunos especiais criam "Bichos Maus" | Reconquista. Materiais didáticos para professores - Gulbenkian Descobrir. Dispositivos móveis:Como potenciadores de aprendizagens em contexto e… Humana. 'Contornos da Palavra': a iniciativa que promove a leitura do público escolar em Viana do Castelo. REGRESSO ÀS AULAS EM SEGURANÇA – Folheto e Cartaz da Direção-Geral do Consumidor | Direção-Geral da Educação. Recursos Multimédia online | Direção-Geral da Educação. 34 contos africanos estão disponíveis para download gratuito. Normas APA 2018 - Sexta edición (Descargar PDF) Edgar Morin: é preciso educar os educadores. Carlos Fiolhais vence Grande Prémio Ciência Viva - Notícias de Coimbra.

“O ensino não se pode limitar à transmissão de conhecimento” Competências para o século 21. O sucesso das lideranças escolares. Canto gregoriano - Benedictinos del Monasterio de Silos. Jovens Investigadores, estudantes do Ensino Secundário, vão representar Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists | Direção-Geral da Educação. Câmara da Covilhã promove projeto que mostrar o concelho às crianças. "Há outros heróis que estão a mudar Portugal, são os professores" Prémio Mário Ruivo – “A influência do oceano em ti e a tua influência no oceano.” | Direção-Geral da Educação. A importância de um inseto para as artes plásticas. Manuel Freire - Pedra filosofal. El teatro, una herramienta para aprender trigonometría. Daniel Sampaio colocou uma vida e toda a carreira num minuto e 23 segundos de silêncio. Google oferece curso on-line e gratuito para quem curte programação. Escolas que questionam o sistema e dão a cada aluno o seu tempo.

“Os professores devem recusar humilhações, disparates e parvoíces” Educação. A filosofia ajuda as crianças a pensar e a ser argumentativas. Acervo de Herberto Hélder disponível para consulta na Universidade do Porto - Plataforma 9. Livros. Regresso à infância com audiolivros. Igualdade de género vai ser um tema obrigatório no ensino básico e secundário. Jornais Escolares. Rede de Centros Ciência Viva. Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE) - ano letivo 2017/18 | Direção-Geral da Educação. A maior viagem de comboio do mundo começa em Portugal. A Maior Lição do Mundo - Desafio às Escolas | Direção-Geral da Educação. TN Todo Noticias. Má Hora. No Valores lo que Mides, mejor Mide lo que Valoras | Cristóbal Cobo | TEDxMontevideo. Una excavación en Badajoz descubre un edificio tartésico único en el Mediterráneo occidental. 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning.

Universo. Será que a vida extraterrestre é parecida com a da Terra? DENSER: o algoritmo criado em Coimbra que superou o Google Brain. David Gilmour Wish you were here live unplugged. Escolas na Argentina abolem divisão por sala e usam arte como fio condutor do ensino - Educação Integral. Ler para aprender. Ler na era digital. O homem que vive à procura do livro certo. Didática da imagem animada e o cinema de animação no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. 1.º Laboratório de Diálogo Nacional do projeto TeachUP. Webcast Probótica – Programar com objetos tangíveis. Unesp lança livros de ciências, artes e educação para download gratuito.