background preloader

Bibliotecas Escolares

Facebook Twitter

Bibliotecas e lietracias

Rede de Bibliotecas Escolares. RBE. Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas escolares de Portugal: 20 años. Apps para educação. RBE - 20 Anos - Práticas. Rede de Bibliotecas Escolares. RBE 20 anos - testemunhos. Câmara de Portimão compra tablets para as bibliotecas escolares. A Câmara Municipal de Portimão vai equipar cada uma das bibliotecas escolares do município com 26 tablets. Em comunicado, a autarquia refere que a decisão foi tomada “na sequência de um Protocolo celebrado entre o Município de Portimão e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa” para criação de uma Biblioteca Digital, que “visa apresentar uma colecção de livros interactivos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1º ciclo.”

Por esta via, os alunos podem, por exemplo, ler o livro digital “Portimão” integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal. Futuramente, a obra poderá, igualmente, ser consultada a partir de qualquer smartphone ou tablet com ligação à Google Play ou Apple. Na plataforma estão disponíveis, para já, 10 concelhos para consulta, nomeadamente Condeixa-a-Nova, Celourico de Basto, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Lagoa e agora Portimão.

Leia também: Incêndios suspeitos. Bibliotecas Escolares do Concelho de Setubal - As bibliotecas escolares preparam se para um no - Rostos On-line. As escolas “A revolução digital e a expansão da designada sociedade do conhecimento colocam à escola atual novos desafios, sobretudo no sentido de dotar os jovens de um conjunto de saberes capazes de responder às expectativas da sua vida pessoal, social e profissional”, salientou o vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na sessão de abertura do encontro. “Biblioteca Escolar: Desafios para o Sucesso” é o tema da sexta edição do evento, que decorre até amanhã no auditório da Escola Secundária Dom João II, organizado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, com o apoio da autarquia e da Rede de Bibliotecas Escolares. O objetivo é dar contributos para repensar o sucesso em ambientes de aprendizagem, bem como analisar a escola à luz dos novos normativos e refletir sobre a biblioteca como espaço inovador para o desenvolvimento das literacias.

Fonte - CMS imprimir Partilhar: comentários Seja o primeiro a comentar esta notícia. Quantas bibliotecas escolares - Pordata Kids. A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada). O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos.

E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva. “Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom… 20 Anos da Rede de Bibliotecas Escolares - NOTÍCIAS. Já há um milhão de alunos com acesso às bibliotecas escolares. Já há um milhão de alunos com acesso às bibliotecas escolares. Photo by Rede de Bibliotecas Escolares • Oct 15, 2016 at 10:24am UTC. Rede de Bibliotecas Escolares nasceu há 20 anos - Cultura. O que é a literacia? O que é a educação para os media? Fórum 20 anos - RBE. Inscrições abertas. Bibliotecas escolares | Blog de Bibliotecas escolares. Os días 12 e 13 de abril de 2018 celebraranse no Palacio de Congresos de Santiago de Compostela os ENCONTROS DO PLAN DE MELLORA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES 2017/208, a cita anual do profesorado responsable das bibliotecas de centros non universitarios integradas neste programa da Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria.

Estes encontros, configurados como espazo de traballo, aprendizaxe e intercambio de experiencias e propostas, reunirá a 646 docentes, ademais de persoas expertas en distintos ámbitos: bibliotecas públicas e escolares, lectura, didáctica da lingua e da literatura, competencias informacionais e mediáticas, narración oral, gamificación, radio, lectura en contextos de diversidade, literatura infantil e xuvenil, educación audiovisual, poesía, robótica ou impresión 3D e literatura de tradición oral. Rede de Bibliotecas Escolares. Defendamos la equidad, la justicia y la dignidad humana El Día de los Derechos Humanos se celebra cada 10 de diciembre, coincidiendo con la fecha en que la Asamblea General adoptó la Declaración Universal de Derechos Humanos, en 1948.

Para celebrar el que será el 70 aniversario el próximo año, lanzamos hoy una campaña con la que queremos destacar la trascendencia de este documento histórico, que proclamó los derechos inalienables inherentes a todos los seres humanos, sin importar su raza, color, religión, sexo, idioma, opiniones políticas o de otra índole, origen nacional o social, propiedades, lugar de nacimiento ni ninguna otra condición. La Declaración, cuyo borrador redactaron representantes de distintos contextos jurídicos y culturales de todo el mundo, expone valores universales y un ideal común para todos los pueblos y naciones.

La Declaración nos fortalece a todos y los principios que recoge son tan relevantes en la actualidad como lo fueron en 1948. #LuchaPorLosDDHH. Município de Pombal assinala Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com actividades para os mais novos. O Município de Pombal associa-se às comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema “ Ligando Comunidades e Culturas”, definido pela International Association of School Librarianship (IASL), numa atitude colaborativa com a Rede de Bibliotecas de Pombal, dinamizando actividades dirigidas a alunos em escolas com bibliotecas escolares. A partir de hoje e até dia 26 de Outubro, nas Bibliotecas Escolares do concelho será distribuído o Cartão Concelhio de Leitor aos novos alunos do 1.º ano de escolaridade.

Haverá ainda animação do Livro e da Leitura com “Vegetal como Sientes | Alimentos con Sentimentos”, feita pela equipa de animação da Biblioteca Municipal. Estas acções destinam-se aos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. No dia 23 de Outubro, na Biblioteca Municipal e destinado a alunos do 3.º Ciclo e Ensino Básico, será desenvolvido o projeto Skype, uma iniciativa lançada pela International Association of School Librarianship (IASL). Las bibliotecas escolares no son lugares estancos, son espacios para la creatividad. Las bibliotecas escolares no son únicamente lugares en los cuales hay libros para los estudiantes, son espacios para el surgimiento de ideas.

Y es que las bibliotecas escolares son mucho más que lugares físicos y estancos ubicados dentro de centros educativos, son espacios creativos para el aprendizaje individual y colectivo de sus estudiantes. El Blog de Educación y TIC (tiching) señala que las bibliotecas escolares ofrecen igualdad de oportunidades al alumnado en cuanto al acceso a la información, la lectura y la cultura. A lo que habría que sumar el impacto positivo que tienen las bibliotecas escolares sobre el rendimiento de los estudiantes.

El post de tiching identifica también una serie de beneficios que aportan las bibliotecas escolares a la educación, como por ejemplo: despertar el interés por la lectura, fomentar la lectura y la escritura, contribuir a compensar desigualdades, difundir la cultura, promover actitudes reflexivas y fomentar valores. 14 de outubro de 2016 | 20 Anos da Rede de Bibliotecas Escolares! Posted on 15 de Outubro de 2016 by bibliomag Foi em Lisboa e na Fundação Calouste Gulbenkian que decorreu, no dia 14 de outubro, o Fórum internacional 20 anos RBE, organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, presidido pela Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva.

Foi um dia de celebração em que se revisitaram estes 20 anos: o início do “lançar a rede”, em 1995, com a presença dos seus protagonistas, a homenagem à Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (1996-2013), a mensagem de reconhecimento pelo trabalho realizado, proferida por Sua Ex.ª o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e as várias intervenções de pensadores e olhares de diferentes obreiros desta rede. Gostar disto: Gostar A carregar... Relacionado Outubro 2016 | Mês Internacional da Biblioteca Escolar! Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)!

In "1º Ciclo" 23 de outubro | Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Bibliotecas Escolares Beira Interior e Alta - Home. Ricardo Araújo Pereira e os “crominhos que adoram ler” Funda. Carlos Pinheiro | Webinars DGE. Escritores.online e Rede de Bibliotecas Escolares estabelecem parceria. Rede de Bibliotecas Escolares. A sessão será precedida por uma visita guiada* pelo Diretor do Museu, Prof. Luís Farinha, às 16h:30. O Livro Livre, de Francisco Bairrão Ruivo, Danuta Wojciechowska e Joana Paz, nasceu como uma outra forma de comemorar o 25 de Abril, dando a conhecer a crianças e jovens este marco da História de Portugal e o seu legado. Celebra os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 como a sua principal herança e destaca a responsabilidade do que é viver em democracia.Tomando como referência este momento de conquista histórica, fruto da luta e do trabalho de muitos, militares e civis, o Livro Livre apela ao espírito da liberdade e convoca o leitor a participar numa atividade criativa, como co-autor do livro.

Desafia-o a resgatar as memórias de quem viveu este período e registar estas experiências. 20 anos a promover a leitura: bibliotecas escolares | Almada Boletim Municipal. Em Almada, a rede de bibliotecas escolares teve o seu início em 1997. Hoje, passadas duas décadas, as crianças e jovens almadenses podem usufruir de 51 bibliotecas escolares, distribuídas pelas 11 freguesias do concelho. espaços onde se promovem a leitura e a escrita, competências fundamentais para aprendizagem. espaços onde o saber não ocupa lugar. Matilde, 9 anos, é uma das jovens utilizadoras das bibliotecas escolares existentes no concelho de Almada. «Na biblioteca temos oportunidade de requisitar livros para ler, estudar, saber o que se passa à nossa volta, mas também podemos aprender informática», conta. A paixão pelos livros e gosto pela leitura são, igualmente, partilhados pelos colegas Tomás, Leonardo, Helena e Henrique, alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Cataventos da Paz, em Cacilhas, que, desde abril de 2017, dispõe de uma biblioteca escolar.

Para todos, a visita à biblioteca é sempre um momento especial. (...) RTP na Biblioteca Maior. Rede de Bibliotecas Escolares. Ricardo Araújo Pereira e seis alunos falam de bibliotecas e dos “crominhos que adoram ler” | Bibliotecas Escolares. EI DIGITAL Nº11. Portugal em Direto de 21 Fev 2018 - RTP Play. A atualidade diária do nosso país. "Portugal em Direto" é um espaço de informação nacional apresentado pela jornalista Dina Aguiar. O programa aposta na atualidade nacional, sempre atenta aos problemas das populações contando para isso com todo o empenhamento e colaboração dos centros regionais da RTP.

Dispõe também de meios técnicos e meios humanos especiais que lhe permitem deslocar-se às localidades mais recônditas de Portugal, para garantir em cada emissão, sempre, um debate alargado sobre um tema de interesse local e nacional. Sem menosprezar a atualidade, procura dar mais atenção aos assuntos e às pessoas da nossa terra o que diferencia o seu conteúdo da restante informação funcionando como um complemento informativo do telejornal por exemplo, cujos destaques são diariamente apresentados pelo próprio pivot de serviço. Nova Biblioteca já é uma realidade no agrupamento. O edifício “Criar” acolhe a recém-criada estrutura Depois de uma espera de seis anos e em pleno Dia Mundial da Criança, o Centro Escolar de Belmonte inaugurou a biblioteca escolar, sediada no edifício “Criar”, dentro das instalações do centro escolar.

A cerimónia contou com a presença da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas escolares, Manuela Pragana Silva. Esta biblioteca é a mais recente da já vasta Rede de Bibliotecas escolares, programa criado em 1996 e que conta agora com duas estruturas físicas no Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral. “Cada Biblioteca que chega, é um acréscimo de recursos e de possibilidades que vêm para a população de uma forma geral”, apontou Manuela Pargana Silva, acrescentando que o objetivo é “capacitar os alunos para serem melhores cidadãos no futuro”.

(Leia a reportagem completa na edição deste mês do Jornal de Belmonte) João Santos Gostar disto: Gostar A carregar... Elogios de Marcelo originam aplausos a Guterres - Cultura. Projeto “Escola com Livros” – Empresários apoiam Bibliotecas Escolares. Cartazes da Rede de Bibliotecas Escolares. APPS para educação, aplicações para dispositivos móveis! Los 8 objetivos de la biblioteca escolar en el proceso educativo. El éxito de los estudiantes también reside en la presencia y utilización de las bibliotecas escolares. Son éstas las encargadas de proporcionar información e ideas a su comunidad educativa, además de proporcionar las competencias necesarias para su aprendizaje y las encargadas de desarrollar su curiosidad e imaginación. Y es que las bibliotecas escolares, pese a quien le pese, son imprescindibles dentro de las instituciones educativas.

La biblioteca escolar es un elemento esencial de cualquier estrategia a largo plazo para alfabetizar, educar, informar y contribuir al desarrollo económico, social y cultural. La UNESCO habla de la importancia de la biblioteca escolar en su manifiesto elaborado junto a la IFLA. Dicho manifiesto hace mención a la función de la biblioteca escolar en la enseñanza y el aprendizaje, a su misión, financiación, legislación y redes, a sus objetivos, a su personal y a su funcionamiento y gestión. Hace referencia a la importancia de la figura del bibliotecario. Cabo Verde cria Comissão para elaborar Plano Nacional de Leitura e Rede Nacional de Bibliotecas Escolares – e-Global.

Foto: Portal do Governo de Cabo Verde Partilhar Tweet Email A Direção Nacional de Educação de Cabo Verde criou uma comissão cujo objetivo é trabalhar na elaboração do Plano Nacional de Leitura e da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, avança o portal do Governo em comunicado oficial. A Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal, Manuela Silva, afirmou que Cabo Verde dispõe das condições necessárias para que seja implementado o projeto, mas que “um projeto desta dimensão leva tempo a ser implementado, sendo que os encontros realizados durante toda a semana visavam fazer o cronograma, o calendário e os planos”.

Já a Diretora Nacional da Educação, Adriana Mendonça, apelou à articulação entre os vários intervenientes do projeto, tais como as universidades, o ILLP, a Cátedra da Língua Portuguesa, o Instituto Camões, o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura e Industrias Criativas. . © e-Global Notícias em Português. Rede de Bibliotecas Escolares. Como organizar uma biblioteca escolar Como organizar uma Biblioteca Escolar: Aspetos técnicos e pedagógicos EDITA Gobierno de Navarra. Departamento de Educación y Cultura TEXTOS Centro de Documentación del Servicio de Renovación Pedagógica DISEÑO Asís Bastida IMPRESIÓN Litografía Ipar, S.L. D.L. Download Sobre Jorge Borges Professor. Esta entrada foi publicada em Bibliotecas, Formação com as etiquetas eBooks. ligação permanente.

E Rede de Bibliotecas Escolares dinamizam ‘fórum do leitor’ - Escritores.online. Métodos de estudio: aprender a aprender, cada vez más necesario. Rede de Bibliotecas Escolares. Concurso Rádio Miúdos 'Põe a tua terra nos píncaros!' - Câmara Municipal de Condeixa. Rede de Bibliotecas Escolares. Rede de Bibliotecas Escolares. Câmara de Sintra promove Encontro ETerna Biblioteca - Câmara Municipal de Sintra. A leitura não é só para “betinhos” e “cromos” Desafios, tendências e desenvolvimentos tecnológicos nas bibliotecas escolares | 2017. Director da mítica Biblioteca de Alexandria em Portugal. Rede concelhia de bibliotecas da Covilhã já tem logótipo. Bibliotecando em Tomar 2017. MIÚDOS A VOTOS na Rádio Miúdos.

Educação. Clássicos nas escolas ajudam a ler (e a melhorar) o mundo. Aprender com a biblioteca escolar 2016-2017. Seminário – Voluntariado da Leitura: um projeto para todos! Encontro de Boas práticas: Bibliotecas escolares e trabalho em rede. Encontro. 18 coisas que tem de saber sobre a Web Summit – Observador. Já não é possível conceber uma escola sem biblioteca | entrevista. Mais de 500 escolas inscritas em 'Miúdos a Votos' Encontro nacional do projeto Todos Juntos Podemos Ler. Noite literária com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho na Biblioteca de Chaves [de 23 a 27 de janeiro] - Diário Atual. Rede de Bibliotecas Escolares. RBE / Concurso "Aprende a descodificar o teu mundo" Plano Nacional de Leitura até 2027 com aposta na literacia científica e digital - Governo - SAPO 24.