background preloader

Félix-Jeremie-Alizée

Facebook Twitter

Felix Essa moça ta differente. Cabo Verde Félix. Impeachment de Dilma: veja os próximos passos - Politize! Até agora, o pedido de impeachment de Dilma encontrava-se em uma comissão especial da Câmara.

Impeachment de Dilma: veja os próximos passos - Politize!

Essa comissão foi composta depois de serem cumpridas as primeiras etapas do processo previstas em lei: o envio de uma denúncia para o presidente da Câmara, que por sua vez leu o pedido em plenário e decidiu que a denúncia possui todos os critérios necessários para admitir a análise da Câmara, a começar pela comissão especial. A comissão, por sua vez, se reuniu ao longo de 15 sessões para deliberar sobre as denúncias feitas (a última sessão aconteceu hoje, dia 11/04). Nesse tempo, pronunciaram-se várias pessoas: os autores da denúncia; o Advogado-Geral da União, que falou em defesa do governo; e todos os 65 deputados integrantes da comissão. Agora, a comissão fechou seus trabalhos com a votação dos 65 parlamentares, com placar de 38 a 27 a favor do impeachment. Impeachment de Dilma é golpe?

Revista da Alemanha também denuncia golpe no Brasil. Sob o título “Crise de estado no Brasil: golpe frio”, uma reportagem da revista semanal de notícias Der Spiegel, da Alemanha, publicada no último sábado (19), analisou a crise política e a possibilidade de golpe em vigor no Brasil.

Revista da Alemanha também denuncia golpe no Brasil

O autor da reportagem, o jornalista Jens Glüsing, diz o que ocorre no País hoje é uma tentativa de “golpe frio”. Na semana passada, o site The Intercept também havia denunciado a tentativa de golpe no Brasil. A revista comparou o tom violento dos protestos anti-PT, no dia 13 de março, com os ocorridos a favor do governo na última sexta-feira (18). Para ela, nas manifestações a favor da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula quase não se viu discursos de ódio, enquanto nos protestos de domingo havia “cada vez mais golpistas, extremistas de direita e intolerantes”.

De acordo com a Der Spiegel, o sucesso subiu à cabeça de Sérgio Moro e que, agora, “o juiz faz política, o que não para ele”. Um golpe frio Indícios frágeis. Não vai ter golpe! Mas calma, o que é um golpe?  - Politize!

Muito se tem falado a respeito das semelhanças entre os cenário políticos do Brasil de 1964 e do Brasil de 2016.

Não vai ter golpe! Mas calma, o que é um golpe?  - Politize!

Por isso, é interessante resgatar um pouco do que foi aquele momento da vida nacional, para ver se a comparação procede. 52 anos atrás, o Brasil tinha como presidente João Goulart, o Jango. O presidente não era muito bem visto por uma boa parte da imprensa e da classe média, pois apresentava inclinações políticas à esquerda (antes de virar presidente, ele foi ministro de Getúlio Vargas, quando aumentou o salário mínimo em 100%; enquanto chefe de governo, defendia reformas de base com viés popular).

Goulart tinha alcançado o poder após o estranho episódio da renúncia de Jânio Quadros, em 1961. Jango era vice de Quadros e assumiria a presidência já naquela época, mas foi impedido de assumir o cargo, sob a ameaça de uma intervenção militar e o início de uma guerra civil.