background preloader

Informação

Facebook Twitter

Epistemologia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Epistemologia

O conhecimento como um conjunto de crenças verdadeiras. Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este facto torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento (haveria realmente uma distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível?)

Origem[editar | editar código-fonte] Provável forma usada por Pitágoras para demonstrar o teorema que leva o seu nome. Segundo Trindade: Referências. Informação Tecnologica. Informação tecnológica ou Busca de Patentes A informação tecnológica resume-se nos diferentes tipos de buscas que podem efetuar-se para obter conhecimento sobre tecnologias disponíveis ou patentes em geral, serve para orientação em pesquisas, teses e constitui-se uma excelente base de dados para novos investimentos na indústria.

Informação Tecnologica

Para uma empresa moderna a informação tecnológica é indispensável, tanto como ferramenta para pesquisa e desenvolvimento de produtos, como servindo de subsídio ao planejamento estratégico da empresa. Entre as formas de informação tecnológica, a patente é considerada como a mais completa. Estudos realizados por diferentes centros de pesquisa ao redor do mundo, revelaram que 70% das informações contidas nestes documentos não são publicadas em qualquer outro tipo de fonte. O que o INPI oferece? O Centro de Documentação e Informação Tecnológica do INPI oferece a qualquer interessado dois tipos de consultas: a busca informatizada e a busca manual.

Informação on line. Filosofia da informação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Filosofia da informação

A Filosofia da Informação, abreviado para (PI) philosophy of information inglês ou (FI) em português) é um campo da pesquisa filosófica voltado para a investigação crítica da estrutura conceitual e dos princípios básicos da informação e ainda da elaboração e aplicação da teoria da informação e das metodologias computacionais aos problemas filosóficos, segundo definição do filósofo italiano Luciano Floridi, mas é também objeto de estudos da Ciência da Informação. Computação e filosofia[editar | editar código-fonte] Recentes avanços na computação como web semântica, inteligência artificial vem permitindo novas visões sobre a filosofia. Filósofos da informação[editar | editar código-fonte] Leituras Adicionais[editar | editar código-fonte] João Mattar. Ver também[editar | editar código-fonte] Ligações externas[editar | editar código-fonte] Em português Em inglês. Informação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informação

Informação em modo ECB codificada em imagem. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. 1 É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na atualidade, a palavra "informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Etimologia[editar | editar código-fonte] Informação como mensagem[editar | editar código-fonte] R. Informação é o estado de um sistema de interesse (curiosidade). Informação é a qualidade da mensagem que um emissor envia para um ou mais receptores.