background preloader

Educação na era digital

Facebook Twitter

Conheça o Edmodo, a maior Rede Social voltada à Educação. POR PATRÍCIA GOMES Quando a porta da sala de aula se fecha, o professor se vê ali, sozinho, com 30, 40 alunos.

Conheça o Edmodo, a maior Rede Social voltada à Educação

Bate insegurança, dúvida, solidão, os educadores costumam dizer. Mas a tecnologia tem ajudado a diminuir essa sensação. O Edmodo, maior rede social do mundo voltada para a educação, tem se fortalecido como um espaço em que, para além de organizar a sala de aula com atividades virtuais, os professores podem trocar experiências boas ou ruins, aprender juntos, compartilhar materiais. Combatendo o plágio nos trabalhos escolares. Como usar a tecnologia para combater plágios nos trabalhos escolares Um dos grandes problemas enfrentados por educadores em todos os níveis de escolaridade é a facilidade que os alunos encontram hoje para plagiar conteúdos.

Combatendo o plágio nos trabalhos escolares

O famoso Ctrl C/Ctrl V, que consiste em copiar e colar informações da internet, tem assombrado as correções de trabalhos escolares e até de monografias e teses desenvolvidas nos mais altos níveis da educação. O combate ao plágio desafia os professores modernos e, nesse contexto, a tecnologia aparece como uma maneira eficiente de garantir trabalhos 100% originais, baseados em pesquisas e na organização do pensamento dos estudantes. É preciso deixar claro para os alunos que existem ferramentas capazes de detectar cópias de qualquer tipo, além de reforçar que esse tipo de prática é crime contra a lei dos direitos autorais. Tecnologia no Ensino Infantil. Crianças pequenas também usam computador, telefone, ipad e outras ferramentas.

Tecnologia no Ensino Infantil

Como isso afeta a aprendizagem? As crianças das novas gerações já nasceram "plugadas" no universo digital. Desde pequenas sabem usar o computador, acessar a internet, manusear uma câmera digital ou um telefone celular. Além de serem instrumentos de comunicação e entretenimento, essas ferramentas tecnológicas também são importantes aliadas do ensino, desde a educação infantil. Uso de aplicativos para celular ganha força na escola. Tecnologia e educação sempre tiveram uma relação difícil, sobretudo dentro da sala de aula.

Uso de aplicativos para celular ganha força na escola

Embora o modelo de escola tenha pouco se alterado com o passar dos anos, a cultura digital é uma realidade entre alunos e professores – o que tem desafiado a tradição. Com a disseminação dos smartphones, escolas, governos e demais instituições se voltam para potencializar essa tecnologia na melhoria do ensino e da aprendizagem. A Fundação Lemann, por exemplo, vai iniciar uma nova linha de atuação voltada para aplicativos móveis de educação gratuitos.

“A sociedade como um todo já viveu essa revolução tecnológica e, infelizmente, nesse contexto, a escola ficou para trás”, explica o diretor da fundação, Denis Mizne. “O caminho agora é proporcionar para alunos, professores e gestores escolares o que já é uma realidade fora da escola.” Escola digital desafia 'professor analógico' - Geral. A ideia de "professores analógicos" em escolas com "alunos digitais" sempre volta à tona quando o debate é a chegada da tecnologia na sala de aula.

Escola digital desafia 'professor analógico' - Geral

A diferença de gerações é essencial nessa relação, mas há uma crise que cabe principalmente ao poder público resolver: a formação dos docentes ainda não contempla essa nova realidade e desafios. 4 motivos que mostram que usar o celular na sala de aula pode ser algo bom. O uso das tecnologias na educação. No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador.

O uso das tecnologias na educação

Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Como lidar com os celulares em sala de aula. Olá educadores!

Dependendo da região em que atuamos enquanto docentes, os celulares estarão nas mãos da maioria de nossos alunos. Se é assim, por que não utilizamos essa tecnologia em prol da educação? É importante ressignificar o uso do celular e não proibi-lo dentro de sala. – pablosimoes

Você é daqueles que pega o celular toda hora?

Como lidar com os celulares em sala de aula

Se distrai fácil com os aplicativos do aparelho? Ou é professor e não aguenta mais chamar a atenção dos seus alunos quanto ao uso em sala de aula? Pois saiba que estamos lidando com a “geração distraída”, que são as pessoas que prestam mais atenção a seus aparelhos tecnológicos do que em qualquer outra coisa. Aqui vamos falar de algumas maneiras de lidar com essas distrações digitais em sala de aula. Em 48% das escolas públicas não há computadores para alunos - Releases - Sala de imprensa - Todos Pela Educação.

De acordo com levantamento do movimento Todos Pela Educação para o Observatório do PNE* (www.observatoriodopne.org.br), com dados do Censo da Educação Básica (MEC/Inep), em 2008 havia um computador para cada 96 alunos.

A meta de universalização dos laboratórios de informática em todas as escolas públicas (inclusive rurais) era para 2010. Em 2014 quase metade das escolas ainda não tinham computadores. Além disso, a utilização correta desses computadores nas escolas que já os possuem, está condicionada a formação dos professores, que é um capítulo ainda mais problemático desta novela. – pablosimoes

Já em 2013, o indicador evoluiu para um equipamento para cada 34 estudantes, mas, até o ano passado, somente 51,9% das escolas de Educação Básica da rede pública possuíam computadores disponíveis para uso dos alunos, e 50,3% tinham acesso à internet.

Em 48% das escolas públicas não há computadores para alunos - Releases - Sala de imprensa - Todos Pela Educação

Universalizar o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e triplicar a disponibilidade de computadores por aluno nas escolas da rede pública de Educação Básica são estratégias para garantir o aprendizado adequado dos alunos, previsto na Meta 7 do Plano Nacional de Educação, recentemente aprovado no Congresso Nacional.


  1. giboucherville Nov 17 2015
    Parabéns Pablo! ótima seleção de artigos e reportagens!