background preloader

Contents

Facebook Twitter

Eleventh grade Lesson Edgar Allan Poe: "The Black Cat" In a round robin style, we will read "The Black Cat," focusing on those elements of Gothic literature that exist. I will focus on the bleak setting, supernatural, the psychological disorder of the narrator, and the element of violence. I will have students complete a guided … Read more In a round robin style, we will read "The Black Cat," focusing on those elements of Gothic literature that exist. I will focus on the bleak setting, supernatural, the psychological disorder of the narrator, and the element of violence. I have included a video to reinforce the story if time permits. Trabalhe a questão racial com as crianças! - Estante Mágica - Blog. Assunto polêmico e incômodo!

O racismo ainda existe no nosso país (um dos que têm mais negros no mundo). Falar sobre o assunto com as crianças pode ser mais fácil do que você imagina! O Brasil é um paraíso, em termos de diversidade, e um dos lugares mais atrativos para trabalhar a pluralidade. Entre as diversas etnias e raças que compõem nossa sociedade, os negros representam 54% da nossa população. Somos o segundo país com a maior população negra no mundo, perdendo apenas para Nigéria, localizada no continente africano. Apesar de tamanha expressão numérica e cultural, ainda enfrentamos o mal do racismo. 1) Autoestima Uma das principais formas de desenvolver esse tema é focando na autoestima e autoconfiança da criança negra, que muitas vezes não se vê representada na mídia e em outros produtos culturais. 2) Valorização da herança cultural africana 3) Destacar grandes personalidades negras Importantes figuras negras são indispensáveis para essa conscientização.

O que seria do Brasil sem a África? - Estante Mágica - Blog. Jornalista Mágica No dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra. Este dia nos relembra a história de Zumbi dos Palmares, que se tornou um grande símbolo de resistência à escravidão.

A data é um gancho bacana para abordamos a nossa herança cultural africana. Vamos lá? Nas escolas, desde 2003 está em vigor uma lei que obriga um estudo aprofundado sobre cultura africana e afro-brasileira, a fim de nos conscientizar em relação, não só às nossas origens, mas também em relação ao papel da diversidade étnico-racial na construção de várias culturas. Pensando nisso, que tal trazermos uma visão mais completa sobre este tema durante as aulas? Nossa culinária herdou muito dos africanos. Vamos aproveitar esta data importante para reforçar às crianças como a história da África e do Brasil são extremamente ligadas. Que tal começar hoje mesmo com a sua turma? Para saber mais: