background preloader

Sociologia da Religião

Facebook Twitter

Scielo. Rabino Edir? Quase isso. Juliana Linhares e Thaís Botelho Reino de Salomão - Edir Macedo muda a narrativa: como era, há sete anos, e agora, com uma nova liturgia que coincide com a inauguração de templo de 685 milhões de reais (Instagram e José Patrício/Estadão Conteúdo) De quipá, xale de orações, barba de profeta e chamado por alguns de seus pastores de “sumo sacerdote”, o nome dado ao religioso supremo do antigo povo de Israel.

Rabino Edir? Quase isso

Edir Macedo fez uma mudança surpreendente na narrativa da Igreja Universal do Reino de Deus, a maior confissão neopentecostal do país, criada por ele. Os elementos da religião judaica que o líder evangélico passou a incorporar imprimem um novo significado à sua obra magna, o gigantesco Templo de Salomão do Brás, inaugurado na semana passada.

O Templo de Salomão, aberto com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador paulista Geraldo Alckmin, é um sinal de que Macedo pensa mais do que grande. Democracia Batista. Www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_86/Artigos/PDF/LeticiaCampos_rev86.pdf. UM ESTADO LAICO COM BANCADA EVANGÉLICA. As bancadas conservadoras no Congresso Nacional nunca foram tão grandes em número e em influência quanto atualmente.

UM ESTADO LAICO COM BANCADA EVANGÉLICA

A Bancada Ruralista, por exemplo, conseguiu aprovar no Senado, no dia 6 de dezembro de 2011, o novo Código Florestal, acusado por ambientalistas de dar brechas e até mesmo incentivar o desmatamento de vegetação nativa, em prol do agronegócio (Entenda o que muda com o novo Código Florestal clicando AQUI e AQUI). Foram 59 votos a favor e 7 contra e, a partir de agora, o texto volta para a Câmara, para a apreciação das alterações feitas pelos senadores, para depois ser encaminhado para a sanção da presidenta Dilma.

Porém a bancada que mais tem conseguido projeção neste mandato talvez seja a Bancada Evangélica. Segundo dados da própria Frente Parlamentar Evangélica, nas eleições de 2010, a bancada cresceu de 46 deputados (9% do total da Casa) para 68 deputados (13,2% do total), um crescimento de mais de 50%, se comparado ao tamanho da bancada no mandato anterior. Paulopes. Sétima Turma mantém reconhecimento de vínculo de pastor da Igreja Universal - Notícias - TST. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento, por unanimidade, a recurso da Igreja Universal do Reino de Deus, que buscava anular decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) reconheceu o vínculo de emprego a um ex-pastor obrigado a cumprir metas de arrecadação.

Na mesma decisão ficou mantida a condenação da igreja ao pagamento de R$ 19 mil por danos morais ao pastor, demitido sob a acusação de roubo. Debatespertinentes1.pdf (objeto application/pdf) A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico - notícias em Sociedade. ELIANE BRUM Jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem.

É autora de um romance -Uma Duas (LeYa) - e de três livros de reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo). E codiretora de dois documentários: Uma História Severina e Gretchen Filme Estrada.elianebrum@uol.com.br@brumelianebrum O diálogo aconteceu entre uma jornalista e um taxista na última sexta-feira.

Crentes são "pragas do Egito" e "Deus está morto" afirma Baleiro. EmailHome » Brasil Notícias Gospel em seu email Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email: ou no facebook. IHU - Instituto Humanitas Unisinos. ComCiência. Pentecostais e política no Brasil Ricardo Mariano O campo religioso brasileiro sofreu profundas transformações nas últimas décadas.

ComCiência

A consolidação da liberdade religiosa, a pluralização do campo religioso, o enfraquecimento do poder religioso da Igreja Católica e a redemocratização do Brasil contribuíram decisivamente para transformar as relações dos grupos religiosos entre si e com a política partidária e o Estado. A acelerada expansão numérica dos evangélicos constitui fator dos mais relevantes para compreender parte das mudanças ocorridas recentemente nos campos religioso e político brasileiro.

Os evangélicos, segundo o IBGE, eram apenas 2,6% da população brasileira em 1940. Pentecostais e protestantes crescem em estratos sociais com perfis socioeconômicos contrastantes: enquanto a renda e a escolaridade dos primeiros são bem inferiores à média da população, os últimos distribuem-se nas faixas de renda e nos níveis escolares mais elevados.

Comportamento. Assista a vídeo em que mostramos o pastor Valdemiro Santiago “curando” pessoas: {*style:<b>FÉ Terça-feira, 11 de janeiro, 12h30: em pé em uma banqueta, Comportamento. Um dos líderes da Assembleia de Deus, a maior e uma das mais conservadoras igrejas evangélicas do Brasil, Samuel Ferreira rompe tradições, libera costumes e atrai fiéis para o seu templo Rodrigo Cardoso O evangélico desavisado que entrar no número 560 da ave­nida Celso Garcia, no bairro paulistano do Brás, poderá achar que não está entrando em um culto da Assembleia de Deus.

Comportamento

Maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera, pelo comedimento na conduta e, principalmente, pelas vestimentas discretas de seus membros. Por conta dessa última particularidade, tornou-se folclórica por forçar seus fiéis a celebrarem sempre, no caso dos homens, de terno e gravata e, entre elas, de saia comprida, camisa fechada até o punho e cabelos longos que deveriam passar longe de tesouras e tinturas.