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Deleuze

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Deleuze. Heranças à Esquerda 27. Uma vez perguntaram a Gilles Deleuze o que era ser “de esquerda”. Sua resposta foi a seguinte: “Ser de esquerda é perceber o mundo antes de tudo”. Ou seja perceber na seguinte ordem: mundo, continentes, américa, amazônia, pará, belém, eu. Alguém de direita faria o caminho inverso. Isso representa uma certa ética: a de subjugar o individual em favor do coletivo.

E isso é essencial em Deleuze e é o que faz da sua obra uma herança à esquerda. Vejamo-la, no entanto, sob a ótica conceitual com que se apresenta na sua obra: por meio dessa palavra tortuosa e plena de alegria que é desejo. Aliás, antes lembremos que a enciclopédia Larousse define Deleuze como “o filósofo do desejo”. Mas... em que sentido, propriamente? No sentido de que Desejo, em Deleuze, equivale a uma busca pela liberdade através da conexão ao coletivo: “Desejo é construir um conjunto, um agenciamento, uma região; sempre um coletivo”.

Sim, devem estar pensando: o pensamento dele tem algo de espinoziano... Isso me diz muito. Stivale - The Literary Element in 'Mille Plateaux' - The New Car. Twapper Keeper - "We save tweets" - Deleuze keyword notebook. Interview with Elizabeth Grosz. Control AND becoming. From the journal Futur Anterieur 1(Spring 1990), translated by Martin Joughin. Negri:The problem of politics seems to have always been present in your intellectual life. Your involvement in various movements (prisoners, homosexuals, Italian autonomists, Palestinians), on the one hand, and the constant problematizing of institutions, on the other, follow on from one another and interact with one another in your work, from the book on Hume through to the one on Foucault. What are the roots of this sustained concern with the question of politics, and how has it remained so persistent within your developing work?

Why is the rela­tion between movement and institution always problematic? Deleuze: What I've been interested in are collective creations rather than rep­resentations. There's a whole order of movement in "institutions" that's independent of both laws and contracts. Deleuze: I'm moved by what you say. You say there's a certain tragic or melancholic tone in all this. 1. 2. 3. 4. 5. Deleuze and Guattari. Deleuze&Guattari. 4. Désir et plaisir.