background preloader

Milenaeeliane

Facebook Twitter

Revista Tecnologias na Educação – Publicação de artigos e relatos de professores/pesquisadores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

1ª Coleção

Tecnologia na escola: 6 razões para inovar nas suas aulas | Blog do Sílabe. Discute-se bastante a respeito de recursos digitais e sua relação com os processos existentes na escola, com a tecnologia na escola e particularmente na sala de Aula. Parte dos alunos ainda não incorpora a tecnologia como um ator em seu aprendizado e ainda vêem as ferramentas como atalho para se ausentarem do ambiente de sala de aula. Além disso, muitas escolas ainda não compreendem em como a tecnologia pode potencializar o ensino. Quem utiliza, geralmente, o faz pensando em transpor o conteúdo offline e disponibilizá-lo de forma online, e essa transposição não é aproveitada da melhor forma. 1. Uma aula diferente da tradicional Segundo o mestre André Salatino, da Faculdade de Educação da USP, grande parte dos jovens utilizam celulares para se ausentarem do ambiente tradicional da sala de aula onde o professor palestra conteúdo e o aluno é obrigado a absorvê-lo de toda a forma. 2.

Utilizar apenas apresentações tradicionais de slides em sala de aula não é tão eficiente. 3. 4. 5. 6. Novas metodologias para aprendizagem com tecnologias móveis - José Manuel Moran. 04 53 48 AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCACAO. Tecnologia na Educação. Na Playmaker School, nos Estados Unidos, os alunos aprendem por meio de jogos, simuladores, produção de mídia e criação de projetos. Foto: Divulgação Olá, professor! Você se lembra da época do retroprojetor, do videocassete e das televisões em sala de aula? As tecnologias utilizadas nas escolas eram, em sua maioria, destinadas a apresentar o conteúdo aos alunos.

Mas, hoje, com a internet e uma quantidade enorme de informações disponível, o desafio é garantir qualidade e eficácia a esse acesso, além de proporcionar uma experiência que respeite as necessidades de cada estudantes e o ajude a ver valor naquilo que aprende. Felizmente, a busca pela inovação na Educação é uma tendência global que conta com um grande número de experiências bem-sucedidas. Colômbia: autodidatismo no Colégio Fontán Essa escola particular de Bogotá, voltada para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, não possui salas de aula, séries ou aulas expositivas.

E quais são seus exemplos preferidos de inovação?