background preloader

Milenaeeliane

Facebook Twitter

Revista Tecnologias na Educação – Publicação de artigos e relatos de professores/pesquisadores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O comitê editorial é composto pelo Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Vieira (UFV) e pela Profª. Ms. Maria de Fátima Franco (Assessoria Pedagógica-Grupo Blogs Educativos). A revista Tecnologia na educação é um periódico que enfatiza as experiências de professores no uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O artigo escolhido para analise trata de investigar como os docentes encaram as novas tecnologias de informação e comunicação que estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e aprendizagem. Qual a importância de inserir essas tecnologias e como o professor pode estar preparado para utilizá-las também é foco no artigo. 1ª Pergunta: Por que muitos professores não optam por utilizar as tecnologias? 2ª Pergunta: Uma formação contínua seria o essencial para os docentes se sentirem preparados para utilizar as TIC´S em sala de aula? 3ª Pergunta: Qual a conclusão dos professores em relação aos meios tecnológicos inseridos nos processos de ensino e aprendizagem? – milenaeeliane

1ª Coleção

Tecnologia na escola: 6 razões para inovar nas suas aulas. Discute-se bastante a respeito de recursos digitais e sua relação com os processos existentes na escola, com a tecnologia na escola e particularmente na sala de Aula.

Blog produzido pela Sílabe,aborda a importância de se utilizar a tecnologia em sala de aula. Menciona que a utilização desses recursos tecnológicos é favorável no processo de ensino e aprendizagem a partir do momento em que o aluno passa ser o protagonista do saber, enquanto o professor é símbolo de cooperação, ou seja, ele é estimulador e encorajador que permite e motiva os alunos a serem ativos na busca pelo aprendizado. 1ª Pergunta: Quando o professor passa a ser mediador do conhecimento? 2ª Pergunta: De que forma a cooperação entre alunos e professor é importante nos processos de busca pela aprendizagem? 3ª Pergunta: Qual a importância de tornar as aulas mais criativas? – milenaeeliane

Parte dos alunos ainda não incorpora a tecnologia como um ator em seu aprendizado e ainda vêem as ferramentas como atalho para se ausentarem do ambiente de sala de aula.

Tecnologia na escola: 6 razões para inovar nas suas aulas

Além disso, muitas escolas ainda não compreendem em como a tecnologia pode potencializar o ensino. Quem utiliza, geralmente, o faz pensando em transpor o conteúdo offline e disponibilizá-lo de forma online, e essa transposição não é aproveitada da melhor forma. 1. Uma aula diferente da tradicional Segundo o mestre André Salatino, da Faculdade de Educação da USP, grande parte dos jovens utilizam celulares para se ausentarem do ambiente tradicional da sala de aula onde o professor palestra conteúdo e o aluno é obrigado a absorvê-lo de toda a forma. 2. Utilizar apenas apresentações tradicionais de slides em sala de aula não é tão eficiente. 3. Novas metodologias para aprendizagem com tecnologias móveis - José Manuel Moran.

Faltou falar sobre a formação acadêmica do prof. Moran. – cintiaramaldes
Vídeo produzido pelo Prof. André Azevedo da Fonseca. O autor afirma que é necessário instruir os alunos a serem criadores e não apenas usuários das tecnologias. Por isso a importância de criar aulas com auxilio dos recursos tecnológicos em que os alunos participem ativamente das etapas do processo de aprendizagem. 1ª Pergunta: Por que é importante ensinar com meios inovadores? 2ª Pergunta: O que podemos observar em uma sala de aula que não são utilizados meios tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem? 3ª Pergunta: O que podemos observar em uma sala de aula que são utilizados meios tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem? – milenaeeliane

04 53 48 AS NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCACAO.

Elaborado por Aparecida Marcianinha Pinto. A autora tem preocupação em mostrar como os alunos devem ser capacitados de forma para serem cidadãos atualizados, para isso enfatiza ser necessária a utilização de elementos da informação e comunicação em sala de aula. Menciona que o papel do professor é estar capacitado para enfrentar os novos desafios e assim contribuir como agentes principais desse desenvolvimento. 1ª Pergunta: Qual o papel da escola para contribuição em formar alunos atualizados? 2ª Pergunta: Como as informações dos meios de tecnologias podem contribuir para formar alunos/cidadãos atualizados? 3ª Pergunta: Qual o papel do professor? – milenaeeliane

Tecnologia na Educação. Na Playmaker School, nos Estados Unidos, os alunos aprendem por meio de jogos, simuladores, produção de mídia e criação de projetos.

E o comitê editorial da revista? – cintiaramaldes

Foto: Divulgação Olá, professor! Você se lembra da época do retroprojetor, do videocassete e das televisões em sala de aula? As tecnologias utilizadas nas escolas eram, em sua maioria, destinadas a apresentar o conteúdo aos alunos. Mas, hoje, com a internet e uma quantidade enorme de informações disponível, o desafio é garantir qualidade e eficácia a esse acesso, além de proporcionar uma experiência que respeite as necessidades de cada estudantes e o ajude a ver valor naquilo que aprende. Felizmente, a busca pela inovação na Educação é uma tendência global que conta com um grande número de experiências bem-sucedidas.

Colômbia: autodidatismo no Colégio Fontán Essa escola particular de Bogotá, voltada para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, não possui salas de aula, séries ou aulas expositivas.