background preloader

SOCIOLOGIA

Facebook Twitter

A quem serve a classe média indignada? - 10/01/2016 - Ilustríssima. RESUMO Cientista político e presidente do Ipea rejeita, em novo livro, interpretações do Brasil como a de Sérgio Buarque de Holanda.

A quem serve a classe média indignada? - 10/01/2016 - Ilustríssima

Negando a ideia de que jeitinho e corrupção sejam exclusividades nacionais herdadas da colonização, aponta o "racismo de classe" e o abandono dos excluídos como raízes dos problemas do país. Confusão entre o público e o privado, compadrio, herança católica portuguesa, predomínio das relações pessoais e familiares sobre o sistema de mérito, corrupção. Cultura. Anexo:Movimientos guerrilleros.

De Wikipedia, la enciclopedia libre Esta es una lista de los principales grupos guerrilleros, o movimientos insurgentes armados del mundo, existidos tras la Segunda Guerra Mundial.

Anexo:Movimientos guerrilleros

Aparece su nombre en castellano o en su idioma nativo. América del Sur[editar] América Central y el Caribe[editar] América del Norte[editar] A propósito de Gaza, por Eric Hobsbawm. El historiador marxista Eric Hobsbawn publicó este artículo sobre el conflicto entre Israel y Gaza en el año 2009.

A propósito de Gaza, por Eric Hobsbawm

A 5 años de su publicación y a dos años de la muerte de su autor, las palabras del británico de origen judío siguen más vigentes que nunca ante la nueva ofensiva israelí, que ha dejado ya ás de 800 muertos y 5.000 heridos. “Durante tres semanas la barbarie ha sido mostrada ante un público universal, que ha observado, juzgado y, con pocas excepciones, rechazado el uso del terror militar por parte Israel contra un millón y medio de habitantes bloqueados desde 2006 en la Franja de Gaza. Einstein já havia avisado sobre o avanço do fascismo em Israel. Em 1948, quando da visita do líder ultra-conservador israelense Menachem Begin aos Estados Unidos, uma série de proeminentes judeus se manifestaram sobre o avanço do ultra-conservadorismo na construção do Estado de Israel e no movimento sionista.

Einstein já havia avisado sobre o avanço do fascismo em Israel

Já nessa época, estas importantes figuras da ciência já percebiam o que depois se tornou realidade: com o apoio dos EUA, Israel se tornou um Estado Fascista. Com explica a carta de Einstein, Menachem Begin era uma das lideranças do Herut, o partido sionista de extrema-direita na época, na então Palestina. Begin também foi membro do Irgun, uma organização paramilitar terrorista e, como tal, um dos responsáveis pelo atentado a bomba no Hotel King David em Jerusalém, que matou 91 e feriu mais 45 pessoas.

Žižek: O círculo de giz de Jerusalém. Por Slavoj Žižek.* Em um contexto de acirramento do conflito no oriente médio, o Blog da Boitempo recupera um trecho do livro Violência, seis reflexões laterais, escrito pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek em 2008 e que acaba de ganhar edição brasileira pela Boitempo.

Žižek: O círculo de giz de Jerusalém

Saiba mais ao final deste post. Palestra "anota aí: Eu sou ninguém" Peter Pál Pelbart. El Subcomandante Marcos anuncia su desaparición. Surplus (Legendado em Portugues) FASINPAT - Fábrica sin patrón. Derechas con look de izquierda. Las recientes manifestaciones de masas generadas por las derechas en los más diversos países, muestran su capacidad por apropiarse de símbolos que antes desdeñaban, introduciendo confusión en las filas de las izquierdas.

Derechas con look de izquierda

El 17 de febrero de 2003 Patrick Tyler reflexionaba sobre lo que estaba sucediendo en las calles del mundo en una columna en The New York Times: “Las enormes manifestaciones contra la guerra en todo el mundo este fin de semana son un recordatorio de que todavía puede haber dos superpotencias en el planeta: los Estados Unidos y la opinión pública mundial”. “Mira a tu alrededor y verás un mundo en ebullición”, escribe el editor estadounidense Tom Engelhardt, editor de la página 'tomdispatch'. En efecto, diez años después del célebre artículo del Times, que dio la vuelta al mundo en ancas del movimiento contra la guerra, no hay casi rincón del mundo donde no exista ebullición popular, en particular desde la crisis de 2008. Aos 80 anos, um intelectual de esquerda lamenta o fato de o Brasil não ser uma ditadura. Ou: Uma coluna de jornal, uma entrevista e a democracia.

Divertido, quase pitoresco.

Aos 80 anos, um intelectual de esquerda lamenta o fato de o Brasil não ser uma ditadura. Ou: Uma coluna de jornal, uma entrevista e a democracia

Só não é premonitório porque a lógica dispensa o concurso de forças metafísicas. O sociólogo Francisco de Oliveira concedeu uma entrevista à Folha de sábado, um dia depois da minha coluna semanal no jornal. Militante do PSOL, ele é hoje um esquerdista mais radical do que os fãs de Oswaldo Montenegro. Se a gente fizesse a lista dos 10 mais do “jet set” do Marxismo Acadêmico Mundial, “Chico”, como o chamam os amigos, estaria entre eles, embora, como ficará claro, seja um heterodoxo. A ciência brasileira não é feita por cientistas, afirma professora da UFRJ.

C&T Educação - BR Para Suzana Herculano-Houzel, o fato de não haver regulamentação da profissão cientista atrasa o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

A ciência brasileira não é feita por cientistas, afirma professora da UFRJ

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosNos últimos anos, o Brasil vem acumulando bons resultados em rankings de produção científica. No último levantamento feito pela consultoria Thomson Reuter, entre 2007 e 2011, o País correspondeu a 2,6% da produção científica global. No entanto, esses artigos, que ultrapassam a barreira das 25 mil publicações por ano, não são feitos por cientista e sim por professores. A avaliação foi feita pela neurocientista e professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Suzana Herculano-Houzel.

O significado de Mandela para o futuro ameaçado da humanidade. Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira. Enviado por Renato Souza, qua, 30/10/2013 - 17:51 - Atualizado em 01/01/2014 - 11:39 Jornal GGN - Segundo artigo mais lido de 2013, "Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira" também ficou em segundo lugar entre os mais comentados de 2013, com 542 opiniões.

Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira

Análise de Renato Santos de Souza sobre o reacionarismo da classe média em função da supervalorização da meritocracia provocou elogios, críticas e até comentários nem pró, muito menos contra. Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira - Renato Santos de Souza A primeira vez que ouvi a Marilena Chauí bradar contra a classe média, chamá-la de fascista, violenta e ignorante, tive a reação que provavelmente a maioria teve: fiquei perplexo e tendi a rejeitar a tese quase impulsivamente.

Afinal, além de pertencer a ela, aprendi a saudar a classe média. O direito à violência - Revista Fórum  A sofisticação da dominação foi possível porque a “democratização” no Brasil se restringiu ao plano da política eleitoral e dos partidos.

O direito à violência - Revista Fórum 

Quatro razões a favor da NÃO redução da maioridade penal. Por Vinicius Bocato, em seu blog Na última semana uma tragédia abalou todos os funcionários e alunos da Faculdade Cásper Líbero, onde estou terminando o curso de jornalismo. Rolês têm a ver com junho? Os rolezinhos de janeiro talvez sejam manifestações sociais diferentes das de junho. Que tipo de Papa? As tensões internas da Igreja atual.