background preloader

Vocabulário

Facebook Twitter

Www.fespmg.edu.br/galeria-de-imagens/apogeu-e-perigeu-da-lua. A nossa conhecida Lua é quatro vezes menor do que a Terra. Não tem atmosfera e apresenta água em pequena quantidade no estado sólido. Devido a ausência de atmosfera, e afetada por fortes colisões de meteoros responsável pelo seu aspecto que conhecemos com suas crateras. A lua também é o principal responsável pelos efeitos de marés que ocorrem na Terra. Por causa desses efeitos, a Lua se afasta do nosso planeta em média 3 cm por ano. Apesar de sua origem ainda ser uma indagação, uma das hipóteses é que ela teria surgido a partir do choque de um corpo celeste com a Terra ainda em seu período de formação, mas isto é assunto para os próximos artigos. A trajetória da Lua em torno da terra não é circular, ela é elíptica e esta volta ocorre a cada 28 dias aproximadamente.

Assim surgiram os termos que retratam este fenômeno. No apogeu e perigeu a lua não diminui ou aumenta de volume, porem temos a percepção de que ela menor ou maior devido a sua aproximação. Fotos Prof. Tirocínio. Origem: Wikcionário, o dicionário livre. Substantivo[editar] ti.ro.cí.ni:o Ajuda prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas Começa transbordando daquela virtude que só se adquire com muitos anos de tirocínio teatral: com naturalidade para dar, emprestar e vender.

(notícia do jornal O Estado de São Paulo de 10 de janeiro de 2007) Tradução[editar] Etimologia[editar] Do latim tirocinĭum. Ver também[editar] No Wikcionário[editar] Impropério. Injuriado. Profusão. O QUE SIGNIFICA A PALAVRA IMBECÍL? ENERGÚMENO, ACÉFALO LUMBRIFAGO? MEU DEUS ME AJUDEM!!! 10 PONTOS E 5 ESTR. Geodésia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O termo geodésia (português brasileiro) ou geodesia (português europeu) (do grego Γεωδαισία, composto de γη, "terra", e δαιζω, "dividir") foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles (384-322 a.C.), e pode significar tanto 'divisões (geográficas) da terra' como também o ato de 'dividir a terra' (por exemplo entre proprietários).

A geodésia é, ao mesmo tempo, um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra.[1] O termo geodésia também é usado em Matemática para a medição e o cálculo acima de superfícies curvas usando métodos semelhantes àqueles usados na superfície curva da terra. Em Física, Geodésia é o nome da trajetória reta no espaço curvo, de corpos como a Terra. Objetivo[editar | editar código-fonte] e o geoide (altitude geodésica). . E o ponto. Expurgo. Mitomania. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O mentir patológico costuma começar por volta dos 16 anos e em igual proporção entre homens e mulheres.[1] Mitomania, compulsão em mentir, pseudologia fantástica ou mentir patológico é um transtorno psicológico caracterizado por contar mentiras compulsivamente, sem benefícios externos e geralmente restritos a assuntos específicos (como família ou amigos) apresentando-se de maneira bem vista socialmente.

Em casos considerados mais graves podem incluir uma enorme diversidade de assuntos e a própria pessoa tem dificuldade em lembrar o que é verdade e o que é invenção. O mitomaníaco pode estar parcialmente ciente de estar contando mentiras, mas há compulsão . Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Causas[editar | editar código-fonte] Existem diversos possíveis motivos pelos quais a mitomania se manifesta. Noética. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A noética (do grego nous: mente) é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência.[1] [2] Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.[3] Na filosofia[editar | editar código-fonte] Apesar de ser uma disciplina de formulação recente, seu objeto e as metas que persegue já foram estudados por várias correntes de filosofia e fazem parte de todas as tradições esotéricas das religiões do mundo.[1] No oriente Buda disse que o mundo é criado por nossos pensamentos,[4] que a consciência está em toda parte e que a realidade e a vida são uma só, estando todos os seus elementos constituintes inextrincavelmente ligados por teias de interdependência.[5] Diversos povos indígenas ao redor do mundo compartilham dessa visão em alguma medida.[6] Outras definições[editar | editar código-fonte] A noética como ciência[editar | editar código-fonte]

Cognitivo. Outras palavras do tipo amplexo e osculo digam e ganhem 10 pontos - Yahoo! Respostas. Namoro = bredo, camote, pescorenço Apalpar = bolinar Galanteio = ledice, madrigal, piropo Imodéstia = fanfarrice, afetação, amaneiramento, arrogância, atrevimento, bondade, bufonaria, convencimento, desdém, egoísmo, empáfia, enfatuação, enfatuamento, entono, espevitamento, fatuidade, filáucia, fofice, fumaças, fumo, fumos, inchação, insolência, jactância, pacholice, pedantaria, pedanteria, pedantice, pedantismo, pernosticidade, petulância, presunção, pretensão, prosápia, soberba, sobrançaria, sobranceria, ufania, vacuidade, vaidade, vanglória ***** = brinco, cachaça, fileira e ocrópira Afago = afagamento, agrado, bichice, ********-gata, blandícia, blandície, cafuné, carícia, carinho, festa, festinha, ilécebra, mimo, tagaté Tá bom ou quer mais?

Beijo com carinho! Vitupério. Mescalina. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A mescalina é um alucinógeno natural extraível do cacto peiote (Lophophora williamsii), como de uma série de outros. Sua fórmula química é 3,4,5-trimetoxifeniletilamina. História[editar | editar código-fonte] A mescalina era usada, inicialmente, em rituais e práticas etnomédicas de várias tribos pré-hispânicas. Ela foi isolada em 1896 e sintetizada em 1919. Uma descrição da utilização do cacto Anhalonium Lewinii, ou botão de mescal, por índios Kiowa do Novo México foi realizada por Havelock Ellis, em 1898, num artigo intitulado "Mescal: um novo paraíso artificial 1 .

Efeitos*[editar | editar código-fonte] Positivos: Sentimento de Introspecção.Brilho mais intenso das cores.Alucinações visuais de olhos abertos e fechados.Sinestesia (consiste na mistura entre os sentidos sensoriais. Echinopsis pachanoi, San Pedro em seu natural habitat no Peru Neutros: Botões de peiote secos Negativos: *(Efeitos) 6 7 Referências Ver também[editar | editar código-fonte] Elicitar. Aliteração. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Aliteração é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes no início de palavras de uma frase ou de versos de uma poesia[1] para criar sonoridade. É comum para fins onomatopeicos onde a repetição tenta representar sons dos objetos relatados.[2] A aliteração vem sendo considerada recurso fônico de intensificação.[3] A aliteração é usada como recurso de estilo em poesia que possibilita em certas poesias antigas reconstituir uma pronúncia que desapareceu na transcrição.[4] Exemplos[editar | editar código-fonte] “Que a brisa do Brasil beija e balança”,Castro Alves, O Navio Negreiro, [5]“Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”, Cruz e Souza,Violões que choram[6] “Em horas inda louras, lindas Clorindas e Belindas, brandas, Brincam no tempo das berlindas, As vindas vendo das varandas.

De onde ouvem vir a rir as vindas. Distopia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica. Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos. Origem e significado[editar | editar código-fonte] O primeiro uso conhecido da palavra 'distopia' apareceu num discurso ao Parlamento Britânico por Gregg Webber e John Stuart Mill, em 1868[2] .

Nesse discurso, Mill disse: Em grego, a partícula δυσ (translit. Referências. Insolente. Pecha. Aposto e Vocativo. Assertividade. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em língua portuguesa esse termo tem um significado literal diferente do que possui em língua inglesa. Significado literal na língua portuguesa[editar | editar código-fonte] É a qualidade de algo ou alguém de fazer uma afirmação enfática sobre algo, e por ser uma afirmação, não significa que esteja correta ou errada, apenas que é defendida fortemente por uma pessoa. 1 Segundo doutrinas corporativas[editar | editar código-fonte] Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.2 A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).

É uma habilidade valorizada no meio profissional sendo ocasionalmente testada em processos de seleção e treinamento. Paciente: -É. Sintaxe. Pernóstico. Significado de Pernóstico adj.Que é pretensioso, malcriado, afetado, presumido, atrevido e respondão.s.m.Pretensioso; aquele que é pedante, afetado, presumido.Malcriado; quem responde, resmunga ou age grosseiramente. [Informal] Algo ou alguém que é atrevido; que expressa atrevimento. [Brasil] Quem usa termos incomuns, geralmente sem os conhecer, para aparentar uma cultura que não possui. (Etm. prognóstico - pro + per) Sinônimos de Pernóstico Pernóstico é sinônimo de: malcriado, pretensioso, pronóstico, presumido, atrevido, afetado, respondão Antônimos de Pernóstico Pernóstico é o contrário de: casto, cândido, sério, correto, ingênuo Definição de Pernóstico Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculinoSeparação das sílabas: per-nós-ti-co Plural: pernósticosFeminino: pernóstica Exemplos com a palavra pernóstico A fama de pernóstico e egocêntrico nasceu daí.

Outras informações sobre a palavra Rimas com pernóstico Anagramas de pernóstico ciprosteno. Horripilante. Basilar. Mitomania. Estocástico. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Porém, é importante salientar uma diferença entre aleatoriedade e estocasticidade. Normalmente, os eventos estocásticos são aleatórios. Todavia, podem eventualmente não o ser. É perfeitamente plausível, embora improvável, que uma série de 10 arremessos de dados gere a seqüência não aleatória de 6,5,4,3,2,1,2,3,4,5 ou 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1.

Apesar de coerente - ou compressível (podendo ser expressa de um modo mais comprimido que a seqüência inteira) - a seqüência não-aleatória é estocástica, pois surgiu através de um evento aleatório: o lançar de dados. Há também a música estocástica, forma de composição baseada em padrões estocásticos, utilizando-se de computadores para redigir as partituras. O termo Estocástico também é usado para descrever uma ferramenta estatística de análise de mercado muito utilizada em estudos do mercado de ações: Teoria matemática[editar | editar código-fonte] Inteligência artificial[editar | editar código-fonte] Atávico. Ostensivo. Inferir. O que é ser uma pessoa Obtusa. Inferência. Significado de Inferência s.f.

Operação intelectual pela qual se passa de uma verdade a outra, julgada tal em razão de seu liame com a primeira: a dedução é uma inferência. Sinônimos de Inferência Sinônimo de inferência: conclusão, consequente, consequência e ilação Definição de Inferência Classe gramatical: substantivo feminino Separação das sílabas: in-fe-rên-cia Plural: inferências Exemplos com a palavra inferência "O prefeito nunca me viu entregando dinheiro para ela, eu entrava no escritório na casa dele, conversava com ela, saía, continuava conversando com ele. "A secretaria, lamentavelmente, tomou uma série de atitudes por inferência. "Os grandes dados permitem ir além da inferência e da importância estatística e avançar para análises mais significativas e precisas", disse Norman Nie, um desenvolvedor de instrumentos estatísticos para cientistas sociais.

Outras informações sobre a palavra Rimas com inferência. Cognição. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra Cognitione tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Psicologia[editar | editar código-fonte] Ver também[editar | editar código-fonte] Portal da psicologia. Conjectura. 100 Most Often <strike>Mispelled</strike> Misspelled Words in English. Equanimidade. Metáfora. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Metáfora: é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido a frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa. O termo fogo mantém seu sentido próprio - desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como, por exemplo, o carvão - e possui sentidos figurados - fervor, paixão, excitação, sofrimento etc.

Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Etimologia[editar | editar código-fonte] Metáfora deriva do grego μεταφορά, "transferência, transporte para outro lugar" [1] [2] , composto de μετά (meta),"entre"[3] e φέρω (pherō), "carregar"[4] . Relação com outras figuras de linguagem[editar | editar código-fonte] Por exemplo (subjetivo): um gato é um quadrúpede, mamífero, felino, que mia e é considerado sensual. Rufianismo. Lenocínio. Todos os nomes do mundo - Nelson Oliver. Provérbios latinos.

Significado dos Nomes - NOMES Indigenas. Escárnio. Curto e grosso. Proibidão. Playsson. Skeuomorph. Masculinidade. Feminilidade. Epiceno. Disfemismo. Paralaxe. Eufemismo. Supremacia. Epifania. Egoísmo. O que significa 'negoísmo' Egoísmo. Concomitante. Estilo (arte) Porfia. Arauto. O que significa carochinha. Empedernido. Juízo de valor. Xenofobia. O que significa a palavra "caô" Sublevação. Vitória pírrica.

Metanarrativa. Prerrogativa. Peculato. Sardônico. Ridículo. Vigário. Prestígio. Política. Contradição. Market. Pareidolia. Petulante. Fleumático. Pedante. Netnografia. Sibling. Ponto de inflexão. Tautologia. Registro de protocolo. Informação. Ulterior. Mitigar. Compulsório. Imanente. Circunspecção. Pragmático. Consuetudinário. Hermenêutica. Secessão. Veleidade. Paroxismo.