background preloader

Teoria

Facebook Twitter

Paridade do poder de compra. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paridade do poder de compra

PIB per capita por país em 2014, calculado com base na paridade do poder de compra. Economia sem segredos. Capital (economia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Capital (economia)

Podem ser utilizado na produção de outros bens (esta característica faz do capital um fator de produção).São feitos por humanos, em contraste com a "terra", que é um recurso natural, localização geográfica e minerais.Não se esgotam imediatamente no processo de produção, como as matérias-primas e os bens intermediários. Estas distinções foram levadas para a teoria econômica contemporânea.[2][3] Mais tarde, esclareceu-se que o capital é um estoque. Como tal, o seu valor pode ser estimado em um ponto no tempo, por exemplo 31 de dezembro. O que superávit primário significa. Superávit primário nada mais é do que o dinheiro que o governo consegue economizar.

O que superávit primário significa

É aquilo que ele gasta (em despesas que não são financeiras) a menos do que arrecada, e esse saldo é usado para pagar juros da dívida pública. Introdu o Macroeconomia. Curva de Laffer: com aumento de impostos, a arrecadação tributária brasileira cai 5% em janeiro - ILISP. Political conditions for successful inflation stabilization: comparing Brazil and Argentina – an interview with Yonca Özdemir, por Leonardo C. Bandarra. Curbing inflation has historically been one of the chief issues regarding Latin American economic agenda.

Political conditions for successful inflation stabilization: comparing Brazil and Argentina – an interview with Yonca Özdemir, por Leonardo C. Bandarra

In countries such as Brazil and Argentina, one can experience a never-ending struggle of conflicting conceptions about the best way to conduct the economy and to keep market liquidity under manageable conditions. In both countries, governments that successfully shrunk inflation had to cajole sundry stakeholders in order to settle the appropriate political scenario to implement their liberal-oriented stabilization plans. John Maynard Keynes -Masters of Money. Deseconomia de escala: Deseconomia de escala. O que é? Curva IS - Parte 4 (Raciocínio integral) Curva IS - Parte 1 (Renda x Consumo) Curva IS - Parte 2 (Juros x Investimento) Curva IS - Parte 2 (Juros x Investimento) The New Palgrave Dictionary of Economics Online: Dictionary Home.

História do Pensamento Econômico

Estado de bem-estar social. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estado de bem-estar social

Estado de bem-estar social, Estado-providência ou Estado social é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado do bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população.[1] Os Estados de bem-estar social desenvolveram-se principalmente na Europa, onde seus princípios foram defendidos pela social-democracia, tendo sido implementados com maior intensidade nos Estados Escandinavos (ou países nórdicos, tais como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia),[2] sob a orientação do economista e sociólogo sueco Karl Gunnar Myrdal.

História[editar | editar código-fonte] 1. GEEA - Grupo de Estudos da Escola Austríaca: A Lei da Utilidade Marginal Decrescente. Por Gabriel Oliva.

GEEA - Grupo de Estudos da Escola Austríaca: A Lei da Utilidade Marginal Decrescente

Curso gratis de macroeconomia, portalcursos.com. Substituição de importações. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Substituição de importações

Inversão financeira - MP Wiki. Okun vive! » Prosa Econômica. Uma das relações mais famosas estudadas em macroeconomia é a Lei de Okun.

Okun vive! » Prosa Econômica

A lei, proposta pelo economista Arthur Okun, foi baseada na constatação empírica de que existe uma relação negativa entre a mudança no desemprego e o crescimento do produto. Os livros de macro costumam apresentar a Lei dessa forma: Em que o crescimento do produto acima do normal estaria associado a uma diminuição da taxa de desemprego e o crescimento do produto abaixo do normal associado a um aumento da taxa de desemprego. Receita bruta.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Receita bruta

A receita bruta, para fins contábeis, é o produto da venda de bens e serviços. Em outras palavras, podemos afirmar que a Receita Bruta é a receita total decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, segundo seus estatutos ou contrato social (o "faturamento" da empresa). Entretanto, para fins tributários, no Brasil, a Receita Bruta tem diferentes composições. Como exemplo, considera-se receita bruta, para fins de aplicação do Simples Nacional, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia (comissões recebidas), não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

Receita líquida. Dumping e Subsídios - Portopédia. Draw-back verde e amarelo. Dr.

Draw-back verde e amarelo

Tarso Hofmeister O DRAWBACK é um pacote de benefícios aos contribuintes que praticam operações de comércio exterior. Significado de Inflação. No contexto da Economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar.

O aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Taxa interna de retorno. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.[1] O conceito foi proposto por John Maynard Keynes, de forma a classificar diversos projetos de investimento: os projetos cujo fluxo de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior do que a taxa mínima de atratividade deveriam ser escolhidos.[1] A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa.

Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto. Curva de Phillips. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Curva de Phillips - NAIRU a longo e curto prazo Em macroeconomia, a curva de Phillips representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, desenvolvida pelo economista neozelandês Willian Phillips, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação.

Contudo, esta relação não é válida no longo prazo, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação conforme outras variáveis vão se alterando. O que é? - Superávit primário. {*style:<b>por Andréa Wolffenbüttel </b>*} Para entender o significado dessa expressão é útil, antes de mais nada, lembrar que superávit quer dizer resultado positivo. Surge quando, ao final de um período, se veifica que os gastos foram menores do que a receita. Caso contrário registra-se déficit. Curso gratis de macroeconomia, portalcursos.com. Demanda agregada. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em macroeconomia, demanda agregada é a demanda total de bens e serviços numa dada economia para um determinado momento e nível dos preços.1 É o total de bens e serviços na economia que será adquirido a todos os níveis de preços possíveis.2 Esta é a demanda do produto interno bruto de um país quando os níveis de estoque são fixos.

A demanda agregada depende da quantidade de moeda em poder dos agentes econômicos (consumidores, empresas, governos), das despesas e impostos a que estão sujeitos e de outras variáveis. Produto interno bruto. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Mapa do Mundo mostrando os países por PIB (Nominal) e PPC (paridade do poder de compra) conforme dados do CIA World Factbook de 2007 O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.1. ONDE INVESTIR: » CDB, CDI, IOF, IGPM... você sabe o que significa tudo isso? Quem costuma acompanhar os noticiários do mercado financeiro se depara freqüentemente com as mais variadas siglas: CDB, CDI, IOF, IBX, IGPDI... Renda fixa é melhor aplicação desde início do Plano Real, seguida da Bolsa - 28/06. Certificados de Deposito Interbancario - CDI.

Concorrência (economia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Concorrência desleal. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. .: O QUE É CONCORRÊNCIA PERFEITA? Já. Esquema Ponzi. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Oferta pública inicial. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. EXAME-ComoPreverFalenciaEmpresa_Kanitz. Taxa de câmbio. Macroeconomia. Microeconomia. Microeconomia e Macroeconomia. O que é IPO? « Economia Clara. Inflação. Pleno emprego. Lei da oferta e da procura - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mercado - Wikipédia, a enciclopédia livre. Portal:Economia e negócios - Wikipédia, a enciclopédia livre. Romaneio. Receita líquida. Elasticidade, oferta e demanda. - Economia sem segredos.