background preloader

Teoria musical etc

Facebook Twitter

Shoegaze. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Shoegaze

O estilo shoegazing surgiu da postura de palco dos shoegazers, que durante os shows ficavam em seu mundo particular, pouco se importando com a performance de um show ou mesmo qualquer contato com o público. A performance tímida chegava ao ponto dos músicos ficarem o tempo todo olhando para baixo sem encarar o público (ou "olhando para os sapatos" e daí shoegazer). Se limitando a sonoridade, o My Bloody Valentine (e numerosas bandas que se seguiram) era marcada pela distorção, guitarras barulhentas e poderosas onde a instrumentação harmônica torna difícil distinguir cada instrumento, formando um caos sonoro temperado por vocais etéreos e contidos criando um contraste entre melodias delicadas e o vigor e peso das distorções e efeitos.

Violão Mais - A revista digital dos instrumentos de cordas. 3 Formas de Identificar Músicas Usando a Melodia. 3 Métodos:Usando a tecnologiaLembrando por conta própriaObtendo ajuda de outras pessoas Já aconteceu com todos nós: ouvimos uma música, ficamos com ela grudada na cabeça, mas sem ter ideia do nome ou do artista.

3 Formas de Identificar Músicas Usando a Melodia

Embora a letra seja a forma mais fácil de encontrar uma música, muitas vezes uma melodia simples pode ser tudo que você precisa. Pedir ajuda a algum amigo músico pode ser um bom começo, mas com o advento dos aplicativos e o avanço da tecnologia, há diversas alternativas para as quais você pode recorrer. Passos. Impostação Vocal. Impostar a voz é usar todos os recursos técnicos disponíveis como respiração, apoio, Articulação e ressonância, tirando a voz de lugares que podem prejudicar o Canto, por exemplo: garganta (Voz gutural) , nariz (Voz anasalada) e faringe (voz entubada, abafada).

Impostação Vocal

O ideal é uma voz equilibrada usando todos os pontos de ressonância procurando sempre colocar a voz, pressão de som para cima, preenchendo toda a cabeça, principalmente a máscara. Colocar a voz pra cima, encaixar a voz geralmente são termos usados pelos professores quando querem se referir a impostação da voz. A impostação se dá através de exercícios específicos como Boca Chiúsa (Boca fechada) e vocalizes usando diversas combinações de vogais, escalas e tonalidades, exercitando a voz em toda a sua extensão, aplicando a técnica respiratória, abertura de boca e projeção do som. Existem pelo menos três maneiras de se cantar ou de impostação vocal, depnedendo do timbre do cantor ou gênero musical. Curso de Viola – A diferença entre música e musicalidade.

Os termos música e musicalidade, por muito tempo foram associados como sendo um sinônimo da outro.

Curso de Viola – A diferença entre música e musicalidade

Temos a ideia de que ser musical é apenas aquele que, com o seu instrumento ou voz, consegue interpretar o sistema de notação musical, porém esse entendimento é bastante restrito. Então, o que seria musicalidade? Viver de Música! (Sem ser o Kiko Loureiro) PT - 1. Garotos Prodígio - Como explicar?

Composição

TONAL X MODAL - O que é? Como diferenciar? Dodecafonismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dodecafonismo

O dodecafonismo (do grego dodeka: 'doze' e fonos: 'som') é um sistema de organização de alturas musicais criada na década de 1920 pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg.[1] 10 Ways To Sound Like Stewart Copeland - DRUM! Magazine - Play Better Faster. The time and place that saw Stewart Copeland’s emergence was in the midst of an artistic cleansing.

10 Ways To Sound Like Stewart Copeland - DRUM! Magazine - Play Better Faster

Punk had its grip on London and was attempting to exorcise rock and roll of an increasing tendency toward artistic self-indulgence. Ever more complex musical forms and extended soloing were beginning to distance much of rock’s original demographic from the music, and audiences were finding it harder and harder to relate to the often-excessive lifestyles and eccentric behavior of its practitioners. CURSO DE CANTO - Todos podem aprender a Cantar bem mesmo os desafinados. Aulas de Canto e técnica vocal Como é desenvolvida a habilidade de cantar Todos podemos cantar e cantar bem.

CURSO DE CANTO - Todos podem aprender a Cantar bem mesmo os desafinados

Drum Talk TV - Master Street Drummer. Frases Típicas de Viola Caipira. B-Bender. How to Play & Teach Bucket Drumming ["HEY!" - Lesson 1] Dubstep. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dubstep

Dubstep é um gênero de música eletrônica que se originou no Sul de Londres, Inglaterra no início da década de 2000. O site de música Allmusic descreveu seu som como "linhas de baixo muito fortes e padrões de bateria reverberantes, samples cortadas e vocais ocasionais. O que é ouvido absoluto? É a capacidade de perceber e dar nome a cada uma das notas que chega ao seu ouvido.

O que é ouvido absoluto?

E não estamos falando só de música: também vale sons vindos de buzina, chiados da natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas... A explicação para esse dom não está no aparelho auditivo, mas na cabeça.Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. “Neles, essa região é ainda mais ativa que em músicos”, diz Mauro Muszkat, neurologista da Unifesp. Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre.

Accompanying Others - LDS Church Music. Documentário "Profissão: Músico" Contraponto (música) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Contraponto (música)

O contraponto, na música, é uma técnica usada na composição onde duas ou mais vozes melódicas são compostas levando-se em conta, simultaneamente: o perfil melódico de cada uma delas; ea qualidade intervalar e harmônica gerada pela sobreposição das duas ou mais melodias. A separação entre harmonia e contraponto não é absoluta. É impossível escrever linhas simultâneas sem produzir harmonia e é impossível escrever harmonia sem atividade linear. O compositor que preferir ignorar um ponto em detrimento do outro ainda tem que encarar o fato de que o ouvinte não pode desligar seu escutar linearmente e as harmonias quando deseja, arriscando-se tal compositor a criar inintencionalmente distrações entediantes. O contraponto foi extensivamente elaborado na Renascença, mas os compositores do barroco o levaram a seu ápice.

Música tonal – Wikipédia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O termo música tonal pode admitir dois sentidos, de acordo com o contexto e a acepção desejada para o termo: Sistema tonal[editar | editar código-fonte] A música fundamentada no sistema tonal (ver a segunda definição logo acima), de caráter tipicamente ocidental, tem suas origens no fim da Idade Média. Foi predominantemente utilizado até a segunda metade do século XIX. Sobretudo no século XX o sistema tonal passou por várias rupturas, tendo sido abolido da prática de alguns compositores e "relativizado" na de outros. Para entender o sistema tonal, é preciso entender o que são escalas musicais . O teclado de um piano é um exemplo claro de que que apenas determinadas freqüências são utilizadas na música tonal. Lullaby. Lullaby by François Nicholas Riss Characteristics[edit] "Wherever you go in the world, women use the same tones, the same sort of way of singing to their babies".[2] Rhythmically, there are shared patterns.

Andrea Stolpe : Songwriter : Home. How to write a song songwriting tips technique tutorial lesson. Learn How to Write a Beginner Song : Songwriting: Structure. Songwriting Tips & Tools - The Muse's Muse. Vocal lessons. Guitar tips, review & how-tos. Guitar Lessons: Learn to Play The Guitar With Free Online Guitar Lessons and Guitar Playing Videos and Tabs. Guitar Pro Tabs With Online Player.

Guitar videos - Funk Guitar Lesson Em7add13 Chord Groove. Beginner Blues rhythm guitar Lesson How to play blues guitar. Next Level Guitar Lessons - Learn How To Play Guitar from Beginner to Expert. Joel Colman. Violão PRO.