background preloader

RI

Facebook Twitter

Cadernos de Política Exterior - IPRI. Foi lançado o setimo número da revista do IPRI: Cadernos de Política Exterior.

Cadernos de Política Exterior - IPRI

Os cadernos de política exterior têm por objetivo oferecer artigos de informação e análise sobre temas da política externa do Brasil, buscando contribuir para o aprofundamento do debate público nessa área. As normas de publicação podem ser consultadas aqui. A resenha de Denise Chrispim Marin, publicada na Revista Política Externa (Vol 23 n.4, Abr/Mai/Jun de 2015), sobre a primeira edição dos Cadernos de Política Exterior. Acesse gratuitamente a publicação completa em formato digital, ou compre o exemplar físico, na Biblioteca Digital e Loja Virtual da FUNAG. Além de documentos oficiais do MRE e resenhas dos últimos lançamentos de livros da FUNAG, este volume contém os seguintes artigos:

Cadernos de Política Exterior. África Monitor. ENTENDA: Espanha x Catalunha. Audiplo – Audiplo. A Audiplo é um think-tank que informa, promove e torna públicos debates sobre Política Externa Brasileira e os temas mais importantes da agenda internacional contemporânea.

Audiplo – Audiplo

Em termos normativos, busca-se avançar a agenda por um mundo mais justo e multipolar no sistema internacional. De modo a alcançar esses objetivos, suas atividades se concentram em torno de quatro grandes áreas: Educação para as relações internacionais A principal atividade educacional da Audiplo é a de preparar candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Inteligência Cultural

DefesaNet. E-internacionalista. José Osvaldo de Meira Penna. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Osvaldo de Meira Penna

Biografia[editar | editar código-fonte] Formou-se em Direito pela Universidade do Brasil, tendo ingressado na carreira diplomática em 1938, na qual permaneceu até 1981, ano de sua aposentadoria. Serviu o país em diversas localidades, tendo chefiado, ao longo de sua carreira, sete embaixadas brasileiras. Política Externa Brasileira. Internet Archive: Digital Library of Free Books, Movies, Music & Wayback Machine.

Accuracy In Media. Cônsul (diplomacia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cônsul (diplomacia)

Integração

Estado-nação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estado-nação

Um estado-nação é uma área geográfica que pode ser identificada como possuidora de uma política legítima, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano. Enquanto um estado é uma entidade política e geopolítica, uma nação é uma unidade étnica e cultural. O termo "estado-nação" implica em uma situação onde os dois são coincidentes. O Estado-nação afirma-se por meio de uma ideologia, uma estrutura jurídica, a capacidade de impor uma soberania, sobre um povo, num dado território com fronteiras, com uma moeda própria e forças armadas próprias também.[1]

Zygmunt Bauman - Fronteiras do Pensamento. Fragile States Index. In 2013, just how much did the United States suffer from the government shutdown?

Fragile States Index

Did India’s economic slowdown affect its overall security and governance? And did the Arab Spring make any lasting progress toward genuine democracy? The very structure of a country, even a healthy one, can be challenged by overwhelming events during the course of a year -- and the consequences inform not only the legitimacy of the state, but also the experiences of its citizens, often for decades to come. For 10 years now, the Fragile States Index, created by The Fund for Peace and published by Foreign Policy, has put countries into perspective by providing an annual snapshot of their vitality and stability (or lack thereof) and ranking them accordingly. (This year, the name of the project has been changed from the Failed States Index to the Fragile States Index.

But there is good news too.

PESQUISA

ARTIGOS. Teoria. Direito Internacional. Países. Personagens e fatos historicos marcantes. Catalog. Segurança. Comércio Exterior. Libya/Tripoli/Gaddafi. Index PRA. Office of the United States Trade Representative. Wiki - Scramble. Grupo Retis - Rio de Janeiro - Pays. A O N U o que faz? ONU: CRIAÇÃO E ATUAÇÃO NOS DIAS ATUAIS. As Nações Unidas (ONU): um Falso caminho para a Paz Mundial - Parte 1 de 6. 303) Os novos "internacionalistas"... Folhateen, FSP, 27 março 2006, p. 6-8 (www.folhateen.com.br), mas liberado apenas para assinantes do UOL ou da Folha.

303) Os novos "internacionalistas"...

02DiplomaciaGeral. Diplomacia: algumas dicas...

02DiplomaciaGeral

Instrumentos, preparação à carreira, subsídios para estudos A carreira diplomática tem atraído número crescente de jovens, em decorrência da maior inserção internacional do Brasil e dos avanços paralelos da globalização e da regionalização. Os candidatos têm procurado os cursos de graduação em relações internacionais. Curso Diplomacia - Você já pensou em ser Diplomata?

The Next Oil?: Rare Earth Metals. Convenção de Viena sobre Relações Consulares. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Convenção de Viena sobre Relações Consulares

A Convenção de Viena sobre Relações Consulares é um tratado internacional celebrado em 24 de abril de 1963 que codifica as práticas consulares que se desenvolveram por meio do direito internacional consuetudinário, de diversos tratados bilaterais e de alguns tratados regionais. Entrou em vigor no plano internacional em 19 de março de 1967 . A Convenção relaciona entre os direitos e deveres básicos dos Estados signatários os seguintes: Rei Lear. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rei Lear

Cônsul (diplomacia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O papel do cônsul é regulado, no plano internacional, pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares, de 1963. Ao longo da história, o instituto foi regido por regras consuetudinárias. Em 1928 celebrou-se em Havana uma convenção interamericana sobre agentes consulares. Em 1963, a Convenção de Viena sobre Relações Consulares passou a reger o tema no plano internacional, embora diversos outros tratados bilaterais e leis internas também o regulem. International business negotiation. Global Marketing. Global Negotiator. World Statistics, Country Comparisons.

Relações Internacionais. Portal Consular — Portal Consular. Latin American Quality Institute. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Latin American Quality Institute é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada na Cidade do Panamá no ano de 2001. Seu principal objetivo é o incentivo e apoio à competitividade das empresas e organizações latino-americanas. É qualificada como a instituição mais ampla no que se refere ao desenvolvimento de normas e padrões de qualidade[1] na América Latina e uma das mais importantes do gênero no mundo.

A organização controla programas de reconhecimento para fomentar nas companhias a utilização de sistemas eficazes em seus processos. Guerra. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Diz-se guerra civil a um confronto que provoca uma onda de conflitos armados, programados ou planificados entre facções, partidos ou grupos de um mesmo povo, ou ainda a que ocorre entre povos ou etnias habitantes de um mesmo país. Expressões como "guerra econômica" e "guerra psicológica" designam também os confrontos diretos provocados pelos pequenos conflitos efervescentes, agudos com ações igualmente violentas mas sem o uso de armas, necessariamente. O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro). Relações Internacionais para Educadores. Cônsul (diplomacia) United Nations Environment Programme (UNEP) - Home page.

Taxa de câmbio. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Blog do Luds. FAQ do Candidato a Diplomata « Blog do Luds. O Renato Domith Godinho escreveu esse FAQ (frequently asqued questions) para aqueles que pretendem seguir a carreira de diplomata. Esse texto é muito conhecido entre os mais experientes, mas infelizmente a página onde estava hospedado saiu do ar. Muito útil para aqueles que estão pensando em prestar a prova do CACD, mas não sabem ao certo o que é isso. Como a página original do texto está fora do ar, há muito tempo, vou deixar todos os créditos aqui para o Renato Domith Godinho, e postarei o texto na íntegra. O texto ficará um pouco truncado, pois peguei direto da página e copiei num arquivo de texto, não formatei antes de postar, me desculpem. Desoficiosas. FAQ do Candidato a Diplomatapor Renato Domith Godinho TEMAS: Concurso do Instituto Rio Branco, Itamaraty, Carreira Diplomática, MRE, Diplomata, Diplomacia, Ministério das Relações Exteriores, Relações Internacionais, Concurso público, Política Externa. em: 27/04/06 Só reproduza na íntegra, com o link para a página original ApresentaçãoO público-alvo desta FAQ são aquelas pessoas que estão prestando, pretendem prestar ou estão meramente pensando em prestar o Concurso para Admissão à Carreira de Diplomata, vulgo concurso do Instituto Rio Branco.

Não existe, que eu saiba, nada parecido disponível na internet. Correio Internacional » Portal de notícias internacionais. Centro Estudantil de Relações Internacionais - UFRGS. Dia do Diplomata - Sec. Leandro Vieira Silva. ‪Formatura IRBr 2008-2010 - Orador‬‏ ‪Carreiras - diplomata (1/3)‬‏ ‪Carreiras - diplomata (2/3)‬‏ ‪Carreiras - diplomata (3/3)‬‏ ‪Parte 1/4-Entrega de credencial diplomática no Palácio do Planalto‬‏ ‪Línguas estrangeiras e diplomacia‬‏ ‪Carreira de diplomata muita dificuldade‬‏