background preloader

Sintaxe

Facebook Twitter

Subordinação

Sintaxe. SINTAXE DA ORAÇÃO. 1.

SINTAXE DA ORAÇÃO

Sujeito e predicado Sujeito: termo sobre o qual recai a afirmação do predicado e com o qual o verbo concorda. Predicado:termo que projeta uma afirmação sobre o sujeito. Tipos de sujeito Determinado: o predicado se refere a um termo explícito na frase. Exemplo: A noite chegou fria. O sujeito determinado pode ser: Simples: tem um só núcleo: A caravana passa.Composto: tem mais de um núcleo: A água e o fogo não coexistem.Indeterminado: o predicado não se refere a qualquer elemento explícito na frase, nem é possível identificá-lo pelo contexto. (?) Inexistente: o predicado não se refere a elemento algum.

Choverá amanhã.Haverá reclamações.Faz quinze dias que vem chovendo.É tarde. 2. Objeto direto: completa o sentido do verbo sem preposição obrigatória.Exemplo: Os pássaros fazem seus ninhos.Objeto indireto: completa o sentido do verbo por meio de preposição obrigatória.Exemplo: A decisão cabe ao diretor. Exemplo: O cortejo seguia pelas ruas. Exemplo: O fogo foi apagado pela água. Crase [BrasilEscola] Crase. A crase ocorre quando temos de juntar duas vogais iguais em uma frase.

Crase

Por exemplo, a preposição "a" seguida do artigo "a", resultará no "a" com crase. A crase é representada por um traço invertido em cima da vogal (acento grave): à Por ser formada pelo artigo "a", a crase só aparecerá antes de palavras femininas. Uma boa dica para saber se existe crase em uma vogal, é trocar a palavra feminina para uma masculina. Se nessa troca, aparecer "ao(s)", significa que existe crase. Vou à igreja -> Vou ao shopping. Note que a verbo ir (vou) exige preposição, e igreja é uma palavra feminina.

Nunca existirá crase antes de: Palavras masculinasVerbosEntre palavras repetidas (dia-a-dia)antes de artigos indefinidos (um, umas, uns, umas)antes de palavras no plural se o "a" estiver no singularantes de numeral cardinal (exceto se indicarem hora) Sempre ocorrerá crase: Antes de locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas: às vezes, à toa, à esquerda, à noite ..antes de numeral cardinal indicando hora. Crase [Portugues] A crase caracteriza-se como a fusão de duas vogais idênticas, relacionadas ao emprego da preposição “a” com o artigo feminino a (s), com o “a” inicial referente aos pronomes demonstrativos – aquela (s), aquele (s), aquilo e com o “a” pertencente ao pronome relativo a qual (as quais).

crase [Portugues]

Casos estes em que tal fusão se encontra demarcada pelo acento grave (`): à(s), àquela, àquele, àquilo, à qual, às quais. Trata-se de uma particularidade gramatical de relevante importância, dado o seu uso de modo frequente. Diante disso, compreendermos os aspectos que lhe são peculiares, bem como sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística, em se tratando dos preceitos conferidos pelo padrão formal que norteia a linguagem escrita. Há que se mencionar que esta competência linguística, a qual se restringe a crase, está condicionada aos nossos conhecimentos acerca da regência verbal e nomimal, mais precisamente ao termo regente e termo regido. Faremos uma visita à Bahia. Crase [PUCRS]

Regência