background preloader

Educação

Facebook Twitter

As escolas do futuro. A escola onde tudo é um jogo MINDDRIVEOnde fica - Kansas City, EUANúmero de alunos - 50Tipo - Comunitária (ONG) e gratuita Um grupo de alunos está reunido na sala de aulas no meio de um debate caloroso. Mas a lição aqui não é de matemática ou história - eles estão tentando adaptar um carro normal em um modelo ecológico e econômico. Essa é apenas uma das lições desta escola, chamada Minddrive, no Kansas, EUA. De fato, o maior feito dos alunos por lá é ter desenvolvido um veículo elétrico capaz de rodar 128 km com a energia equivalente à de 1 litro de combustível.

A escola verde GREEN SCHOOLOnde fica - Bali, IndonésiaNúmero de alunos - Cerca de 370Tipo - Privada - custo aproximado de R$ 2 mil mensais Nessa escola, tudo é natural: as estruturas são de bambu e as salas de aula, abertas, para que o calor e o vento balineses possam entrar. A escola da coletividade ESCOLA MUNICIPAL DESEMBARGADOR AMORIM LIMAOnde fica - São Paulo, BrasilNúmero de alunos - 700Tipo - Pública e gratuita. Significado das Cores. Cores As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.

O preto permite a autoanálise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério. O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude. O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança. A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo.

Simboliza criatividade, juventude e alegria. A cor azul produz segurança, compreensão. O laranja, além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante. O cinza promove equilíbrio e estabilidade. O rosa significa romance, sensualidade, beleza. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito. A armadilha dos doutorados : Coluna. Reform the PhD system or close it down.

Conhecimento ao seu alcance. Cidade Escola Aprendiz. Mas afinal, o que é inteligência? (Isaac Asimov) (por Isaac Asimov) Quando eu estava no exército, fiz um teste de aptidão, solicitado a todos os soldados, e consegui 160 pontos. A média era 100. Ninguém na base tinha visto uma nota dessas e durante duas horas eu fui o assunto principal. (Não significou nada – no dia seguinte eu ainda era um soldado raso da KP – Kitchen Police) Durante toda minha vida consegui notas como essa, o que sempre me deu uma ideia de que eu era realmente muito inteligente. E eu imaginava que as outras pessoas também achavam isso. Porém, na verdade, será que essas notas não significam apenas que eu sou muito bom para responder um tipo específico de perguntas acadêmicas, consideradas pertinentes pelas pessoas que formularam esses testes de inteligência, e que provavelmente têm uma habilidade intelectual parecida com a minha?

Por exemplo, eu conhecia um mecânico que jamais conseguiria passar em um teste desses, acho que não chegaria a fazer 80 pontos. Vamos considerar o meu mecânico, mais uma vez. Por que algumas palavras ficam na ponta da língua? Sabe quando você quer se lembrar de uma coisa, está quase lá, mas a palavra não vem? Essa angústia é estudada por neurocientistas, que a chamam justamente de Fenômeno da Ponta da Língua. Toda essa confusão acontece no nosso cérebro, por vários motivos (ver quadro Jogo de Memória, abaixo). "A pessoa tem certeza de que conhece a palavra específica de que está tentando se lembrar", comenta o neurologista Rogério Gomes Beato, da Universidade Federal de Minas Gerais. Pior, ela recorda tudo relacionado: sabe que é um inseto amarelo e preto, de picada forte, que leva o pólen de flor em flor, mas a palavra "abelha" não vem.

Afinal, é a representação sonora dessas características que está bloqueada. É como se fosse uma corrida que só termina quando seus dois participantes cruzam a linha de chegada. Jogo de memória Causas e soluções para palavras na ponta da língua 1. 2. 3. 4. 5. Khan Academy. OLIVEREDUC - Blog do Prof. Valter de Oliveira: O FRACASSO DE SUMMERHILL. Alfonso Aguilló O famoso internato britânico Summerhill, escola que foi carro chefe da educação tolerante e antiautoritária, foi notícia nos últimos anos por suas repetidas ameaças de ser fechada devido ao baixo rendimento de seus escassos sessenta alunos. Summerhill, fundado em 1921 por Alexander Neill, teve um auge espetacular na década de sessenta e depois foi gradualmente perdendo alunos até ficar semideserto.

Seu método pedagógico era realmente peculiar: não havia exames nem provas, a assistência à aula era voluntária e a vida do centro se regia em grande medida através de decisões dos próprios alunos. A questão é que os alunos do internato de Summerhill não saiam dele bem preparados. Escola Summerhill - Inglaterra A tentativa da escola em educar na tolerância e erradicar o autoritarismo merece todos os elogios. Por outra parte, para aprender a esforçar-se seriamente em algo, nada mais prático do que procurar submeter-se – livremente, mas submeter-se – a um plano exigente. 1. 2. The High Cost of Low Teacher Salaries. San Francisco WHEN we don’t get the results we want in our military endeavors, we don’t blame the soldiers. We don’t say, “It’s these lazy soldiers and their bloated benefits plans!

That’s why we haven’t done better in Afghanistan!” No, if the results aren’t there, we blame the planners. We blame the generals, the secretary of defense, the Joint Chiefs of Staff. No one contemplates blaming the men and women fighting every day in the trenches for little pay and scant recognition. And yet in education we do just that. Compare this with our approach to our military: when results on the ground are not what we hoped, we think of ways to better support soldiers. We have a rare chance now, with many teachers near retirement, to prove we’re serious about education. At the moment, the average teacher’s pay is on par with that of a toll taker or bartender. So how do teachers cope? Photo But we can reverse course. Can we do better? And most of all, they trust their teachers.