background preloader

Mudanças Climáticas

Facebook Twitter

Top 11 maps that ultimately explain climate change and its impact. Scientists and politicians all agree – climate change and global warming are not just myths.

Top 11 maps that ultimately explain climate change and its impact

They are a fact. This compilation of maps will show you what are the reasons behind it and what are the consequences of that process. 1An atlas of pollution: the world in carbon dioxide emissions China overtook the US as the world’s biggest emitter in 2006. While the emissions in the Europe and the US fell substantially, China still sees a huge double-digit increase. source: Yale, Guardian. Before the Flood - Before the Flood Video. Observatório do Clima. Seeg Brasil. Como as mudanças no planeta afetarão a nossa alimentação? - BBC Brasil. Image copyright Getty Em 2015, cientistas chamaram a atenção para o risco de uma em cada seis espécies de animais ser extinta por causa das mudanças climáticas.

Como as mudanças no planeta afetarão a nossa alimentação? - BBC Brasil

Mas será que o mesmo ocorreria com plantas – mais especificamente aquelas que nos servem de alimento? Um fato constatado é que produtores agrícolas em várias partes do mundo terão cada vez mais dificuldades para manter suas lavouras nas próximas décadas. Se não encontrarmos maneiras de proteger nossos alimentos, será que eles vão sobreviver às mudanças climáticas? Apesar de notícias alarmistas afirmando que alguns alimentos serão extintos, ainda não há provas concretas de que itens mais consumidos, como leguminosas, cacau, vinho, milho ou trigo deixarão de existir.

"Um tipo de cultivo sozinho não deve desaparecer", afirma Andrew Jarvis, líder do Programa de Pesquisas em Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar do CGIAR, parceria mundial para pesquisa em agricultura. Mais difíceis de encontrar. A conscientização sobre a pobreza e a mudança climática, finalmente. Em julho, países ricos e pobres se reuniram em Adis Abeba (Etiópia) para a Terceira Conferência Internacional sobre Financiamento do Desenvolvimento.

A conscientização sobre a pobreza e a mudança climática, finalmente

Os representantes governamentais admitiram que muito se avançou desde a primeira conferência, realizada em Monterrey (México) em 2002, mas que continuam existindo enormes desafios em muitos lugares do mundo, especialmente na África subsaariana. Foi muito decepcionante que muitos países ricos não tenham respeitado o compromisso assumido em Monterrey de investir 0,7% de seu Produto Interno Bruto na ajuda internacional aos países pobres. Climate Change Home. Food and Agriculture Organization of the United Nations. IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change. Climate Change Newsroom from the UNFCCC. Mudanças climáticas: deu a louca no tempo - Galeria de Fotos.

A previsão quanto ao fim de semana em Na shville, no Tennessee, era de 5 a 10 centímetros de chuva.

Mudanças climáticas: deu a louca no tempo - Galeria de Fotos

Mas, na tarde do sábado 1o de maio de 2010, algumas regiões da cidade já haviam recebido mais de 15 centímetros e a tempestade continuava a cair. Do Centro de Comunicações de Emergência, o prefeito Karl Dean acompanhava os primeiros relatórios da inundação repentina quando as imagens na TV atraíram sua atenção. Uma tomada ao vivo mostrava carros e caminhões na rodovia Interestadual 24 sendo carregados pelas águas de um afluente do rio Cumberland.

Boiando ao lado deles havia um edifício transportável de 12 metros. Era uma escola, a Lighthouse Christian School. “Ficou bem claro que se tratava de uma situação excepcional”, diz o prefeito. Esse tipo de tempestade foi algo novo em Nashville. Na estação local de TV, o meteorologista Charlie Neese podia ver de onde vinha o aguaceiro. O nível do Cumberland, que serpenteia pelo centro de Nashville, começou a subir na manhã de sábado. Um problema ambiental de proporções globais às vésperas da COP21. O fogo que se alastrou pela Indónesia nos últimos três meses já devastou mais de dois milhões de hectares de florestas e turfeiras, com consequências globais devastadoras.

Um problema ambiental de proporções globais às vésperas da COP21

Todos os anos, há queimadas no país, mas em 2015 a intensidade do fenômeno El Niño criou condições climáticas mais secas do que as normais, resultando na pior temporada de queimadas já registrada no país. ND-GAIN Index. UNDP-GEF. Instituto de Energia e Meio Ambiente. Quanto mais quente melhor: conheça 9 indústrias que vão lucrar com o aquecimento global.

As mudanças climáticas causadas pela ação humana são uma catástrofe para a maioria das espécies, mas para alguns setores industriais e econômicos elas representam apenas uma nova oportunidade de ganhar dinheiro Mikael Miettinen / Flickr CC Alguns setores industriais e econômicos vão lucrar com o aquecimento do planeta Apesar da maior parte dos climatologistas afirmarem que as mudanças climáticas causadas pela humanidade são um fato, quase 25% dos norte-americanos ainda acreditam que o aquecimento global é uma grande lorota.

Quanto mais quente melhor: conheça 9 indústrias que vão lucrar com o aquecimento global

Nos Estados Unidos, as principais empresas petrolíferas internacionais destinam uma grande quantidade de dinheiro para alimentar o ceticismo sobre o clima. Mas, embora elas tentem manter o público ignorante, os grandes grupos deste setor estão bem informados e se preparam para lucrar com um planeta mais quente. Aqui estão alguns deles: 1. Agora o mundo mais quente apresentou às grandes petroleiras novas maneiras de ganhar dinheiro. 2. 3. Tim J Keegan / Flickr CC 4. 5. 6. Aquecimento global é irreversível e elevará conflitos e fome, diz ONU. O aumento das emissões de CO2 elevará durante este século os riscos de conflitos, fome, enchentes e migrações, informa o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado nesta segunda-feira.

Aquecimento global é irreversível e elevará conflitos e fome, diz ONU

"O aumento de temperaturas aumenta a probabilidade de impactos severos, generalizados e irreversíveis em todo o mundo", alerta o quinto informe do IPCC. Se não se conseguir estancar as emissões dos gases causadores do efeito estufa, o custo pode chegar a bilhões de dólares em danos a ecossistemas e a propriedades, além da necessidade de se criar sistemas de proteção dessas mudanças. Os efeitos da mudança climática já começam a ser notados e vão piorar com cada grau centígrado de aumento da temperatura. A Amazônia em perigo A fome poderá ser especialmente severa nos países tropicais e subtropicais. Bastante extenso, o informe detalha os efeitos por região. Aragonite saturation in 2100.

Climate Change Deniers vs The Consensus. COP 17, em Durban, África do Sul. Começou nesta tarde de segunda-feira as negociações para a redução das emissões de gases estufa na 17ª Conferência das Partes (COP 17) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Durban, África do Sul.

COP 17, em Durban, África do Sul

O objetivo principal dessa reunião é conseguir fazer com que os quase 200 países participantes cheguem a um acordo para limitar o aquecimento global do planeta a 2 graus Celsius. O impasse, que vem dificultando as negociações, segue sendo o papel que os países desenvolvidos e os em desenvolvimento devem assumir na nova fase de Quioto. O governo Mexicano destaca que é importante encontrar um equilíbrio para que nenhuma das partes fique em desvantagem. O negociador chinês, Su Wei, revelou em entrevista à rádio estatal que as perspectivas do encontro não são boas, mas não explicou o motivo.

As organizações ambientais não governamentais cobram uma definição urgente para que, após 2012, o planeta não fique sem uma regulamentação para emissão de gases de efeito estufa. Degelo nos Andes. Fakeclimate.com. Folhacóptero mostra impactos do aumento no aquecimento global. Global Climate Change Indicators. IntroductionWarming ClimateHuman InfluenceMore Information Introduction Many lines of scientific evidence show the Earth's climate is changing. This page presents the latest information from several independent measures of observed climate change that illustrate an overwhelmingly compelling story of a planet that is undergoing global warming.

It is worth noting that increasing global temperature is only one element of observed global climate change. Precipitation patterns are also changing; storms and other extremes are changing as well. Guerra por comida e água está próxima, alerta Banco Mundial. São Paulo - É comum ouvir no debate sobre mudanças climáticas que o pior ainda está por vir.

Guerra por comida e água está próxima, alerta Banco Mundial

Ao olhar para foto de uma mãe em prantos com uma criança no colo, na cidade de Tacloban, nas Filipinas, que foi detruída por um tufão no ano passado, não dá para ignorar o óbvio: nós já vivemos o pior que poderíamos em nossa geração. E nossos filhos e nossos netos enfrentarão - se nada for feito até lá - o que de pior poderão viver no seu tempo. É exatamente isso o que mostra a segunda parte do IPCC, o painel de cientistas da ONU, que faz um diagnóstico do clima e de seus efeitos para o meio ambiente, as pessoas, as cidades, os governos, o mundo como o conhecemos hoje.

Mudanças Climáticas. Mudança do Clima. O avanço do mar. Os mitos e fatos da mudança climática. Carlos Nobre.