background preloader

Geografia dos Recursos Hídricos

Facebook Twitter

CEIVAP. 1986: Catástrofe ecológica no Reno. Plano Diretor de Drenagem do Município de São Paulo. A Prefeitura de São Paulo está elaborando o Plano Diretor de Drenagem do Município com o objetivo de orientar as principais ações voltadas para redução dos problemas de inundações, melhoria da qualidade da água, promoção de saúde e bem estar da população, desenvolvimento social e econômico e sustentabilidade.

Plano Diretor de Drenagem do Município de São Paulo

Como subsídio, não só para especialistas, mas também para auxiliar a participação dos cidadãos na busca de soluções para os problemas de drenagem urbana, foi disponibilizado um Manual de Drenagem, dividido em três volumes, que traz, entre outros, princípios adotados para o planejamento da drenagem urbana, diretrizes para projetos, aspectos fundamentais de hidrologia, hidráulica, qualidade da água, transporte de sedimentos e medidas de controle de escoamento superficial. Conheça também o Manual de Drenagem: Vol 1: Gerenciamento do Sistema de Drenagem Urbana (24,6 MB) Vol 2: Aspectos Tecnológicos: fundamentos (60,3 MB) Vol 3: Aspectos Tecnológicos: diretrizes para projetos (30,3 MB)

Tudo Sobre Falta de água. Hidrelétrica de Jatapu, no Sul de RR, é reinaugurada e passa a operar com capacidade total após 24 anos de criação. A Usina Hidrelétrica de Jatapu, localizada no município de Caroebe, no Sul de Roraima, foi reinaugurada nesse sábado (16) e passou a operar com capacidade máxima de dez megawatts de potência geradora.

Hidrelétrica de Jatapu, no Sul de RR, é reinaugurada e passa a operar com capacidade total após 24 anos de criação

A novidade ocorre após 24 anos de criação do empreendimento. Desde então o complexo energético funcionava com apenas duas turbinas de geração com capacidade de 5 MW. A obra de restauração teve início em maio do ano passado e foi entregue no sábado. Com as melhorias, que inclui a instalação de duas novas turbinas, Jatapu passa a atender com maior eficiência os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz, todos na região Sul do estado. "Jatapu agora está com sua potencia total de 10 MW e agora está podendo abastecer os três municípios com uma energia estável e confiável, podendo expandir para a eletrificação rural", explicou Kleber Coutinho Josuá, presidente da Companhia Energética de Roraima. Roraima é atualmente o único estado que não faz parte do Sistema Elétrico Nacional (SIN). Documentário 3 SOBRE RIOS E CÓRREGOS( Pequi Filmes e LC Barreto) 10 anos após enchente de 2009, cenário hídrico é preocupante Cotidiano. Sangria de grandes açudes, inundações, boas colheitas e transtornos.

10 anos após enchente de 2009, cenário hídrico é preocupante Cotidiano

Esse foi o cenário vivido no Ceará há dez anos: 2009 entrou para a história do Estado como o último ano de grandes cheias, com chuvas muito acima do esperado e açudes transbordando. Naquele ano, as precipitações registraram média 53,1% maior que a histórica. V. 19 n. 3 (2015): Dossiê: A crise hídrica no Estado de São Paulo. Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir pro rodapé Contém dossiê debatendo o problema da crise hídrica, em especial no Estado de São Paulo.

v. 19 n. 3 (2015): Dossiê: A crise hídrica no Estado de São Paulo

Organizadores: Wagner Costa Ribeiro e Cleide Rodrigues. V. 16 n. 1 (2012): Especial Recursos Hídricos. Olho n'água. Reservatórios de água no RN alcançam 28% da sua capacidade total. As reservas hídricas superficiais totais do Rio Grande do Norte atualmente são de 1.233.200.950 m³, o que corresponde a 28,17% da capacidade total das bacias potiguares.

Reservatórios de água no RN alcançam 28% da sua capacidade total

Em comparativo com 2019, no mesmo período, o volume das reservas hídricas do RN era de 999.744.119 m³, 5,33% a menos do que o volume atual. O monitoramento feito pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) foi atualizado nesta quinta-feira (26). Créditos: Bruno Andrade O maior reservatório, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, tem 155 mil m³ de água a mais do que o mesmo período em 2019 O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira, indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do Estado, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos acumula atualmente 659.255.992 m³, percentualmente, 27,78% da sua capacidade total. Microsoft Power BI. Microsoft Power BI. Atlas Irrigação.

Impressionante: Rio Paraná está tão baixo, que moradores cruzam a pé. A estiagem que atinge a região de Curitiba não se restringe apenas às imediações da capital paranaense.

Impressionante: Rio Paraná está tão baixo, que moradores cruzam a pé

Todo o Paraná, bem como partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm registrado índices baixíssimos de chuva. O leito do Rio Paraná foi extremamente impactado por esse período de seca. A Usina Hidrelétrica de Itaipu afirmou que o nível barragem acima está cerca de 42% do normal. As imagens geradas são impressionantes. Neste final de semana, por exemplo, pessoas foram flagradas atravessando à pé da margem brasileira até a ilha que existe próximo à Ponte da Amizade, de tão baixo que está o nível do Rio. Veja o vídeo: A geração de energia elétrica está prejudicada, mas não causa problemas no fornecimento. Ao longo de todo o curso do Rio o nível está baixíssimo, inclusive nas divisas com o Paraguai e Argentina. Na semana passada as Cataratas do Iguaçu também apresentaram um vazão baixíssima.

Rios vigiados - Infográficos. Era noite de futebol.

Rios vigiados - Infográficos

O jogador e líder comunitário Haroldo de Silva Betcel, o Véu, de 34 anos, foi assassinado com um golpe de chave de fenda nas costas num campinho às margens do Igarapé Tiningu, em Santarém, no Pará. A Polícia Civil disse que o crime ocorreu na disputa entre ribeirinhos e fazendeiros pelo controle do curso que morre no Rio Tapajós. No Brasil de hoje, água virou caso de polícia. Um levantamento inédito feito pelo Estado revela que há 63 mil Boletins de Ocorrência (BOs) abertos em delegacias nos últimos cinco anos, por causa da briga pela água. É um litígio que vem crescendo. Cemaden Educação. Draining Earth's oceans, revealing the two-thirds of Earth's surface we don't get to see.

Rios roubados - Infográficos. Quem chega ao povoado de Vista Alegre, uma região montanhosa de cerrado, na divisa de Minas Gerais e Goiás, se impressiona com um extenso lago verde formado pelo Rio Batalha.

Rios roubados - Infográficos

Uma placa informa que o acesso ao espelho d’água de 13 mil hectares é proibido até mesmo aos moradores. Em Vista Alegre vivem 287 famílias de produtores rurais. Elas foram transferidas para lá após o represamento do rio e a formação do lago para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica de Batalha. A promessa de fartura de água, simbolizada pelo grande reservatório, virou decepção quando os produtores receberam as primeiras “cartinhas” de Furnas, que administra a usina, avisando que todos estavam proibidos de se aproximar do lago. A vila fica a 80 quilômetros do mercado mais próximo. Ao pedir a palavra, o produtor José Aparecido, o Cidão, de 52 anos, logo disse que se tratava de uma reunião para falar de água. Em vez de água, transposição do São Francisco tem rachaduras, erosão e mato. Pouco mais de dois anos após a inauguração que levou à região o então presidente e ex-presidentes, o eixo leste da transposição do rio São Francisco apresenta uma série de problemas estruturais que, segundo inspeção feita pelo MPF (Ministério Público Federal) na Paraíba, são incompatíveis com o tempo de construção.

Em vez de água, transposição do São Francisco tem rachaduras, erosão e mato

Em vez de água, que deixou de ser bombeada em fevereiro, em muitos locais do canal são fissuras, assoreamento e mato que tomam conta. Enchente, Inundação, Alagamento e Enxurrada. Você sabe a diferença?

Enchente, Inundação, Alagamento e Enxurrada

Ligar a TV e dar de cara com uma notícia sobre enchentes virou algo corriqueiro. A temporada de chuvas fortes e contínuas ainda não chegou (ocorre com frequência durante o verão), porém, eventualmente a população tem que enfrentar a onda de inundações que abatem as regiões do Brasil. São inúmeros prejuízos e transtornos causados pelos alagamentos, afinal, quem nunca ficou preso no trânsito por conta da chuva. 40% do País apresenta nível moderado ou alto de ameaça aos corpos hídricos.

Anos de seca prolongada nas regiões Sudeste (na foto, o sistema Cantareira) e Centro-Oeste levaram a uma perda estimada de R$ 20 bilhões na receita agrícola em 2015. Crédito: Sergio Castro / Estadão Cerca de 40% do território nacional apresenta níveis de ameaça aos corpos hídricos que vão de moderado a elevado. E o Estado de São Paulo é o que está em pior condições. É o que mostra um relatório divulgado nesta quinta-feira, 8, pelo Painel Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

O trabalho, que considerou pesquisas científicas realizadas nos últimos anos sobre o assunto, mostra que as principais ameaças às águas no País são as mudanças climáticas, as mudanças no uso do solo (como desmatamento), a fragmentação de ecossistemas e a poluição. A região Sudeste, que abriga 58% da população e apenas 13% da disponibilidade de água do País, apresenta um cenário delicado. A plantação de algodão que fez Mar de Aral virar deserto - BBC News Brasil. A reprodução deste formato de vídeo não é compatível com seu dispositivo O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo.

Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto. O avanço do mar : Revista Pesquisa Fapesp. Erosão ou acúmulo de areia desfigura 60% do litoral brasileiro. Republicar É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). O uso do botão HTML permite o atendimento a essas normas. Mar Sem Fim - Especialidade no mar e na costeira brasileira. Colapso dos rios brasileiros: mortos ou na UTI - Mar Sem Fim. Colapso dos rios brasileiros: poluídos e maltratados Colapso dos rios brasileiros: rios e corpos d’água que deságuam na costa.

Não se trata de todos eles, mas os mais importantes para o autor. Na maioria, são rios que poderiam ser demandados por veleiros, se não tivessem suas barras assoreadas, fruto do mau uso, corte de mata ciliar, maus tratos às nascentes, etc. É importante dar ciência aos brasileiros das condições de seus recursos naturais, tão decantados, e mau tratados… Cidade do Cabo: lições da megalópole que correu o risco de ficar sem água. N. 106 (2015): Crise Hídrica. Cheia do Rio Negro deve ficar dentro da normalidade em 2018, aponta CPRM. De acordo com previsão do CPRM, o nível do rio deve ficar entre 24,45m e 28,15m. A cota desta quinta-feira (29) é de 24,41m.

Mar Sem Fim - Especialidade no mar e na costeira brasileira. Por que tampar rios tem impacto nas enchentes de cidades brasileiras. Nossos rios limpos e livres. Água em Jogo. Vital Water Graphics. The terms of the equation remain simple: for the next few decades, given the volume of available water, and under the present circumstances, will it be possible to provide enough water to a population forecast to be at least 9 billion by 2050 (according to the medium hypothesis proposed by the United Nations) using a volume which will be roughly the same as it is now?

In the context of stress and scarcity, the challenge will be to find creative ways to manage water resources without emphasizing already existing disputes and conflicts. This is raising important questions: is it reasonable to envisage more long distance water transfer without threatening water reserves and harming environmental balance? Which are the countries and regions that will suffer the most due to lack of water? And in which countries will an important part of the population still have to wait for decades before being supplied with improved water? ICPDR - International Commission for the Protection of the Danube River. BfG - The GRDC. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos. UN-Water: Home. A chuva já resolveu a crise da água em SP? Veja perguntas e respostas - notícias em São Paulo. Ações de revitalização na bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

Agência Nacional de Águas. Agua, agua por todos lados... Want to show this story on your website? Just copy the code below and paste it into a post on your site. Água destinada a empresas pela Sabesp aumenta 92 vezes em 10 anos. 'Água deve ser para os povos, e não de empresas', diz líder da Guerra de Cochabamba. Água, escassez e soluções. Água - Jornal Nacional. Água Online. A guerra pela água no mundo. Aliança pela Água. As guerras da água. Atlântida, o continente perdido. Cadê a água? Cap. 1 - Transposição do São Francisco corre o risco de ficar para 2016.

Cap. 2 - Desafios da transposição vão da burocracia à preservação ambiental. Cap. 3 - Distribuição da água após concluída a transposição ainda gera dúvidas. Cap. 4 - Transposição já é realidade para comunidades afetadas. COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos. Comitês de Bacias Hidrográficas. Conheça 10 mitos e verdades sobre a crise da água. Moradora caminha em meio a vazamento de água no Limão, zona norte de São Paulo, no dia 27 de abril (Foto: REUTERS/Nacho Doce) Desde o ano passado, a falta de chuvas afeta os hábitos de consumidores e empresas nas metrópoles brasileiras.

Uma seca mais prolongada, no entanto, pode gerar consequências mais severas, capazes de impactar não só a economia, como também a saúde pública e o meio ambiente. Dentre as crenças que rondam a crise hídrica, comenta-se que parte da população urbana pode migrar para áreas menos habitadas em um cenário mais extremo. Os mais radicais dão conta de que novas epidemias vão se espalhar rapidamente e provocar uma calamidade pública ocasionada pela falta de água. Especialistas ouvidos pelo G1 alertam que parte destas previsões não tem fundamento, enquanto outras são possíveis e até mesmo prováveis, caso os reservatórios de água não recuperem seus antigos níveis, especialmente na região Sudeste, a mais afetada. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Antonio Carlos Zuffo. 8. 9. 10. Conheça soluções para a crise da água em 6 cidades do mundo. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Crise da Água. Curiosidades (que você provavelmente não sabia) sobre os rios brasileiros. Dança da chuva — parte 1: Rios voadores. Dança da chuva — parte 2: Manancial subterrâneo. Entre Rios. Fatos sobre a hidrografia brasileira. Hidrografia. Hidrografia e uso da água. HidroWeb. Ilha dos Marinheiros: à margem de Porto Alegre. Impacto de crise da água é o mais temido por elite mundial. Impactos sobre as Bacias Hidrográficas de Água Doce. Lei das Águas do Brasil - nº 9.433/1997. Líquido e Incerto - O futuro dos recursos hídricos no Brasil. Mapa quantifica pela 1ª vez água escondida debaixo da terra no mundo. Mundo Sem Água. O Brasil pede água. O Canal do Panamá. O passado remoto de um grande rio.

O sertão vai virar mar? Projeto Tietê. Promoção 1.000 Litros de Água. Quando o Império morreu de sede. Quantidade de água necessária para produzir 16 tipos de alimentos. Seca no Sistema Cantareira é vista do alto. Sistema de Monitoramento Hidrológico. Tecnologias transformam o chorume, resíduo tóxico do lixo, em água limpa. Uma visão histórica da crise da água.