background preloader

Geografia da População I - Noções iniciais

Facebook Twitter

População do Brasil deve encolher em quase 50 milhões até o fim do século, aponta estudo - 15/07/2020 - Cotidiano. Até o fim desde século, a população do Brasil deve encolher em quase 50 milhões de pessoas, a China cairá de primeiro para terceiro país mais populoso do mundo, Japão, Itália e Portugal devem ter suas populações reduzidas a menos da metade e a lista dos 10 países com mais habitantes no planeta incluirá 5 africanos —hoje, só a Nigéria faz parte dessa lista.

População do Brasil deve encolher em quase 50 milhões até o fim do século, aponta estudo - 15/07/2020 - Cotidiano

Este novo mundo com populações mais enxutas e idosas, onde migrações e trocas multilaterais preencherão vácuos na força de trabalho e abrirão espaço para novas potências é descrito por um novo estudo feito por pesquisadores da escola de medicina da Universidade de Washington e publicado nesta terça-feira (14) pela revista científica britânica The Lancet. A partir de novas fórmulas para estimar taxas de natalidade, mortalidade e fluxos de circulação de pessoas, os autores desafiam previsões consagradas ao apontarem que a população mundial não deve crescer indefinidamente. O Brasil do fim do século 21 Um novo futuro.

United Nations Department of Economic and Social Affairs. Demographic Research. Cedeplar: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais - UFMG - Home. 100 People: A World Portrait. Alto custo para criar filhos diminui taxa de natalidade na China. Depois de ela ter uma filha, dois anos atrás, o marido, os pais e os sogros da contadora Chen Xianglin, 26, a encorajaram a ter um segundo filho, mas ela relutou.

Alto custo para criar filhos diminui taxa de natalidade na China

"Eu dou muita importância à educação e ao desenvolvimento de minha filha, e quero passar bastante tempo com ela", disse a contadora. "Quando penso em que tenho de trabalhar, e na pressão econômica, chego à conclusão de que ter um filho é o bastante. " Cada vez mais mulheres estão fazendo a mesma escolha, na China. O número de nascimentos no país caiu em 2% no ano passado, para 15,2 milhões —segundo ano consecutivo de declínio desde que a China revogou sua controversa política de um filho por casal, em 2015. A população da China cresceu em 0,38% no ano passado —um índice comparável ao dos países da Europa Ocidental. ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais - Home. Atlas do Censo Demográfico 2010. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

Center for Excellence in Disaster Management & Humanitarian Assistance. China: envelhecendo depressa demais. CO², birth & death rates by country, simulated real-time. Comitê Internacional da Cruz Vermelha. ¿Cómo sería el mundo si solo viviesen 100 personas en él? Controle da natalidade e o meio ambiente. Taí um assunto delicado, pouco abordado pela mídia nacional, e no entanto, tão importante.

Controle da natalidade e o meio ambiente

O Controle da natalidade e o meio ambiente. Dada a dificuldade de mitigação dos problemas provocados pelo aquecimento global por outros métodos; de orçamentos, às vezes tão caros que inviabilizam iniciativas ‘geniais’ que sequer conseguem sair do papel, chega o momento de abordar com seriedade um assunto que passa pela cabeça da maioria das pessoas engajadas na causa ambiental, o controle de natalidade. O assunto é polêmico, um dos primeiros notáveis a abordá-lo, o inesquecível Jacques Cousteau, provou enorme polêmica ao fazê-lo, muitos anos atrás. De lá para cá, os problemas aumentaram, e o tema passou a ser mais abordado na mídia internacional.

O Mar Sem Fim fez uma curadoria do tema na net. ‘Precisamos de controle de natalidade, não de geoengenharia’ Das 10 cidades mais igualitárias do Brasil, 8 são gaúchas, informa pesquisa - Economia. Oito cidades gaúchas constam entre as dez cidades mais igualitárias do Brasil.

Das 10 cidades mais igualitárias do Brasil, 8 são gaúchas, informa pesquisa - Economia

O ranking dos municípios que têm as mais equitativas distribuições de renda do país foi divulgado nesta sexta-feira pela Exame.com. O primeiro lugar é de São José do Hortêncio, cidade de 4 mil habitantes no Vale do Caí. Da mesma região, Alto Feliz ocupa o terceiro lugar. Em quarto e quinto, São Vendelino e Vale Real, ambos na Serra Gaúcha. Santa Maria do Herval, no Vale dos Sinos, vem em sexto. Só não são gaúchas a segunda e a nona colocações — respectivamente Botuverá, em Santa Catarina, e Córrego Fundo, cidade de Minas Gerais. Data Favela. Desigualdade global - Folha de S.Paulo. Dimensões da pobreza. Expectativa de vida no Brasil cresce 11 anos entre 1980 e 2010 - brasil - geral. Wilson Tosta - O Estado de S.

Expectativa de vida no Brasil cresce 11 anos entre 1980 e 2010 - brasil - geral

Paulo RIO - Quem nasceu no Brasil em 2010 tinha expectativa de vida de 73 anos, nove meses e três dias - onze anos, dois meses e 27 dias a mais do que os brasileiros nascidos em 1980, que poderiam esperar viver 62 anos, seis meses e sete dias, segundo a edição 2013 da pesquisa "Tábuas abreviadas de mortalidade por sexo e idade". O trabalho, divulgado nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que ao longo do período 1980/2010 a esperança de vida do brasileiro recém-nascido cresceu, em média, quatro meses e quinze dias por ano. Fundo de População das Nações Unidas - Brasil. Galeria de fotos mostra o dia a dia de crianças em favelas do Quênia. Global AgeWatch Index 2015. How the world’s populations are changing, in one map. Blue countries have growing populations; red countries are shrinking.

How the world’s populations are changing, in one map

Purple are growing slowly or not at all. Data source: United Nations Population Fund. Click to enlarge. It's often said that demographics are destiny. While the futures of nations are guided by much more than population trends, these demographic forces can play an awfully significant role. All of that makes the above map really important for how we think about the trajectories of nations and of the world. A note on the data: The researchers estimate current population growth by averaging the annual change in each country's population, per year, between 2010 and 2015. Human Rights Watch. Human Terrain. IBGE divulga as estimativas populacionais dos municípios em 2015. O IBGE divulga hoje, 28 de agosto de 2015, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015.

IBGE divulga as estimativas populacionais dos municípios em 2015

Estima-se que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,0 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Brasília (2,9 milhões). Dezessete municípios brasileiros possuem mais de um milhão de habitantes, somando 44,9 milhões de habitantes ou 22,0% da população total do Brasil. Institut national d’études démographiques. Filhos do esquecimento - Caminhos da. Islamic Relief Worldwide. La gente más pobre del mundo no siempre vive en el lugar esperado. Foto: Jerich Abon (CC).

La gente más pobre del mundo no siempre vive en el lugar esperado

Las mediciones de la pobreza a nivel nacional no brindan un panorama completo en cuanto a dónde vive la gente más pobre del mundo. Nuevos estudios llevados a cabo por la Iniciativa para la Pobreza y el Desarrollo Humano de la Universidad de Oxford (conocida en inglés como Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI)) han revelado que casi el 60 por ciento de la gente que vive en las regiones más pobres del planeta no vive en realidad en los países menos desarrollados. Médicos Sem Fronteiras. Memórias da Rua. Nueva Sociedad. Observatoire des inégalités. OECD Better Life Index. OXFAM International. Perspectiva Global, Reportagens Humanas. Oxford Poverty & Human Development Initiative (OPHI) Planeta chega aos 7 bilhões de habitantes. Planeta ONU. PNUD Brasil - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Pobreza no Brasil. População mundial vai crescer 53% e chegar a 11,2 bilhões em 2100, diz relatório da ONU. NOVA YORK — A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar a marca de 8,5 bilhões até 2030, e de 9,7 bilhões em 2050.

População mundial vai crescer 53% e chegar a 11,2 bilhões em 2100, diz relatório da ONU

Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente. Essas previsões estão no relatório "Perspectivas da População Mundial: A Revisão de 2015", publicado nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU). China e Índia continuarão como os países mais populosos, cada um atualmente com cerca de 1 bilhão de pessoas (19 e 18% da população mundial, respectivamente), mas o estudo, divulgado durante uma entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, diz que a Índia deve ultrapassar a China até 2022. Por que a população do Uruguai não cresce há 30 anos. Direito de imagem Getty Images O Uruguai tem uma população que não cresce muito além dos três milhões de habitantes há três décadas.

Por que a população do Uruguai não cresce há 30 anos

Qual será o motivo dessa estagnação? Em 2011, o então presidente José Mujica chegou a dizer que o país estava em vias de extinção. Por que não nascem bebês em Fernando de Noronha? - BBC Brasil. Image copyright Alan Schvarsberg "É um pesadelo, você acha que nunca vai acabar. É uma sensação horrível você estar dentro de um quarto presa, às vezes sem dinheiro, longe da minha casa e da minha família. " A frase acima não descreve uma experiência de exílio ou na prisão, mas a espera da noronhense Laisy Francine Costa e Silva, de 19 anos, pelo primeiro filho. Por questões econômicas, governo chinês estuda estender direito a dois filhos para todos os casais. Nos últimos anos, autoridades já vêm flexibilizado a política do filho único em vigor há quase 40 anos para driblar envelhecimento e reaquecer economia A China estuda estender para toda a população uma nova lei de controle de natalidade que autorize que famílias possam ter dois filhos.

Save the Children. Solteiras alugam companheiros para o Ano-Novo chinês. Enquanto milhões de chineses se reúnem nesta sexta-feira com as famílias para comemorar o seu Ano-Novo, na data mais importante do calendário nacional, os solteiros viverão uma prova de fogo. É o momento em que eles são encurralados por parentes, vizinhos e enxeridos de plantão com cobranças sobre ainda não terem casado, listas de potenciais candidatos e intermináveis sermões. Antes disso, muitos ainda têm que enfrentar o caos dos transportes, junto com outros milhões de migrantes a caminho de casa. Son Preference and Pre-Natal Sex Selection. "Discrimination against girls anywhere in the world is a social ill and human rights violation, which must be stopped.

Girls, like boys, deserve equal love, equal opportunity and equal rights. " The Human Values Index: conceptual foundations and evidence from Brazil. The 10 Least Densely Populated Places in the World (2015) 149 million square kilometers (57.5 million square miles) of land is a huge area. It's actually all the land area on earth. But with 7,125,000,000 people sharing our planet, it boils down to 48 people sharing each square kilometre.

Geography isn't fair: In New York City there are 10,725 people sharing each square kilometer; in Singapore, density is over 7,300; in Hong Kong, nearly 6,400; these places can feel as cramped as an endless subway ride. However, there are also regions like Western Sahara, where the crowd thins out to a soothing - if not lonely - 2.25 persons in the same space. So where in the world can you go if you want to get away from everyone? UNFPA - United Nations Population Fund. Viagem sem volta. Bichos frágeis: animais de cativeiro como este são vulneráveis à malária aviária Durante sete anos, biólogos e veterinários de São Paulo e do Rio Grande do Sul recolheram 528 pinguins-de-magalhães nas praias do extremo sul do país. A maioria estava viva, embora muitos tão debilitados que morreram logo depois; outros já estavam mortos, em decomposição.

Em laboratório, fizeram a identificação do sexo e verificaram que as fêmeas eram a maioria dos animais mortos e dos que morreram durante a reabilitação, possivelmente por estarem mais fracas que os machos. A inesperada constatação representava uma possível explicação para o excedente de machos nas colônias de pinguins dessa espécie, um fenômeno bastante conhecido, mas nunca devidamente esclarecido. World Bank Dataviz. World Population - An Interactive Experience.

World Population Dashboard. - Data not available.aThe MMR has been rounded according to the following scheme:<100, no rounding; 100-999, rounded to nearest 10; and >1000, rounded to nearest 100.bIncludes surveys conducted between 2006-2014 only. DEFINITIONS OF THE INDICATORSTotal population: Estimated size of national populations at mid-year.Average annual rate of population change: Average exponential rate of growth of the population over a given period, based on a medium variant projection.Population aged 10-24, percent: Proportion of the population between age 10 and age 24.Population aged 0-14, percent: Proportion of the population between age 0 and age 14.Population aged 15-64, percent: Proportion of the population between age 15 and age 64.Population aged 65 and older, percent: Proportion of the population aged 65 and older.Dependency ratio: Ratio of dependents (people younger than 15 or older than 64) to the working-age population (those ages 15-64).

World Without Poverty.