background preloader

Biogeografia

Facebook Twitter

MEGA. See Before-and-After Photos of the Changing Environment. Side-by-side comparisons reveal just how much glaciers, lakes, and snowpacks have been altered by nature and humans.

See Before-and-After Photos of the Changing Environment

From the ice sheets of Greenland to the deserts of Arizona, many of the world’s landscapes have been dramatically transformed as their climate grows warmer and drier. At the same time, water use and other human activities have altered many landscapes. NASA has accumulated striking photos that show just how much our surroundings have changed. Slide across each image to see before and after pictures. A Shrinking Sea The Aral Sea was once the fourth largest lake in the world. Bro mc's. CIMI - Conselho Indigenista Missionário. Assassinado: Adenilson Barbosa.

CIMI - Conselho Indigenista Missionário

Idade: 15 anos. Ano: 2013. Local: Terra Indígena Caarapó. CIMI - Conselho Indigenista Missionário. CACI. United Nations Environment Programme (UNEP) - Home page. Inventário Florestal Nacional. Povos Indígenas no Brasil. O povo Yanomami está contaminado por mercúrio do garimpo. Garimpo na Terra Indígena Yanomami O garimpo já deixou marcas profundas no povo e no território Yanomami.

O povo Yanomami está contaminado por mercúrio do garimpo

Entre 1986 e 1990, estima-se que 20% da população (1.800 pessoas) morreu em função de doenças e violências causadas por 45 mil garimpeiros que invadiram suas terras. A invasão e a tensão crescente do garimpo culminaram, nos anos de 1990, em um episódio de grande repercussão mundial por sua barbárie. Em julho de 1993, garimpeiros invadiram uma aldeia Yanomami e assassinaram a tiros e golpes de facão 16 indígenas, entre eles idosos, mulheres e crianças. Números do Cadastro Ambiental Rural - Serviço Florestal Brasileiro - SFB. Coalizão Brasil é contra nova prorrogação para inscrição no CAR. Grupo de Trabalho do Código Florestal A Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial formado por mais de 120 instituições, organizações da sociedade civil e empresas de diferentes setores da sociedade brasileira, é contra a prorrogação do prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que se encerra em 5 de maio próximo, pelos motivos abaixo listados.

Coalizão Brasil é contra nova prorrogação para inscrição no CAR

Assim sendo, o movimento também espera que posicionamento equivalente seja adotado por parte dos poderes Executivo e Legislativo brasileiros. Considerando que o Cadastro Ambiental Rural (CAR): Revista Claves21 - Periodismo Ambiental - Noticias ambientales de Argentina y el mundo. Socioambiental se escreve junto... Environment. Global Environment Facility. Global Environment Facility. United Nations Environment Programme (UNEP) - Home page. AAAS Atlas of Population and Environment.

Mapping Environmental Justice. Mapa inédito coloca o Brasil em 3º lugar em conflitos ambientais - BBC Brasil. Em um projeto inédito, a Universidade Autônoma de Barcelona mapeou conflitos ambientais em todo mundo.

Mapa inédito coloca o Brasil em 3º lugar em conflitos ambientais - BBC Brasil

No mapa, o Brasil aparece em terceiro lugar (ao lado da Nigéria) em número de disputas, enquanto a mineradora brasileira Vale ocupa a quinta posição no ranking de empresas envolvidas nessas questões. O mapa ( veja aqui), uma plataforma interativa, é o resultado do trabalho de uma equipe internacional de especialistas coordenados pelos pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da universidade espanhola. Prístino. Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil. Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.

Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil

Favela Amazônia. Fotos. Mapas SOS Mata Atlântica. Favela Amazônia. Plataformadoar. InGá – Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais. Agropecuária está se tornando a principal fonte de emissões brasileiras. Maura Campanili Rachel Biderman, diretora Executiva do WRI Brasil A produção agropecuária de baixo carbono é importante para que o Brasil cumpra suas metas de redução de emissões e colabora para que o produtor consiga adequação ambiental, mas pode ser também um caminho para abrir portas e aumentar a competitividade no mercado internacional, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Agropecuária está se tornando a principal fonte de emissões brasileiras

Uma ferramenta que pode ajudar o produtor brasileiro a acessar esses benefícios é o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) Agropecuária, primeiro instrumento voluntário para medir emissões em propriedades rurais, cuja primeira versão foi lançada em primeira mão no Brasil, no final de maio. O instrumento foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o WRI, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), levando em consideração as condições brasileiras. Áreas Úmidas. A história de nossa civilização está diretamente ligada às áreas úmidas.

Áreas Úmidas

No Brasil já temos 12 delas registradas em tratado internacional. Entenda Por: Marcelo Carota – Edição: Vicente Tardin Áreas Úmidas (AUs), na definição elaborada por peritos brasileiros de todo o país, são ecossistemas que interagem em ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica. As cidades líderes em sustentabilidade. No final de 2013 o C40, um grupo de megacidades do mundo comprometidas a abordar a mudança climática incluindo as três cidades brasileiras Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, anunciou os 10 vencedores do primeiro City Climate Leadership Awards.

As cidades líderes em sustentabilidade

Uma premiação que lista as 10 cidades em todo mundo que têm demonstrado liderança na batalha contra a mudança climática e excelência em sustentabilidade urbana. Os projetos considerados foram escolhidos tanto entre os membros do C40, como entre as 120 cidades incluídas em seu Índice de Cidades Verdes. Um júri de 7 membros independentes, formado por prefeitos, arquitetos e representantes do Banco Mundial, da Siemens e da C40, elegeu os projetos das cidades ganhadoras nestas 10 categorias: Confira agora a lista de premiados dos dez municípios de todo o planeta seguido de sua categoria: Rio de Janeiro: Comunidades Sustentáveis.

Atlas of Environmental Justice. Biogeografia. Brasil agora possui a maior faixa protegida de manguezais do mundo. Do PNUD A faixa nacional de manguezais abrange 13.400 km² ao longo de quase todo o litoral brasileiro e correspondem a 9% dos manguezais do mundo.

Brasil agora possui a maior faixa protegida de manguezais do mundo

Cartilha do Código Florestal Brasileiro. A legislação ambiental brasileira, considerada por muitos como uma das melhores do mundo, na realidade é bastante complexa. Um país continental como o nosso não pode ter tratamentos iguais para situações regionais tão adversas. É fato que uma República Federativa, deve possuir princípios básicos para nortear e estabelecer regras gerais, que jamais poderão ser descumpridas por qualquer de seus entes federados. No entanto, é óbvio também que não se pode ter a pretensão de se esgotar todas as peculiaridades pontuais em um único instrumento normativo, que atenda dos pampas a amazônia, levando-se em conta ainda o histórico característico da ocupação antrópica de cada bioma brasileiro. Ao se iniciar as discussões sobre o novo código florestal brasileiro, tinhamos a esperança de que este, finalmente trataria das normas gerais e repassaria aos estados ou pelo menos às regiões talvez delimitadas pelos grandes biomas, a responsabilidade de ajustá-las às realidades locais.

Como fica a Amazônia com o Marco Legal da Biodiversidade. Como novo Código Florestal pode cair no vestibular. *Atualizado em 23/11/12 O novo Código Florestal é um assunto com enormes chances de cair no vestibular. Não precisa nem ser um grande seguidor do noticiário (mas a gente espera que você acompanhe, se vai prestar vestibular) para ter ouvido falar nele – o tema ganhou também as redes sociais com a campanha “Veta, Dilma”. “Esse é um tema que, de forma ou de outra, vai cair no vestibular”, acredita Samuel Robes Loureiro, professor de Atualidades do Cursinho do XI. Se você ainda não entendeu exatamente o que está acontecendo, esta é a sua chance. Então, é o seguinte. China bate recorde de contaminação do ar. Notícia - 10 - out - 2014 Qualidade do ar em Pequim atinge níveis alarmantes e ameaça população; amistoso internacional pode sofrer com as condições da capital chinesa A cidade de Pequim bateu o recorde de contaminação do ar nessa semana (© Yang Di / Greenpeace) A cidade de Pequim bateu o recorde de contaminação do ar nessa semana.

As partículas conhecidas como PM2.5, responsáveis por medir o nível de poluição no ar, registraram um número dezesseis vezes maior do que Organização Mundial de Saúde estipula como limite. Existe algum lugar no planeta que ainda não foi poluído? - BBC Brasil. Floresta sem fim - Tudo sobre desmatamento zero. Marcelo LeiteFabiano MaisonnaveRafael GarciaSérgio AdeodatoLalo de Almeida O Brasil é o herói das florestas tropicais, mas continua campeão de desmatamento no mundo. Na Amazônia Legal, a destruição recuou mais de 80% em uma década, mas empacou no limiar de 5.000 km² por ano. No cerrado a redução foi menor, de 54%. Ainda se devasta a savana brasileira com mais afinco que a floresta amazônica, à taxa de 6.000 km² anuais –uma área maior que a do Distrito Federal.

No corte raso das matas, mais cedo ou mais tarde, madeira, folhas e raízes se convertem, pela queima ou pelo apodrecimento, em gás carbônico (CO₂) e outros gases do efeito estufa (GEE). Geografia Política e Meio Ambiente. Global Soil Biodiversity Initiative. Grandes proprietários, a causa do desflorestamento na Amazônia. Alguns poucos milhares de proprietários, com fazendas de mais de 1.000 hectares, são os principais responsáveis pelo desflorestamento da Amazônia. Um estudo, apoiado em satélites, mostra que o plano do Governo do Brasil para frear a desaparição da selva está se esgotando. Inclusive, em 2013, houve um aumento do corte de árvores.

No começo do século XX, o ritmo do desflorestamento da Amazônia brasileira era tal que, antes do fim do século, a selva teria desaparecido. No entanto, em 2004, um plano de ação do Governo do Brasil, então presidido por Lula da Silva, conseguiu frear o corte e a queima de árvores. O programa, que tem por objetivo diminuir em 80% o desflorestamento amazônico em relação à média do período 1996-2005, incluía a criação de novas reservas, a regularização da propriedade de muitas fazendas pequenas, a promoção de sistemas agrícolas sustentáveis e, em especial, a vigilância do uso das terras, chegando a multar seus proprietários e até embargando as terras.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Instituto Chico Mendes. Insa – Instituto Nacional do Semiárido. Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM. Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. International Union for Conservation of Nature. Mais de 50% do semiárido brasileiro está em processo acentuado de desertificação, diz engenheiro florestal. Segundo Iêdo Bezerra de Sá, pesquisador da Embrapa, cerca de 10 a 15% do semiárido enfrenta 'desertificação severa'; desmatamento da caatinga, que tem pouca visibilidade nacional e internacional, é principal fator neste processo Wikimedia Commons Irregularidade das chuvas contribui para que a degradação seja ainda mais acentuada em algumas regiões, diz o pesquisador Mais de 50% das áreas do semiárido brasileiro já “estão com processo de desertificação acentuado”, e cerca de 10 a 15% do território enfrenta uma situação de desertificação severa.

A soma das extensões de terras degradadas no Ceará, na Bahia e em Pernambuco equivale a “63 mil km²” de desertificação, informa Iêdo Bezerra de Sá, engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Mundo tem três trilhões de árvores e perde 10 bilhões por ano, diz estudo. O Código Florestal e a Ciência: contribuições para o diálogo. O 'milagre da multiplicação dos lixos' e a encruzilhada da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entrevista especial com Maurício Waldman. Programa Municípios Verdes. Projeto Biomas. Serviço Florestal Brasileiro. SUSTAIN: Cutting-edge business solutions. The carbon map. The Lightbulb Conspiracy. Tipos de Vegetação. Tomorrow's cities: Just how smart is Songdo?

As cities around the world look to technology to make themselves "smarter" many are watching Songdo. Built with smart technologies very much a part of its DNA, it sits adjacent to Seoul, already regarded as one of the hi-tech capitals of the world. So has the experimental city, dubbed by some as a "city-in-a-box" because of its reliance on technology, been a success? Building a city from scratch offers challenges as well as opportunities.

In South Korea, part of that challenge is to deliver a markedly smarter city than Koreans are used to.