background preloader

Referências Bibliográficas - Blog Atividades de Extensão

Facebook Twitter

Pérolas referentes à disciplina de TIC's, Especialização GIFES/UFMG;

Análise SWOT - Wikipedia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Análise SWOT - Wikipedia

A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Análise SWOT - FOFA - FFOA. Análise SWOT. Análise SWOT. ANÁLISE SWOT A ferramenta utilizada fazer análise cenário. SWOT - José Damião Machaca. A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planeamento estratégico de marketing.

SWOT - José Damião Machaca

A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. Ameaças e oportunidades - Uma das partes da análise SWOT é o estudo do ambiente externo à organização em busca de ameaças e oportunidades. Trata-se da análise daquilo que está sempre fora do controle das empresas, mas que é importante de se conhecer e monitorar. Entre as forças a serem consideradas estão os factores demográficos, económicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, etc. As fontes para esta análise serão tiradas da grande imprensa, dos órgãos governamentais, dos indicadores financeiros, das organizações correlatas e das revistas e associações especializadas no seu campo de actuação. Etimologia. A Ferramenta Estratégica de Análise SWOT é FOFA « Blog do Nei. Introdução Recentemente tive a oportunidade de apoiar duas empresas de amigos em trabalhos de planejamento estratégico.

A Ferramenta Estratégica de Análise SWOT é FOFA « Blog do Nei

A Constituição e Extensão Universitária. Texto compilado Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

A Constituição e Extensão Universitária

TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: Extensão Universitária e Conhecimento. A Extensão Universitária passou a ter relevância na prática acadêmica a partir da Constituição Brasileira de 1988, quando formulou o princípio de indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão e no Artigo 43 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) ao estabelecer que a Educação Superior tenha como uma de suas finalidades estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

Extensão Universitária e Conhecimento

Consolidando estas referências legais podemos compreender a Extensão como difusão e transferência do conhecimento produzido no ambiente acadêmico para a sociedade. Blogosfera. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blogosfera

Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão". O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Blogue colaborativo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blogue colaborativo

Os blogues colaborativos (ou blogues colectivos) são blogues que são escritos por mais do que um autor. Geralmente, são pessoas que têm algo em comum - um partido ou ideologia política, um clube, uma religião, ou apenas gostos e interesses comuns. Há também casos em que, mesmo não tendo nada em comum, grupos de pessoas juntam-se em blogues colectivos para exercerem o seu gosto pela escrita. Nos anos recentes, a blogosfera tem visto a emergência e crescimento em popularidade de esforços colectivos. Isto acontece para reduzir a pressão de manter um website popular ou para atrair mais leitores. Tipos[editar | editar código-fonte] Embora cada blog colaborativo seja único, podem ser usualmente colocados em duas categorias principais Apenas por convite[editar | editar código-fonte] É um tipo de blog colaborativo em que o fundador selecciona pessoalmente um pequeno grupo de co-blogueiros, convidando-os a contribuírem para o seu blog.

Web 2.0 Referências. Dicas para sites colaborativos emplacarem mais fácil. Nos últimos meses apareceram diversas iniciativas brasileiras de sites colaborativos (ou web 2.0).

Dicas para sites colaborativos emplacarem mais fácil

Acho que Overmundo é a melhor delas. Há também outras iniciativas que copiam os gringos sem pensar. Mas não é raro ver que estas iniciativas ignoram algumas questões que, ao meu ver, são essenciais para que um projeto que pretende se apoiar na participação dos usuários tenha sucesso. O propósito deste artigo é dar algumas dicas para quem tem ou pretende ter um site colaborativo. Registro rápido O registro deve ser o mais rápido possível e com o mínimo de campos. O ideal seria não ter registro. Wikipedia - Extensão universitária. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikipedia - Extensão universitária

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado1 . É um conceito adotado pelas universidades (especialmente no Brasil)2 que se refere ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada. A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição.

A análise SWOT. Blog SWOT organizacional.