Piauí registra primeira morte no Brasil por febre do Nilo ocidental - 24/07/2019. São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta quarta-feira, 24, que uma idosa moradora de Piripiri morreu ao contrair febre do Nilo Ocidental (FNO).
O caso foi notificado em 2017, mas os laudos conclusivos foram liberados somente neste mês. Este foi o primeiro registro de morte pela doença no País. HIV: injeção testada no Brasil pode impedir a transmissão do vírus causador da Aids - 27/07/2019. Pesquisadores investigam se medicamento antiretroviral injetável aplicado a cada dois meses funciona tão bem quanto a PrEP oral, em que pacientes devem tomar um comprimido diário para se proteger do HIV Tomar uma injeção de um medicamento antirretroviral a cada dois meses é uma forma eficaz de impedir o contágio por HIV?
Fico feliz em ver o progresso para tratamentos alternativos contra HIV. Depois que passam as campanhas ou quando não se fala mais o quanto esta doença é grave, a população acaba esquecendo e deixa de se prevenir. Devido este descaso acabam por contaminar outras pessoas, terrível esta doença!!! – marinamarques
Pesquisadores brasileiros investigam esta possibilidade com cientistas de outros seis países e esperam ter uma resposta em até dois anos.
O estudo realizado pela HIV Prevention Trials Network, uma rede de pesquisa mantida pelos Institutos Nacionais de Saúde, uma agência do governo americano dedicada a estudos médicos, avalia se esse tipo de profilaxia pré-exposição (PrEP) funciona tão bem quanto o outro método disponível atualmente. Na chamada PrEP oral, a pessoa toma um comprimido com drogas antirretrovirais. Se o tratamento for feito corretamente, sua eficácia para prevenir a transmissão do vírus causador da Aids pode chegar a 99%. Ansiedade infantil: quais são as melhores formas de lidar com ela? - 27/07/2019. Autora de vários livros sobre como superar a ansiedade na infância, a professora Cathy Creswell criou uma lista de dicas que os pais podem testar se seus filhos estiverem ansiosos.
Toda criança, assim como todo adulto, fica ansiosa às vezes. Mas, para algumas, a ansiedade pode tornar-se muito forte, impedindo-as de fazer o que gostam. Uma pesquisa recente da professora Cathy Creswell, da Universidade de Reading, no Reino Unido, demonstrou, no entanto, que há atitudes que os pais podem tomar para ajudar a aliviar a ansiedade dos filhos. A professora Creswell, que também é autora de vários livros sobre como superar a ansiedade na infância, têm dicas valiosas baseadas em sua pesquisa e em outros estudos sobre ansiedade. Conheça algumas abaixo.
Mulheres indígenas protestam contra municipalização do SUS em aldeias - 12/08/2019. Cerca de 300 mulheres de diferentes etnias fizeram um protesto contra a municipalização do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), atualmente o serviço é de competência federal.
As mulheres entraram em um prédio na região central de Brasília, onde fica a Sesai (Secretaria de Atenção à Saúde Indígena), para pleitear uma reunião com a secretária da pasta, Silvia Waipã. A Polícia Militar acompanha a manifestação e até às 10h15 a reportagem não identificou conflito entre os militares e indígenas. "O atendimento de saúde prestado pelo governo federal atende parte das nossas necessidades. Mas temos certeza que quando o dinheiro for transferido para os municípios atenderem nas aldeias, o serviço vai piorar", disse uma das integrantes do movimento, Fabiane Medina. As organizadoras estimam que representantes de 80 etnias indígenas estão acampadas em Brasília desde sexta-feira (9). Durante o ato, índios levantaram faixas contra genocídio indígena e fizeram danças em frente ao prédio.
Sarampo mata mais que ebola na República Democrática do Congo - 19/08/2019. Pelo menos 2.758 pessoas, a maioria crianças, morreram desde janeiro por causa de um surto de sarampo que afeta 23 das 26 províncias da República Democrática do Congo (RDC), denunciou hoje a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), que ressaltou a necessidade de arrecadar mais fundos.
"Esta epidemia de sarampo, declarada em junho deste ano, já é a pior que o país enfrenta na última década, com mais de 145 mil contágios", declarou por telefone à Agência Efe o coordenador da equipe de emergências da MSF na RDC Fabrizio Andriolo. "Os US$ 2,5 milhões arrecadados dos US$ 8,9 milhões necessários para o plano sanitário de resposta não são suficientes. Estudo: tratamentos de menopausa aumentam um pouco o risco de câncer de mama. Mulheres que seguem um tratamento hormonal contra os efeitos da menopausa têm um risco ligeiramente maior de ter câncer de mama - confirmou um grande estudo publicado nesta sexta-feira (30).
Estudos anteriores já haviam determinado essa relação, mas o artigo da revista britânica "The Lancet" inovou ao quantificar o risco de cada tipo de tratamento e, ao mesmo tempo, demonstrar que, embora diminua com o fim do tratamento, o risco persiste por pelo menos dez anos. Os autores revisaram 58 estudos epidemiológicos sobre esses tratamentos, que envolveram mais de 100.000 mulheres. São principalmente estudos observacionais, ou seja, mostram um vínculo estatístico, mas não demonstram uma relação de causa-efeito entre o câncer que algumas mulheres desenvolvem e o tratamento em questão. Sarampo: Brasil tem 2.753 casos da doença, com 4 mortes; número cresceu 18%
O Ministério da Saúde anunciou hoje que cresceu o número de casos de sarampo no Brasil.
De acordo com dados apresentados pelo secretário de Vigilância em Saúde Wanderson Oliveira, são 2.753 casos confirmados no país, sendo 98% deles em São Paulo. O número é 18% maior do que no boletim anterior, com registros da doença em 13 estados. Como aprendemos a comer plantas tóxicas como mandioca sem ajuda da ciência - 10/09/2019. A mandioca é muito perigosa se não for preparada adequadamente, então como as pessoas desenvolveram e compartilharam esse conhecimento?
Em 1860, os exploradores Robert Burke e William Wills lideraram a primeira famosa expedição europeia pelo interior desconhecido da Austrália. Mas a sorte não esteve ao lado deles. Devido a uma combinação de falta de comando, mau planejamento e azar, Burke, Wills e um terceiro integrante, John King, ficaram sem comida na viagem de volta. Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio.
Muito importante esta campanha, porém muitos ainda acham que estas pessoas só querem chamar a atenção. Temos sim que levantar mais esta bandeira e estendermos as mãos à estas pessoas, mostrar como elas são importantes e precisam realmente de ajuda!! – marinamarques
7 coisas que você precisa fazer antes de digitar os dados de seu cartão em um site. Postado em 24/04/2017 469.000 novas ameaças são encontradas por semana na internet.
Estado de São Paulo passará a emitir novo RG. O Estado de São Paulo passará a emitir, a partir desta terça-feira (20), um novo modelo da carteira de identidade (RG).
Os parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade. O prazo para que os Estados atendam a determinação é março de 2020. Uma atribuição da Secretaria da Segurança Pública dentro do Estado de São Paulo, a emissão dos novos documentos é feita por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil. Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG trará benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. Mais informações O documento também apresentará dimensão reduzida mas, ao mesmo tempo, mais informações. Serviço O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos.