background preloader

Mecanico

Facebook Twitter

Arthrobots. A arte minuciosa de invertebrados steampunk. O pequeno mundo dos invertebrados é temido por muitos e menosprezado por tantos outros. Mas o artista Tom Hardwidge trouxe no formado deste subgênero da ficção científica (o steampunk!) Uma original representação de insetos e aracnídeos que faria qualquer odiador de baratas dar o braço a torcer para as formas harmoniosamente exóticas existentes nas criaturas arthropodas.

Curta a página da obvious no Facebook Os melhores artigos por e-mail Hermann Vherner Como prévia aos interessados, curiosos ou mal intencionados, posso dizer que sou Biólogo, Taurino, Tranquilo e Apreciativo. As máscaras de couro de Tom Banwell. A máscara é, seguramente, um dos mais simbólicos elementos da linguagem através dos tempos e da história. Este texto é sobre as muitas máscaras que usamos. É sobre o reflexo da realidade no espelho da fantasia... Sobre o que queremos mostrar e o que queremos esconder. A identidade é Steampunk, e Tom Banwell é o homem por detrás desta máscara. Desde o final da década de 80 do século passado, o Steampunk se tornou sinónimo de um movimento cultural emergente e se infiltrou nas mais diversas áreas da sociedade.

Inevitavelmente, também na arte. Apoiado na Revolução Industrial, no mundo vitoriano e no universo de ficção científica criado por autores consagrados como Júlio Verne, este mundo utópico une natureza e tecnologia nas suas componentes essencialmente visuais para a criação de objectos do fantástico. Fez então das máscaras e disfarces o seu principal empreendimento, e os mais complexos e extraordinários estão dentro do género Steampunk.

Máscaras de gás. As esculturas de ferrugem de martin heukeshoven. Este artista alemão de Hamburgo constrói miniaturas de carros antigos com um toque especial. Utilizando materiais envelhecidos e enferrujados, o trabalho de Heukeshoven aproxima-se do estilo steampunk, deixando a marca da passagem do tempo bem presente. Veja aqui as reproduções de modelos de Porsche, Jaguar e Citroen como nunca antes viu. Ali Babas Höhle, 2010. As miniaturas de carros são muito comuns para os amantes do sector automóvel. Quer sejam pequenos carrinhos de brinquedo ou peças de colecção, todos nós já nos deparámos com exemplos desta arte marginal sem meditarmos acerca do valor destas peças. Martin Heukeshoven, apaixonado por todo o tipo de veículos, levou o seu passatempo demasiado a sério.

Considerando-se artesão, este artista alemão de 48 anos começou por interessar-se por carros antigos nos anos 70, quando o irmão restaurava estas viaturas no seu emprego. Heavy Metal, 1996. Não constrói mais do que 2 ou 3 carros por ano e cada peça demora-lhe até 4 meses a concluir. O que diria vitória? Será que um dia a simpática Rainha chegou a imaginar que o período em que viveu e governou influenciaria tanto as gerações futuras? A Era Vitoriana (1837-1901), nomeada assim por conta da referência política da Rainha Vitória, foi um período de grande importância para o Reino Unido e para o mundo. No ápice da revolução industrial, que aconteceu nessa era, a população (principalmente a classe média) pode se desenvolver ainda mais e mais rápido.

Melhorias na tecnologia impactaram profundamente o processo produtivo e esses impactos atingiram diretamente a economia e a sociedade. Diversas invenções foram concebidas. Na sua maioria, máquinas movidas a vapor. Além disso, foi na Era Vitoriana que surgiu um novo período cultural, um período baseado principalmente na cultura de massa. Grandes nomes da literatura, arquitetura, grandes inventores, tendências e teorias surgiram nessa época e, quem diria, nos influenciam até hoje.

Se sentiu fascinado? Curta a página da obvious no Facebook. Esculturas de Pierre Matter. As estranhas esculturas de Pierre Matter resultam de uma combinação inusitada de cobre, alumínio, bronze, borracha e outros materiais. São formas biomórficas, de grande dinamismo e gosto retro, gótico ou steampunk, aparentando, por vezes, ser feitas de sucata. Poderiam ter saído de um livro de Jules Verne ou de um filme antigo de ficção científica.

Visões oníricas que não são tão inocentes como parecem... É o próprio que explica as suas obras dizendo que reflectem a consciência de viver numa época de fusão entre a Natureza e a Tecnologia. Curta a página da obvious no Facebook Os melhores artigos por e-mail seven Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Pássaros steampunk. “Songbirds” são esculturas de pássaros steampunk. Uma inusitada ideia que resulta numa estética muito interessante. O artista Jim Mullan cria lindas esculturas de pássaros steampunk, usando materiais como bolas de croquet, binóculos e brinquedos velhos. Cada peça é feita a mão e possui muita personalidade.